Por que o Consórcio Digital é uma excelente opção para você que quer investir

17/03/2022

Imagem blog

Por que o Consórcio Digital é uma excelente opção para você que quer investir

Trata-se de uma modalidade de compra que é capaz de auxiliar milhares de brasileiros a conquistar seus objetivos com um custo baixo, parcelas acessíveis e sem burocracia. Além disso, o consórcio também se revelou como uma forma de investimento segura, acessível e com garantia de retorno.


Descubra neste artigo 4 motivos para investir em consórcio digital e fazer o seu patrimônio crescer!


Leia também: Recompra garantida após a contemplação: como funciona

Por que o consórcio digital é uma excelente opção para você

1. Sem cobrança de juros

Aqui está uma das principais vantagens do consórcio , sobretudo quando comparado a outras formas de investimento em bens, como o financiamento, por exemplo. 

Nas parcelas é embutida somente uma taxa de administração, que é muito, mas muito menor do que os juros aplicados em outras modalidades de compra.

Ou seja, tudo isso indica que, se comparado a outras formas de pagamento a prazo, o valor pago ao final do período de quitação será bem mais baixo, o que aponta o consórcio como uma ótima opção de investimento em curto, médio e longo prazo.

2. Valores atualizados ao fim do consórcio

Outra vantagem importante ocorre pelo fato de que, quando um cotista não contemplado acaba de pagar o seu consórcio e está pronto para receber a sua carta de crédito, todos os valores investidos são atualizados.

O que significa que a carta de crédito recebida ao final do período de quitação leva em consideração a variação monetária e inflação sofrida em todo o período. Nesse sentido, o investidor não perde nem um centavo do seu investimento, pelo contrário, ainda ganha com as atualizações.

3. Investimento seguro e acessível

O consórcio nada mais é do que um investimento seguro e com total garantia de retorno. Isso porque funciona como uma espécie de poupança, em que  você terá recursos para obter o seu bem ou serviço, seja por sorteio, lance ou ao final do período do consórcio.

Mais do  que isso, ele é acessível por ter custos mais baixos, oferecer parcelamento flexível, com valores fixos e menores, e ser descomplicado, já que a burocracia aqui passa longe.

Um exemplo de investimento são os consórcios de imóveis. Se você for contemplado antes do término do consórcio, poderá alugar o imóvel e utilizar essa renda para pagar o restante do consórcio. Pode também investir em um imóvel com potencial para venda, garantindo seu lucro.

A questão aqui é que o consórcio é uma ótima alternativa de investimento para quem quer aplicar dinheiro em algo seguro e acessível. Trata-se de uma ferramenta ideal para quem quer fazer uma boa reserva mas ainda não tem disciplina na hora de economizar. Mas é excelente também para quem já está acostumado a poupar, mas quer conquistar seu objetivo sem ter que esperar juntar toda a grana que precisa. E melhor ainda para investidores que possuem um bom capital na mão e buscam crescimento financeiro a custos baixíssimos.

Um exemplo são os consórcios de imóveis. Se você for contemplado antes do término do consórcio, poderá alugar o imóvel e utilizar essa renda para pagar o restante do consórcio, ou até revender o imóvel adquirido com uma margem de lucratividade.

A questão aqui é que o consórcio é uma ótima alternativa de investimento para quem quer aplicar dinheiro em algo seguro e acessível. Trata-se de um recurso ideal para pessoas que querem investir, porém não possuem disciplina na hora de economizar ou pressa para adquirir o bem e também para investidores que possuem um bom capital na mão e buscam crescimento financeiro a custos baixíssimos. 

4. Possibilidade de contemplação rápida

É quase que óbvio que o consórcio não é um investimento para quem busca retorno rápido. Entretanto, há maneiras de acelerar a contemplação, com a oferta de lances.

Nestes casos, é possível adquirir o bem consorciado de maneira rápida, aumentando seu patrimônio ou até obtendo renda e lucratividade a partir dele.

Os jovens, por exemplo, têm se entregado a essa modalidade de investimento cada vez mais. Fique atento. 

Conquiste o que quiser ao fazer consórcio pela UP 

A cada ano que passa os brasileiros têm considerado mais o consórcio para realizar a compra de um bem de alto valor. O consórcio é uma excelente possibilidade de investir em um bem de forma parcelada. Ao contrário do que acontece com o financiamento, você pode ou não adquirir o bem assim que o contrata. 

Pelo consórcio, você entra em um grupo em que vários outros consorciados investem mensalmente. O valor arrecadado é aplicado para que seja utilizado pelos consorciados contemplados na compra dos bens escolhidos. 

A empresa de consórcio fica responsável pela formação, administração e entrega das cartas de crédito, que corresponde ao valor total do bem escolhido. Os contemplados, ou seja, os consorciados que poderão utilizar a carta de crédito, são definidos através de um sorteio, geralmente pela loteria federal, ou através da oferta de lances, em uma assembléia mensal.

Pelo consórcio, você pode investir em:


  • Automóveis: pode ser um carro zero km ou seminovo
  • Imóveis: casa, apartamento, imóvel na planta, terrenos, construção, salas comerciais, casa de veraneio, galpões, etc
  • Serviços: categoria que inclui viagens, estudos, reforma, cirurgias, festas e outros serviços que você nem imagina.


Sem juros, entrada ou parcelas intermediárias

Diferentemente do que acontece com o financiamento, o consórcio não cobra juros. Todas as empresas de consórcio, porém, cobram a taxa de administração, que a remunera por seus serviços de formação de grupos e entrega das cartas. Esse percentual pode chegar a 30% do valor do bem em um consórcio convencional.

O UP, porém, só faz a cobrança da taxa de administração após a contemplação. Isso significa que, ao contratar uma carta de consórcio de automóveis, por exemplo, de R$ 50 mil, em 50 meses, você paga R$ 1 mil por mês até dispor do crédito para comprar o seu bem. 

Ao contemplado nas assembleias, a taxa de administração vai incidir nas parcelas restantes. Caso você invista em um consórcio de imóveis, por exemplo, não precisa se preocupar com parcelas intermediárias ou em ter que pagar um alto valor de entrada - lembrando que as instituições financeiras cobram no mínimo 20% de entrada para investir em uma casa ou apartamento.

Mensalidade de acordo com o seu orçamento 

A primeira etapa para contratar um consórcio é fazer uma simulação. Nela, você informa o valor total do seu bem (carta de crédito) e a quantidade de parcelas que deseja pagar.

O simulador dá total possibilidade de ajustar os valores de acordo com o seus rendimentos mensais. O ideal é que essa faixa não ultrapasse 30% dos rendimentos mensais, para que o valor encaixe de forma confortável no seu orçamento. Mas pense bem, não realizamos nada se não houver algum sacrifício.

Organize-se para contemplação

Consórcio é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios, o consorciado pode ofertar um lance para antecipar a compra de um bem.

O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, a oferta de um valor que você pode pagar antecipadamente para ter acesso ao crédito mais rápido. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas ou completar o que falta da carta de crédito

Se o percentual ofertado por você estiver entre os maiores, você é contemplado. Mas, como o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação, vale a pena esperar. Afinal, o valor não é retroativo, ou seja, não se cobra taxas de parcelas que já foram quitadas.

Portanto, não perca mais tempo! Faça já uma simulação no UP e invista no seu objetivo sonho.

Simule seu consórcio agora mesmo!


Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco.