3 razões para desenvolver inteligência financeira

17/03/2022

Imagem blog

3 razões para desenvolver inteligência financeira

E aí? O que você sabe sobre inteligência financeira

Uma coisa é certa, se você ainda não sabe o que é, está no lugar certo! Chegou a hora 

de desenvolver algo que irá favorecer (e muito) sua vida! 

Desenvolver inteligência financeira significa adquirir uma habilidade essencial para equilibrar suas contas e nutrir o alcance de seus objetivos pessoais ou profissionais

Estamos vivendo uma era muito difícil, em que pessoas têm ansiedade e estresse principalmente por causa dos endividamentos. Para piorar, a crise econômica que chegou com tudo no Brasil nos últimos anos, fez muita gente perder seus empregos e, consequentemente, elevou o nível de endividamento no país.

Reflita comigo, por que as pessoas se endividam e não conseguem manter as contas em dia

Certamente, em situações como a nossa, de crise e pandemia, tem a ver com escassez de trabalho, entretanto, vai muito além disso. Há uma parcela de culpa na falta de planejamento financeiro. Mas vamos te ajudar: o caminho é desenvolver inteligência financeira.

O que é inteligência financeira?

Estamos aqui para quebrar a ideia daquilo que muitos pensam, ou seja, de que a inteligência financeira é apenas do ato de guardar dinheiro e não gastar tudo o que ganha. Inteligência financeira tem objetivos bem mais profundos e propositivos, não que guardar dinheiro não seja importante, mas é necessário desenvolver hábitos que podem realmente salvar as suas finanças.

A inteligência financeira é uma habilidade que tem como objetivo:

  • Ensinar as pessoas a utilizarem sua renda com sabedoria, buscando equilibrar gastos e ganhos;
  • Acumular dinheiro para a realização de planos que querem conquistar;
  • Fazer uma reserva de emergência.

Todos esses objetivos baseados no uso da razão. O primeiro passo para desenvolver a inteligência financeira é alcançar o equilíbrio das finanças. A partir disso, a pessoa pode desenvolver outros aspectos importantes dessa habilidade, um dos exemplos é o planejamento a longo prazo, que garante o alcance de objetivos pessoais. 

3-razoes-para-desenvolver-inteligencia-financeira

3 razões para desenvolver inteligência financeira

As razões para desenvolver inteligência financeira são muitas, a começar pelo poder de salvar suas finanças e se livrar de dores de cabeça. 

Equilíbrio das contas

A principal vantagem em desenvolver inteligência financeira, logo no primeiro momento, é promover o equilíbrio das contas pessoais. Grande parte dos brasileiros tem uma grande dificuldade em alcançar o equilíbrio entre gastos e custos. Ter um planejamento financeiro é fundamental para conseguir organizar as dívidas financeiras, projetar conquistas futuras e chegar ao fim do mês sem dívidas, com muito mais sossego e tranquilidade. Sem dúvida, essa é a melhor maneira de compreender o que será preciso fazer para equilibrar suas contas.

Para começar, é essencial fazer uma análise de renda e custos variáveis e fixos, a partir disso é possível ter uma ideia do quanto pode sobrar e onde é possível economizar. Dessa forma ficará mais claro identificar quais são os gastos que devem ser cortados, e se será necessário buscar novas fontes de renda para conquistar outros objetivos.

Quando se desenvolve a inteligência financeira, pode até surgir um desequilíbrio das finanças, entretanto, é possível projetar o pagamento de dívidas e a obtenção de novas formas de renda, ou seja, soluções para que as finanças fiquem alinhadas.

Planejamento a longo prazo

Planejar o futuro não é besteira! Já passou da hora de parar de só ver o presente sem pensar no amanhã, pois uma hora ele vai chegar. O futuro a Deus pertence, com certeza, mas sabendo que a expectativa de vida da população está aumentando em todo o mundo, o planejamento é importante para aproveitar de forma saudável. A inteligência financeira é essencial para o futuro, pois assim é possível planejar contas a longo prazo, estipulando valores para investimentos em projetos e conquistas futuras.

A partir do desenvolvimento da inteligência financeira fica mais fácil realizar conquistas futuras, como fazer uma reserva de emergência e juntar dinheiro para planejar uma aposentadoria imobiliária, por exemplo.

O dinheiro pode trabalhar para você

Um dos principais benefícios em desenvolver inteligência financeira é a capacidade de fazer investimentos. Apesar do fato de que nem todas as pessoas possuem esse perfil, é possível se tornar um bom investidor a partir da construção da inteligência financeira

Se você almeja aumentar sua renda e planejar o seu futuro, sem trabalhar para isso, a melhor alternativa é com inteligência financeira alcançar bons investimentos. 

A inteligência financeira permite que qualquer um possa iniciar seus investimentos, a partir de ganhos mensais é possível multiplicar o dinheiro de pouco em pouco.

Investir a longo prazo pode trazer muitas vantagens, sobretudo para quem pensa em ter reserva de emergência e aposentadoria privada. Além disso, se você quer atingir conquistas de curto prazo, investir o dinheiro também  pode ser uma excelente maneira de realizar os objetivos com mais rapidez e eficiência.

Inteligência financeira com o Consórcio 

A maioria das pessoas quer conquistar a sua própria casa, sobretudo para se livrarem do aluguel. Ou querem fazer viagens, comprar carro, festa de casamento, etc. No entanto, nem todas têm uma disciplina rigorosa para guardar uma quantia fixa de dinheiro todos os meses e conseguir conquistar esse plano.
Infelizmente, poucas pessoas sabem que consórcio é investimento, além de ser um dos caminhos mais eficazes para ajudar na conquista do imóvel. O consórcio garante um investimento seguro e, é claro, consiste em uma das melhores opções do mercado. Atualmente, também é uma das mais procuradas para esse objetivo.
O consórcio é um investimento mais que seguro, do tipo ideal para quem não tem disciplina na hora de economizar. Além disso, é perfeito para quem tem um bom capital em mãos e busca aumentar seu patrimônio a custos baixos.

Então, assim que for fazer o seu consórcio, não deixe de buscar uma administradora que esteja autorizada pelo Banco Central, pois, assim, o seu investimento não vai correr riscos!
Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP