4 piores erros ao contratar um consórcio

03/06/2022

Imagem blog

4 piores erros ao contratar um consórcio

Contratar um consórcio é a melhor alternativa para quem busca adquirir bens e serviços de forma econômica e planejada. No entanto, apesar de ser um processo relativamente simples, existem algumas ressalvas a serem observadas na hora de escolher um investimento.

Se liga nessas dicas para não errar na hora de contratar consórcio e aprenda a investir com segurança e tranquilidade! 

4 erros para evitar ao contratar um consórcio

4 piores erros ao contratar um consórcio

1) Contratar um consórcio sem pesquisar

Os administradores de consórcio são livres para praticar o que mais lhe convier e até cobrar taxas, como fundos para cobrir inadimplências. Obviamente, na hora de recrutar, os vendedores não vão dar muita atenção às taxas, mas sim olhar para os interesses do consórcio, e algumas informações podem ficar um pouco sobrando. Peça para lhe fornecer todas as taxas que serão cobradas para poder pesquisar melhor essas opções.

Além das taxas, também deve ser investigado se o administrador está autorizado pelo Banco Central. Procure sempre um consórcio que tenha autoridade para operar, consulte o site do banco central e tenha cuidado com os golpes. 

2) Ter pressa para conquistar os bens

Muitos contrataram um consórcio já planejando comprar o bem imediatamente, contando com sorte (pelo sorteio) ou lance. Mas, na verdade, a primeira regra do consórcio é não ter pressa. Isso porque trata-se de uma conquista conjunta, todos no grupo investem em parcelas para serem contemplados. Por isso, se estiver com pressa para conquistar um bem, é melhor buscar outras modalidades de compra. 

Dependendo do número de membros, o sorteio pode ocorrer em anos e, se seu lance não for o mais alto, você também poderá ficar frustrado com o resultado.

3) Contratar um consórcio e não ter reservas financeiras 

Muitos assumem que um certo número de parcelas será fixado antes do término do contrato. Incorreta! O consórcio pode sim ser reajustado, possibilidade que está demonstrada no contrato.

4) Atrasar o pagamento das parcelas do consórcio

Em caso de atraso no parcelamento de qualquer consorciado, o administrador pode recorrer às medidas previstas no contrato para proteger o poder de compra do grupo.

Na prática de mercado, os consorciados que não estiverem com as parcelas vencidas não participarão da assembleia. A inadimplência, em alguns casos, também pode resultar no cancelamento de cotas.

Entenda a importância de contratar um consórcio e pagar as parcelas em dia 

Ao fazer consórcio não esqueça que as parcelas devem ser pagas até o vencimento para obter aprovação da carta contemplada. 

Se durante o consórcio sua situação ficar ainda mais apertada, e você precisa voltar a ter controle financeiro, é possível tentar renegociar com a administradora o valor da carta de crédito. E assim, você pode ter uma redução no valor das parcelas mensais.

Por outro lado, está sentindo que não vai dar realmente para pagar as mensalidades do consórcio? Você pode repassar a cota do consórcio para outra pessoa. Entretanto, nessa situação também vale consultar a administradora para se informar sobre as condições. 

Afinal, cada empresa tem suas próprias regras. Veja como se planejar para não ter problemas com o consórcio:

Poupar todos os meses

Poupar dinheiro é poupar paciência, poupar sua sanidade mental. Quando você contratar um consórcio, que tal criar o hábito de poupar todos os meses?

Comece assim que possível, mesmo que seja uma pequena quantia. Todo o dinheiro que você poupar pode se tornar uma reserva de emergência para que no próximo desafio financeiro você não fique em apuros.

O importante é: emergências financeiras acontecem. Mas é fundamental assumir uma responsabilidade como um consórcio, levando em consideração todas as condições contratadas. 

Faça uma simulação de consórcio aqui no UP e se prepare para contratar um consórcio justo e eficiente!