5 passos para Construir Riqueza

17/03/2022

Imagem blog

5 passos para Construir Riqueza

Muitos ficam deslumbrados com as posses. Quem não gostaria de desfilar com um carro de luxo, ter um casarão na beira do litoral e poder viajar pelo menos uma vez por ano, sem se preocupar com os gastos?

Quando se trata de pôr a mão na massa para obter uma qualidade de vida mais elevada, é preciso ignorar todo o luxo por trás da riqueza.

Dinheiro é algo palpável e precisa ser direcionado da forma correta para render mais. Trata-se de uma jornada que, muitas vezes, é mais longa do que você imaginava.

Por isso, a melhor forma de começar a construir riqueza é ter o pé no chão e encarar todo esse processo por etapas, não importa a fase da vida em que esteja.

Confira Alguns Passos para Construir Riqueza:

1 - Conversar sobre dinheiro

O dinheiro tem, sim, que estar na nossa pauta do dia a dia. E não de forma aspiracional - como o que fazer com a aposta na Mega Sena, por exemplo.

Faça uma análise dos seus gastos e veja o que realmente está comprometendo o seu orçamento. Será que precisa pagar tanto pela TV a cabo quando você mal tem tempo de assistir a um programa? E se, em vez de trabalhar com o carro e consumir combustível, usar o transporte público?

A conversa sobre o dinheiro é válida para que você defina o que realmente é importante na sua vida.

Não significa abdicar de quase tudo - algo que os especialistas em finanças não encorajam. Afinal, construir riqueza é um processo de longo prazo. Você não precisa abrir mão do que considera essencial à sua qualidade de vida para que tudo dê certo.

2 - Definir metas possíveis

Se você ganha o equivalente a três salários mínimos, dificilmente conseguirá guardar um salário mínimo inteiro por mês. Existem custos inevitáveis (discricionários), que dificilmente enxugam, como água, energia etc.

Muitos especialistas indicam guardar pelo menos 30% da sua renda mensal, mas o importante é começar da forma que dá. Por isso, não tenha receio de começar guardando R$ 100. A cultura de poupar é instituída aos poucos, na prática.

Se você estiver bem focado em construir riqueza, não vai demorar para chegar ao percentual ideal de poupança.

3 - Aprender a investir

Lembre-se: a conta poupança não é a melhor forma de investir o seu dinheiro, embora deva ser considerada para investimento inicial.

Confira opções com Tesouro Direto e vá se educando financeiramente para aplicá-lo da melhor forma. Grandes investidores tendem a diversificar seu patrimônio, participando de fundos, investindo em bens e até mesmo usando parte do dinheiro para cotas de consórcio.

4 - Dedique tempo e energia ao que realmente importa

O desespero é o pior aliado de quem quer construir riqueza. Por isso, vale a pena questionar até mesmo sua atuação profissional: será que o seu trabalho pode ser uma alavanca importante para ter mais dinheiro?

Isso não significa que você deva abandonar tudo e procurar o emprego dos sonhos. Ele não aparece do nada.

Você deve ter metas muito claras do que deseja conquistar profissionalmente e concentrar suas energias para evoluir na profissão. Às vezes, isso te leva a encarar o trabalho que tanto reclama com outros olhos.

5 - Disciplina e trabalho duro

Uma vez traçado o caminho, é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar!

Há momentos em que nos sentimos desestimulados e pensamos em desistir. Por isso, se cerque de pessoas que apoiem as suas decisões, mantenha o foco e trace a rota para o seu sucesso.

Ao ver que está atingindo seus objetivos, sua energia se renovará constantemente.

Construir Riqueza - Benefícios do Consórcio

Como Construir Riqueza Investindo?

Se você deseja investir em um novo bem, a melhor maneira é fazer um consórcio. O fato de não ter juros, nem entrada, é prova de que a modalidade é mais vantajosa do que qualquer tipo de financiamento.

No caso do UP, o valor investido é repassado para um fundo comum do grupo de consórcio, que também gera rendimentos. Essa quantia é aplicada e corrigida anualmente, conforme os índices de inflação. Por exemplo, em um cenário com inflação por volta de 7%, o valor que você usou para investir no consórcio vai render mais do que a poupança.

Assim, quando você for contemplado com a carta de crédito, terá um valor superior ao que pagou na totalidade.

O consórcio pode ser um bom caminho para te ajudar a investir. Confira as nossas dicas de 10 coisas que você pode fazer com uma cota e boa trajetória!