5 séries e filmes para aprender a lidar com dinheiro

17/03/2022

Imagem blog

5 séries e filmes para aprender a lidar com dinheiro

É normal ter dificuldade para entender as finanças. Temos sorte de estarmos vivendo na era informacional, onde podemos ter acesso a vários tipos de conteúdo em áudio, vídeo e texto a hora que quisermos, não importa o lugar. Para quem quer melhorar a relação com dinheiro, os filmes sobre finanças são geniais. 

Educação financeira parece até ser um bicho de sete cabeças, ô coisinha difícil de ser colocada em prática. As perguntas que mais surgem são:

  • Como administrar o dinheiro da maneira correta? 
  • Qual a melhor forma de fazer previsões de gastos
  • E tem a clássica: guardar dinheiro ou fazer empréstimo? (Sorte daqueles que sabem que o consórcio é o plot twist do rolê… afinal, nele você está investindo em conquistas!!! Calma, vou falar mais sobre essa poupança turbinada durante o conteúdo.)

Continuando… saber administrar seu dinheiro envolve ter educação financeira, para isso, todo conhecimento é pouco. Livros, palestras e filmes são bons caminhos para aprender a lidar com dinheiro

5 séries e filmes para aprender a lidar com dinheiro em 2021

1. Os delírios de consumo de Becky Bloom

O filme foi baseado em uma série de livros que carregam a fama de best-sellers. Ele conta a história de uma mulher totalmente viciada em compras. Mas nele não tem drama não, tudo é apresentado de maneira bem-humorada, e dá para acompanhar as loucuras da protagonista na busca pelo controle de sua vida financeira. Durante o filme é manifestado como esse problema interferiu em seu trabalho e na própria vida pessoal.

Tenho certeza que você vai se identificar em alguns trechos, afinal, que atire a primeira pedra quem nunca escondeu de si mesmo a fatura do cartão de crédito, ou fez uma compra e se arrependeu no mesmo segundo. O filme é utilidade pública, fica a mensagem final: controlar o consumismo e gastar menos são passos fundamentais para aprender a lidar com dinheiro de maneira saudável e com equilíbrio!

2. Wall Street

Como o filme é antigo, uma galera pode achar que esse filme tem que ficar no esquecimento (será que tem alguém se enganando assim?), mas o que eu digo é: Wall Street é o típico filme que envelheceu bem, sendo ainda uma das mais relevantes referências sobre finanças. Para nível de curiosidade: o filme carrega esse nome por alusão à bolsa de valores, nas quais são negociados enormes volumes de dinheiro todos os dias. Wall Street é a rua considerada o coração do distrito financeiro de Nova York.

O filme é ideal para aprender a lidar com dinheiro, irá trazer lições poderosas sobre como lidar com dinheiro, assim como as consequências da ganância e a importância de valores éticos em uma área onde a busca por dinheiro nunca termina.

5-series-e-filmes-para-aprender-a-lidar-com-dinheiro

3. A negociação

Pense nessa situação: o dono de uma organização com lucratividade muito acima da média e na beira de efetuar uma fusão milionária. Entretanto, ao mesmo tempo, considere que esse mesmo proprietário esteja correndo o risco de ser preso devido a um acidente de trânsito. O filme traz esse enredo que nos faz pensar sobre o impacto negativo de uma possível prisão em meio a uma transação. E surge outra realidade, ainda mais grave: a supervalorização da empresa está respaldada por um rombo financeiro quase sem fundo… a situação é realmente crítica. Estrelado por Richard Gere e Susan Sarandon, o filme percorre um caminho traçando um paralelo entre as mentiras elaboradas pelo protagonista para se livrar das consequências de seus atos, na vida pessoal e profissional. Aprender a lidar com dinheiro com base em experiência de vida, vai perder essa oportunidade?

4. O lobo de Wall Street

O filme é baseado no livro autobiográfico de Jordan Belfort, tendo sido dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio. Sim, este filme tem o queridinho do Leo DiCaprio. Em resumo, ele retrata o método usado pelo corretor da Bolsa para fazer sua fortuna.

O desfecho dessa história, baseada em fatos reais, não foi dos melhores: Jordan foi preso por fraude e lavagem de dinheiro. Vale a pena assistir porque, além de aprender a lidar com dinheiro, é mostrado, na prática, como a carreira do protagonista foi marcada pelo método descrito, que por esse motivo, pode ser aplicado a diversas áreas corporativas.

5. Na Rota do Dinheiro Sujo

Essa é uma série documental que narra diversas histórias que envolvem cobiça, corrupção e crime. São narrativas que ,de uma forma geral, impactaram a economia global. Aprender a lidar com dinheiro assistindo ele é um reflexo das revelações de estratégias de várias empresas do mercado para enriquecer - de forma legal ou não. A série documentário conta histórias de corrupção corporativa nos EUA. É de cair o queixo! 

Como aprender a lidar com dinheiro com o consórcio

Pode até parecer estranho, mas isso é uma verdade verdadeira. Se tratando de investimento seguro, o consórcio é muito especial, pois você vai aprendendo a lidar com o dinheiro ao mesmo tempo que está investindo. No momento, cada vez mais jovens e adultos estão participando de consórcios e isso mostra o nível de conscientização em relação ao futuro, o que inclui ações como, sobretudo, poupar dinheiro e investir com planejamento financeiro.

O consórcio pode ser um grande aliado na vida de pessoas que buscam por uma vida financeira estável. Ele não cobra juros e é uma modalidade de compra compartilhada e de poupança coletiva! Colaborativismo, cooperativismo e sustentabilidade financeira, tudo em um único produto! 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação. Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança. 

Com o UP você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.