5 vantagens do Consórcio de Automóvel para todo brasileiro

17/03/2022

Imagem blog

5 vantagens do Consórcio de Automóvel para todo brasileiro

Escolher o consórcio de automóvel como modalidade de compra é a melhor maneira de adquirir seu bem com mais facilidade. 

Mas as vantagens do consórcio de automóvel vão muito além, acredite. Com ele, é possível comprar automóveis novos e seminovos, caminhões, tratores, barcos e até aeronaves.

Os benefícios de comprar automóveis por meio de consórcios são muitos, não à toa, esse sistema é, surpreendentemente, conhecido entre pessoas que querem alcançar grandes conquistas.

No consórcio, você pode fazer um planejamento de longo prazo e, diferente do que acontece no financiamento de carro, não pagará altas taxas de juros.

E fala sério: você também tem a opção de entrar em mais de um tipo de consórcio ao mesmo tempo, o que é uma maravilha na hora de ser contemplado, não é? 

5 vantagens do Consórcio de Automóvel: diferenciais de compra para brasileiros

Apesar da popularidade do financiamento de automóvel como opção de compra parcelada, o consórcio de automóvel pode ser a opção de pagamento ideal para seu perfil e necessidades financeiras. 

No consórcio para comprar automóvel, você paga parcelas que cabem perfeitamente no seu bolso e, quando for contemplado, pode negociar o bem à vista, aumentando, assim, o poder de compra. Confira outras vantagens do consórcio de automóvel.

5-vantagens-do-consorcio-de-automovel-para-todo-brasileiro

1. Você desenvolve um planejamento de compra!

Pensando na sua saúde financeira, uma das lições mais importantes é planejar uma compra. Desse jeito, você não corre o risco de perder dinheiro com aplicações mal pensadas. Ainda mais em se tratando de automóvel. O mais recomendado é não fazer uma compra de um dia para o outro. Afinal, aquele sentimento de urgência, muitas vezes, é o que impede escolhas inteligentes e com bom custo-benefício.

Por outro lado, no consórcio de automóvel, tem a possibilidade de você começar a pagar as parcelas e receber a carta contemplada ou aumentar as chances de fazer um lance no momento certo.

2. Menos burocracia para comprar automóvel

Com a carta de crédito em mãos, além do poder de compra, não há necessidade de análise de crédito no banco, negociação de taxa de juros e outras burocracias que tornam o processo de compra sempre mais difícil de acompanhar e que, infelizmente, podem transformar-se em grandes dívidas. 

Quando o consorciado tem a carta contemplada, passa a ter todo o apoio necessário da administração do consórcio para o processo de compra. Assim, o valor do carro é transferido para o proprietário ou agência sem intermediações que podem demandar tempo e dinheiro.

No consórcio, quando o automóvel custa mais caro, o restante é pago à parte. No entanto, se o valor da carta de crédito é maior que o preço negociado, o que resta no final pode ser usado para pagar a documentação, acessórios ou quitar parte ou o total das parcelas que ainda estão por pagar. É isso mesmo, simples assim.

3. Possibilidade de antecipar a compra

O que é mais conhecido no consórcio é que eles contemplam os participantes por meio de sorteio ou dos lances mais altos. Na prática, isso significa que se o consorciado deseja antecipar o uso de sua carta de crédito, tem a opção de ofertar um lance para ser contemplado mais rápido. 

Mesmo tendo ofertado lance, o consorciado concorre normalmente ao sorteio, aumentando suas chances de contemplação. No caso do lance, quando há maior lance do grupo e saldo para contemplação, o consorciado será contemplado.

No UP Consórcios, o lance livre faz jus ao nome. O consorciado pode oferecer qualquer valor, sem limites máximos ou mínimos. Podemos até dizer que o lance livre funciona como um leilão, sistema no qual quem oferece mais, leva.

Para ofertar um lance, é simples: basta calcular quantas parcelas deseja antecipar e informar à administradora no momento apropriado (que ocorre até 24 horas antes das assembleias de consórcio).

4. Redução da carga tributária

Por fim, para concluir nossas dicas importantes para comprar automóvel, uma das características do consórcio é a ausência de altas de juros sobre as parcelas. A verdade é que o consórcio é super do bem, ele une pessoas com os mesmos objetivos de compra, logo, não existe razão para que elas queiram pagar juros umas às outras. 

Ou seja, no sistema do consórcio, o único custo cobrado é a taxa de administração, utilizada para custear as assembleias, impostos e outros custos da gestão do grupo.

Para você entrar em um consórcio de automóvel, é preciso pagar a somente a primeira parcela do consórcio. Se você deseja ofertar um lance e antecipar sua contemplação, que dará acesso à carta de crédito para comprar o automóvel, o planejamento financeiro é o mais interessante para a ocasião. Mas não se preocupe, o consórcio te ajuda no planejamento das finanças

5. Ausência de altas taxas de juros

Juntos, todos os consorciados formam uma poupança, que tem como objetivo financiar os carros a serem comprados pelos cotistas. Dessa forma, o consórcio te ajuda a concretizar o objetivo de comprar automóvel em parcelas menores do que em outras modalidades de crédito.

Diferente do que acontece com o financiamento, o consórcio não realiza alta cobrança de juros, essa é uma vantagem e tanta, principalmente em tempos de desafios financeiros.

Todas as empresas de consórcio têm a taxa de administração, que a remunera por seus serviços de formação de grupos e entrega das cartas. Esse valor não ultrapassa 25% do total do bem.

Ao ser contemplado nas assembleias, o valor da taxa de administração é incluso nas parcelas restantes. 

No UP Consórcios, você encontra as melhores parcelas e com os menores lances do mercado. Então não perca mais tempo Simule, compare e compre