Programe-se para a grande viagem da sua vida

17/03/2022

Imagem blog

Programe-se para a grande viagem da sua vida

É comum ouvirmos de pessoas que costumam viajar bastante como determinados lugares foram incríveis e geraram experiências inesquecíveis em suas vidas. E mostram fotos, contam histórias, dão dicas de passeio - geralmente estampando um belo sorriso.

Um estudo da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, provou que muitas habilidades cognitivas são melhoradas quando viajamos com frequência. Além disso, a pesquisa aponta benefícios para a saúde mental, longevidade e pode, até mesmo, ser um hábito preventivo contra o mal de Alzheimer, segundo a Associação de Viagens dos Estados Unidos.

Por isso, não fique reticente em relação à viagem. Além de ter a oportunidade de conhecer lugares incríveis e pessoas de outras culturas, você passa a encarar o mundo de um jeito diferente.

A seguir, apresentamos alguns motivos para você investir o quanto antes na grande viagem da sua vida.

Conhecer novos lugares

Quando gostamos muito de um lugar, criamos um vínculo muito forte - tanto que passa a ser um destino obrigatório sempre que temos a possibilidade de viajar nas férias.

Embora seja muito saudável retornarmos a um lugar que nos faz tão bem, um dos maiores benefícios de programar uma viagem é conhecer cidades e locais que ainda não visitamos.

Nem todos têm um senso aventureiro de viajar sozinho; se este for o seu caso, chame um amigo e programe-se para visitar os melhores roteiros.

E, quando se fala em conhecer, a ideia não é apenas ficar preso aos pacotes ofertados pelas agências, por exemplo. Ter contato com pessoas que moram no local é uma ótima oportunidade de conhecer a fundo aquilo que os guias turísticos não mencionam. Por isso, entenda bem o local, permita-se deslumbrar pelo desconhecido e tire muitas fotos, para estimular mais pessoas a se aventurarem como você.

Contato com pessoas de diferentes culturas

Se você mora em uma grande metrópole, experimente passar um mês em uma cidade do interior de Minas Gerais ou na costa alagoana, por exemplo. Não é somente o sotaque que muda; o estilo de vida, ritmo, os afazeres e o modo como encaram o dia a dia são totalmente diferentes dos hábitos da cidade grande.

Quando se fala em viajar para outro país, então, a diferença é ainda mais gritante. Em alguns países europeus, por exemplo, as pessoas não são tão calorosas como em várias cidades brasileiras. Por isso, o ideal é pesquisar previamente e, se puder, conversar com quem viajou local que você pretende ir. É importante ter essa dimensão, para não ter expectativas frustradas na tentativa de socializar com os nativos.

Ah, e se for para outro país, o ideal é falar, ao menos, um pouco do idioma local. Se não for o seu caso, aposte no bom inglês ou espanhol, duas das línguas mais faladas no mundo.

Imersão cultural

A imersão cultural em uma cidade ou país transcende o contato com as pessoas que moram lá. Conhecer os cartões-postais ajuda bastante, mas o ideal é traçar um roteiro previamente, com visitas a locais distintos.

Nos últimos anos, muitos especialistas têm falado de turismo cultural, em que é possível conhecer a fundo o local que vai visitar. Essa é uma ótima forma de fazer a imersão e, assim, conhecer in loco o que estava acostumado a ver nos livros de história, nos filmes ou nos romances de seus autores favoritos.

Adaptação às mudanças

Viajar envolve planejamento prévio, mas quem já está acostumado a pegar a estrada sabe que a imprevisibilidade pode se tornar a melhor coisa da viagem. Isso acontece, principalmente, quando visitamos um local pela primeira vez.

Com o hábito de viajar, você consegue se adaptar melhor às mudanças que costumam acontecer ao longo da vida. Essa habilidade é importante, porque garante mais agilidade ao mudar de planos e permite compreender que, às vezes, uma alteração no curso pode ser mais benéfica do que seguir cegamente o que foi planejado.

Viajar te dá mais confiança

Uma dica: se você se sente inseguro, viaje! Conheça lugares onde nunca foi antes e permita-se aventurar com os moradores locais. Não existe momento melhor para deixar a vida te levar do que numa boa viagem, e isso pode ser aplicado no seu dia a dia quando tiver que encarar o batente mais uma vez.

Lidar com imprevistos é uma prática constante de quem costuma viajar. Essa habilidade pode fazer com que encare a rotina com mais leveza e autoconfiança e, assim, tenha mais foco em seus objetivos pessoais e profissionais.

Viagens te deixam mais criativo

Só de te tirar da rotina, a viagem já faz com que você exercite seu cérebro. Isso é crucial para pensar em formas diferentes de como passar o dia em um local desconhecido - ou que conhece pouco.

Primeiramente, você vai se deparar com cenários diferentes e interagir com pessoas com visões de mundo diferentes da sua.

Quando nosso cérebro processa informações tão distintas, faz com que a nossa percepção seja ampliada. No dia  a dia, isso significa ter novas formas de analisar, refletir e reavaliar que podem ser aplicadas em inúmeras situações.

Outro ponto importante da criatividade em uma viagem: o uso do tempo. Quando estamos fora de nosso ambiente de rotina, preenchemos os horários disponíveis de outra forma - seja conhecendo lugares, fazendo trilhas, indo à praia, conhecendo restaurantes diferentes ou, até mesmo, relaxando. Sem falar que estimulamos a nossa curiosidade para ir além daquilo que planejamos antes de viajar.

Todas essas mudanças contribuem para que você exerça sua criatividade em todos os sentidos - algo que influencia na forma de lidar com o seu cotidiano ao voltar para casa.

Após saber um pouco mais sobre os benefícios de viajar, aposto que está com vontade de programar as próximas férias, não é verdade? No UP Consórcios, temos um plano perfeito para que você invista em uma carta de crédito sem pagar nenhuma taxa até a contemplação. Diferente do consórcio convencional, pelo UP você não arca com fundo de reserva, tava de adesão e nem juros. Faça uma simulação no nosso site e programe já a grande viagem da sua vida!