Apartamento com varanda gourmet: dicas de decoração

17/03/2022

Imagem blog

Apartamento com varanda gourmet: dicas de decoração

Pode-se dizer que, principalmente em tempos de isolamento social, as varandas ganharam um novo significado. Apesar da varanda ser considerada historicamente um ambiente para relaxar, elas também ‘’desenharam’’ a principal paisagem que muitos viram durante a pandemia. 

Nesse sentido, os apartamentos com varandas gourmet - ou seja, aqueles ambientes estruturados para desfrutar refeições e receber amigos. Na maior parte dos exemplos de arquitetura, existe até uma churrasqueira para compor o espaço. No geral, são itens que tornam um apartamento ainda mais valorizado.

Além das vantagens por si só, um apartamento com varanda gourmet pode ser ainda mais otimizado, para então acomodar da melhor maneira possível o espaço externo que reúne familiares e amigos. 

Confira neste post, dicas de decoração para ter a varanda gourmet que sempre quis!

8 Dicas de decoração para Apartamento com Varanda Gourmet

Há quem diga que um dos itens que não podem faltar no apartamento com varanda gourmet é a churrasqueira. Afinal, nada melhor do que reunir familiares e amigos para um churrasco no final de semana. Além desse item (quase indispensável para famílias brasileiras), é importante que a varanda gourmet não deixe de ter itens essenciais como pia e geladeira. 

Agora, confira abaixo as dicas de decoração para a varanda ser o ambiente preferido do apartamento:

apartamento-com-varanda-gourmet-dicas-de-decoracao

1. Opte pelo revestimento em azulejos ou pastilhas

As paredes revestidas em azulejos e pastilhas oferecem ao ambiente aconchego. Para quem está com essa ideia na cabeça, existem muitas opções de cores para combinar com o estilo de decoração do ambiente. 

Uma grande vantagem das pastilhas e azulejos é que, além de deixarem o ambiente mais charmoso, facilitam bastante a limpeza.

2. Feche a sacada com cortina de vidro

A sacada com cortina de vidro, além de trazer muito requinte para o ambiente, é uma excelente opção para apartamentos com varandas gourmet por outros motivos.

Além de proteger o ambiente sem atrapalhar a iluminação natural, hoje, existem empresas que desenvolvem a abertura e o fechamento de modo muito fácil. Assim, você tem mais facilidade para quando quiser privacidade ou luz natural. 

3. Invista em uma bancada

Bancadas são conhecidas por sua praticidade e, para varanda gourmet, é quase que um item essencial.  As bancadas de apartamentos costumam ter espaços menores, assim, elas podem servir de mesa e, ao mesmo tempo, de apoio para a preparação dos alimentos. Há modelos com armários na parte de baixo, ideal para otimizar os espaços no apartamento, permitindo o armazenamento de utensílios.

4. Posicione o mobiliário de forma estratégica

Por se tratar de um espaço para refeições onde as pessoas se reúnem, o mobiliário da varanda gourmet não deve atrapalhar a circulação e a interação de quem está no ambiente. Portanto, é essencial que haja assentos para acomodar os visitantes. Caso o espaço seja pequeno, a melhor opção são os bancos, já que ocupam menos espaço que as cadeiras comuns.

5. Se livre de móveis estofados com tecido!

A varanda é espaço para socialização ou, até mesmo, relaxamento à sós. Contudo, por conta da fumaça da churrasqueira, é melhor evitar sofás e cadeiras com estofados revestidos por tecidos, pois o cheiro de fumaça pode impregnar no item. 

Outra dica é evitar materiais que possam manchar facilmente o respingo de bebidas e alimentos.

6. Use plantas para decorar a varanda gourmet

As plantas, além de serem seres vivos, logo, trazem autenticidade para os ambientes, também são excelentes artefatos decorativos. 

Os vasos de plantas e as jardineiras são ótimas opções para incrementar a decoração das varandas gourmet. Mesmo nos ambientes com estilo de decoração mais modernos, as plantas seguem dando um toque diferenciado. 

As plantas devem ser  escolhidas de acordo com a quantidade de luz do espaço e, é fundamental, que elas sejam sempre bem cuidadas e regadas.

7. Cultive uma horta

Você também pode ter uma horta no apartamento

A varanda gourmet é um excelente espaço para cultivar uma pequena horta. Além de colaborarem com a decoração, as hortas trazem consigo temperos fresquinhos para você utilizar no preparo dos seus alimentos! 

8. Use a criatividade

A criatividade é a principal arma para quem quer um apartamento com varanda gourmet impecável. Use a sua imaginação e aproveite para criar um estilo que combine com a sua personalidade. Alguns objetos decorativos, que também são úteis no dia-a-dia, como panelas e tábuas pendurados na parede, dão um charme todo especial ao ambiente. 

Busque por aqueles objetivos que mais tenham a ver com você!

Como funciona o Consórcio de Reforma para Apartamento com varanda gourmet?

Se o conteúdo sobre dicas de decoração despertou seu interesse em reformar o apartamento, o UP Consórcios é perfeito para você!  Para adquirir a cota de consórcio para reformar o apartamento é preciso buscar por uma mediadora de consórcio, como o UP Consórcios

O consórcio possui diversos benefícios, um dos mais conhecidos é a ausência da cobrança de altos juros sobre as parcelas, apenas da taxa administrativa - e outras taxas que são cobradas por outras administrados. 

Fica a dica: O UP Consórcios é o único consórcio sem taxas até a contemplação.

Ao ser contemplado, seja por sorteio ou lance, o consorciado irá escolher o destino do valor acumulado para reformar o apartamento como planejado. 

O consórcio de serviços é o responsável por cumprir com tais objetivos, ele permite a utilização da carta de crédito para execução de obras menores e mais simples, diferente do consórcio de imóveis. 

Para usar a carta de crédito de reforma, o primeiro passo é comprovar que é proprietário de imóvel urbano, residencial ou comercial, que será destinada à reforma. Além disso, o imóvel deve estar em território nacional. Se a sua ideia ao reformar o imóvel é não alterar as características próprias, estruturais, do imóvel, não será preciso elaborar um laudo de análise da prefeitura. Este só será necessário em caso de ampliação.

Tendo a carta de crédito em mãos, o consorciado pode realizar, por exemplo, os seguintes serviços de reforma de casa

  • troca de revestimentos;
  • instalações hidráulicas;
  • ampliações;
  • compra de materiais;
  • pinturas;
  • instalações elétricas;
  • serviços de marcenaria;
  • serviços de manutenção;
  • construção de piscinas;
  • construção de churrasqueiras;
  • reparos em geral.

Se tratando de consórcio de reforma, é necessário fazer parte de um grupo de consórcio de serviços. Aqui no UP!, temos os melhores grupos de consórcio do Brasil! Faça uma simulação