Assembleia de Consórcio: para que serve?

17/03/2022

Imagem blog

Assembleia de Consórcio: para que serve?

A partir do momento em que se faz um consórcio, você entra em um grupo. Este grupo tem vários outros consorciados que investem em um bem parecido com o seu.

A formação dos grupos é essencial para que, com a contribuição de cada um com as parcelas, seja formado um fundo coletivo que será utilizado para a aquisição dos bens.

O que é Assembleia de Consórcio?

A administradora compreende que, uma vez que se investe neste fundo, todos têm o direito de ter o bem. E, qual a forma mais justa de contemplar? A partir dos sorteios ou pela oferta de um lance, para quem deseja antecipar a compra.

Tudo isso é possível a partir da assembleia de consórcio, que acontece mensalmente. Se você já começou a pagar a sua cota, pode verificar as datas da assembleia do seu grupo na sua Área de Clientes do UP (aba “Consultas”).

Como funcionam as Assembleias de Consórcio

As assembleias realizam o sorteio de cotas referentes aos grupos de cada bem, além da contemplação por meio do lance, que pode ser ofertado até um dia antes da realização, pela área logada.

Diferentemente das demais administradoras de consórcio, o UP se baseia nos resultados da Loteria Federal para realizar as contemplações nas assembleias. Isso garante segurança e isonomia no processo de definir quem vai receber as cartas de crédito.

Os sorteios da Loteria acontecem às quartas e aos sábados. Portanto, se a assembleia de consórcio acontecer entre segunda e quarta-feira, serão utilizados como base os resultados do sábado da Loteria. Mas, se a assembleia de consórcio do UP for na quinta ou sexta-feira, serão utilizados os números sorteados na quarta pela Loteria.

Pela Loteria, são sorteados 5 prêmios, que formam um conjunto de 15 centenas. A contemplação é feita para a 1ª centena correspondente à sua cota. Para entender os detalhes desta mecânica, clique aqui.

assembleia de consórcio - UP Consorcios

Ordem das contemplações

A assembleia organiza as contemplações a partir da seguinte ordem:

  1. Cotas por meio de sorteios: podem ser contemplados todos que pagam mensalmente suas parcelas e aguardam pelo sorteio para adquirir o bem.
  2. Cotas de clientes excluídos: no caso de desistência da sua cota, ela também fica dentro da dinâmica do sorteio. Mesmo que o saldo investido não seja suficiente para o bem que escolheu, como carro, imóvel ou serviço, o ex-consorciado precisa acompanhar as assembleias para receber o valor que investiu de volta. Nesses casos, é preciso haver disponibilidade de caixa no grupo.
  3. Cotas por meio de lance: na assembleia de consórcio são analisadas as ofertas de lance por um bem. É contemplado quem fazer a melhor oferta - que deve ser registrada até 1 dia antes da assembleia, pela área logada. Para que a contemplação seja feita, é necessário que o grupo tenha saldo suficiente, para não prejudicar os demais integrantes.
Leia também: Dá para saber Quando Serei Contemplado no Consórcio?

Se você não tiver como acompanhar as assembleias ao vivo, fique tranquilo. Elas são registradas e todas as suas informações são repassadas para a sua Área de Clientes do UP. 

Nessa área, você também confere as datas das próximas assembleias de consórcio e pode se organizar para a oferta de um lance, caso queira antecipar a aquisição do seu bem.