Carro manual x Carro automático: qual escolher?

17/03/2022

Imagem blog

Carro manual x Carro automático: qual escolher?

Uma das muitas perguntas que você fará antes de comprar um carro novo é se você quer um carro automático ou manual. Certamente vantagens e desvantagens em ambos os modelos, não apenas quando se trata de dirigir, mas também qual melhor forma de adquirir o seu.

Vamos te explicar como funciona cada tipo de câmbio de carro, suas vantagens e desvantagens e qual o melhor para o seu perfil de motorista. 

Boa Leitura!

Qual é a diferença entre um carro manual e um carro automático?

A diferença entre o carro manual e automático tem a ver com a transmissão - um carro manual exige que você mesmo mude de marcha enquanto dirige, enquanto os carros automáticos fazem isso por você.

Um carro manual tem três pedais - um para acelerar, um para frear e a embreagem. Isso permite que você mude de marcha usando a alavanca de câmbio, e a maioria dos carros manuais vai de uma para cinco ou seis - além de outra marcha para ré.

Os carros automáticos possuem apenas dois pedais, um para cada aceleração e freios. Não há embreagem enquanto o carro muda de marcha, dependendo da velocidade em que você está indo e das condições da estrada. A alavanca de câmbio geralmente tem apenas quatro modos - estacionamento (P), ré (R), ponto morto (N) e direção (D).

Carro manual x Carro automático: qual escolher?

Carro manual x carro automático: Prós e contras de cada modelo

A maioria dos carros no Brasil são manuais, embora isso não seja o mesmo em todos os lugares. Separamos as vantagens e desvantagens básicas de comprar e usar um carro manual em comparação com um carro automático. Vamos a cada um deles:

Carro manual 

Aqui listamos as vantagens e desvantagens do carro manual:

Vantagens

- Carros manuais são melhores na transferência de potência do motor para as rodas - assim, você acelera mais rápido. No entanto, os veículos automáticos mais novos com embreagens duplas estão começando a fechar essa lacuna;

- Você também tem maior controle sobre o carro ao mudar as marchas - o que pode ser útil em condições de direção difíceis;

- Geralmente é mais barato manter um carro manual, pois a tecnologia da caixa de câmbio é menos complexa do que em um automático.

Contras

- Tirar uma das mãos do volante ao mudar de marcha pode afetar sua concentração. De forma automática, você pode se concentrar totalmente na estrada à frente;

- Dirigir um carro manual também pode ser menos confortável, especialmente em áreas de tráfego intenso ou em longas distâncias, pois seu pé esquerdo terá que trabalhar constantemente na embreagem.

Carro automático

Aqui listamos as vantagens e desvantagens do carro automático:

- Os carros automáticos são mais convenientes e fáceis de manusear, pois você só precisa mudar as marchas para estacionar ou dar marcha à ré - e eles também oferecem um passeio mais suave;

- Sem ter que pensar em marchas e embreagens, você pode se concentrar mais na direção - e dar uma pausa para o joelho;

- Se você precisa aprender a dirigir rapidamente, pode ser mais fácil obter primeiro sua licença automática para se mover;

- As caixas de câmbio automáticas são mais complexas do que os manuais, e você geralmente descobrirá que os carros automáticos são mais sofisticados de qualquer maneira - então você deve esperar pagar mais por um.

Os carros manuais são mais eficientes em termos de combustível?

Isso vai depender muito da marca e do modelo que você tem, e da idade dele. Os carros automáticos mais antigos tendem a ser menos eficientes em termos de combustível do que os manuais, mas os veículos automáticos mais modernos costumam ter tecnologia aprimorada. Isso significa que, em alguns casos, você pode descobrir que uma variante automática oferece maior economia de combustível.

O que é um carro semiautomático?

Um carro semiautomático permite que você alterne entre transmissão manual e automática - mas em vez de uma embreagem, você mudará as marchas usando um interruptor ou remo e o carro fará o resto eletronicamente.

Carro automático x carro manual: qual dura mais?

O carro automático é projetado para funcionar da forma mais eficiente possível. Isso contribui para a durabilidade dos componentes, pois o sistema opera dentro dos parâmetros definidos pelo fabricante - vale lembrar que o estilo de direção do motorista também terá impacto.

Geralmente é mais durável do que as transmissões automáticas e pode suportar cargas de torque mais altas do que os CVTs. É por isso que normalmente é utilizado por picapes de médio e grande porte, seja ele um motor a gasolina, um motor flexível ou um motor a diesel.

Quer comprar um carro automático com toda facilidade e segurança de compra? 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas e as melhores condições do mercado.

Então não vai ficar de fora né? Simule, compare, compre e dê um UP!