Carros usados: dicas para fazer um bom negócio

17/03/2022

Imagem blog

Carros usados: dicas para fazer um bom negócio

Quando você está no mercado de carros usado, há dois fatores principais que têm um grande efeito sobre os preços: quilometragem e idade.

Geralmente, quanto mais velho o carro, mais barato ele se torna. Da mesma forma, um carro com maior quilometragem tende a custar menos do que um que acumulou significativamente menos quilômetros.

Mas o que acontece quando você compara um carro de três anos com 100.000 km no relógio, a um carro de sete anos que percorreu apenas 30.000 km? Em outras palavras, se você está comprando um carro, deveria se preocupar mais com a distância percorrida ou com a idade?

Idealmente, você deseja encontrar o equilíbrio certo entre idade e quilometragem, então, em situações como esta, definitivamente vale a pena examinar outros fatores, como manutenção e histórico de propriedade de um veículo, antes de entregar o seu dinheiro conquistado com muito suor.

Entenda como fazer um bom negócio na hora de comprar carros usados

Dicas para fechar bom negócio na compra de Carros Usados

1. Verifique a quilometragem 

Ao comprar um carro usado, a quilometragem deve ser um fator importante em sua decisão, mas embora um carro com alta quilometragem provavelmente tenha seu quinhão de uso e desgaste, também há uma chance de que tenha sido cuidado adequadamente. Portanto, se você encontrar um carro com alguns quilômetros extras no hodômetro, não desconte imediatamente.

Além disso, tenha em mente que a baixa quilometragem nem sempre é uma coisa boa, especialmente se um veículo foi estacionado por longos períodos sem uso, já que os veículos são projetados para serem usados ​​- não usar o veículo regularmente pode, na verdade, causar dano.

Por exemplo, se as pinças de freio ou os cilindros das rodas não forem usados ​​com frequência, eles podem emperrar. A falta de uso também pode afetar os componentes de borracha e plástico de um carro - recursos como mangueiras automotivas, pneus e painéis - tornando-os secos e quebradiços.

Você deve sempre fazer sua lição de casa e descobrir um pouco mais sobre a vida passada do veículo. Ele foi conduzido casualmente para as lojas locais semanalmente, conduzido regularmente perto de uma área costeira ou esteve parado em uma garagem acumulando poeira? Depois de ter essas respostas, você pode começar a determinar se está olhando para um carro que vale a pena comprar.

Se o veículo foi importado recentemente, também valeria a pena verificar se ele passou por uma inspeção do hodômetro para evitar surpresas desagradáveis ​​no futuro. Embora não seja tão comum hoje em dia, houve casos no passado em que os exportadores voltaram no hodômetro para ganhar alguns reais extras.

2. Qual a idade do carro?

Embora a quilometragem seja importante, a idade é outro aspecto a ser considerado durante a procura por um carro

No Brasil, muitas pessoas vivem em ambientes que estão a poucos passos do mar e, com o tempo, o ar salgado combinado com os fortes ventos costeiros podem causar estragos na carroceria de um veículo - especialmente se ele não for mantido em uma garagem.

Se você estiver olhando para um carro um pouco mais antigo, mantenha os olhos bem abertos em busca de sinais óbvios de corrosão, especialmente em torno das áreas que são mais difíceis de ver, como dobradiças, painéis de trava e calhas do teto.

Também vale a pena considerar se um veículo é uma ex-frota ou um carro alugado. Embora esses carros tenham mais alguns quilômetros no painel, eles geralmente são modelos posteriores que foram tratados corretamente e possuem um histórico de serviço detalhado. 

3. Carros usados: Faça sua pesquisa

Embora a idade e a quilometragem de um carro sejam importantes, nem é preciso dizer que eles não são os únicos fatores que devem ser considerados durante o processo de tomada de decisão para a compra de um carro usado.

A única maneira de realmente entender no que você está se metendo é fazendo o trabalho de base. Vá um pouco além dos fatos e números fornecidos para compreender melhor a história do veículo.

Sempre leve o veículo para um teste de estrada prolongado e tire todas as dúvidas com uma inspeção de pré-compra. As inspeções de veículos podem resolver quaisquer preocupações, ajudando você a comprar seu carro com confiança.

Embora a idade e a quilometragem de um carro sejam sem dúvida fundamentais, a manutenção e conservação de um carro são igualmente importantes.

Consórcio de Carros Usados: vale a pena?

O consórcio funciona da seguinte maneira: a administradora autorizada pelo banco central é responsável por agrupar as pessoas interessadas em comprar carros usados ​​- lembre-se que deve haver um número mínimo de grupos para o sorteio mensal.

Somente quando o tamanho do grupo atingir esse número, os integrantes passarão a pagar as parcelas mensais, pelo menos um integrante será sorteado a cada mês e será obtida uma carta de crédito para a compra do carro.

Além disso, pode apostar que esta é uma forma de ganhar o veículo sem esperar pelo sorteio.

1) Seleção de grupo

Os interessados ​​no consórcio podem se inscrever no grupo que ainda está em formação. Nesse caso, os compradores precisam de mais tempo para pensar, pois a competição na loteria tende a ser mais intensa.

Como segunda opção, os compradores podem ingressar em outros grupos. Portanto, ele terá que obter a parcela do participante que desistiu da compra, ou negociar diretamente com o administrador.

2) Parcelamento de consórcio

Depois de escolher um grupo, você precisa entender os passos básicos do consórcio. 

Para que os membros obtenham a carta de crédito a ser emitida em assembleia, deverão pagar em dia uma mensalidade de acordo com o prazo e valor acordado com a administradora.

3) Sorteios no consórcio

Este é um dos princípios básicos do consórcio. Por meio do sorteio durante a assembleia, os membros do grupo obterão uma carta de crédito pela compra do carro.

Vale lembrar que, na reunião, todos os consorciados concorrerão de forma semelhante, pois o sorteio dos números lotéricos é realizado por meio da Loteria Federal.

4) Lance

A fim de aumentar as oportunidades de contemplação, os membros do consórcio podem licitar durante a montagem.

Os participantes podem tentar uma vez por mês, e o lance mais alto receberá uma carta de crédito.

O UP! Não necessita de intermediários, é tudo feito com simplicidade e autonomia na escolha do seu plano e com o UP voce pode dar adeus a toda burocracia: está tudo na Internet.

Não perca mais tempo Faça sua simulação aqui no UP Consórcios! e de um UP.