Como calcular o fundo comum do consórcio?

21/06/2022

Imagem blog

Como calcular o fundo comum do consórcio?

Quer entender os benefícios do fundo comum do consórcio? Continue a leitura deste conteúdo, você certamente encontrará muitas vantagens no consórcio! 

Principalmente quando temos muito pouca experiência nos mercados financeiros, de forma ‘’emocionada’’ investimos nosso dinheiro em aplicativos que consideramos seguros. Isso explica em parte a insistência de muitas pessoas em contas de poupança. Nele, suas economias ficam estagnadas com pouco ganho. No entanto, seria mais sensato usar o mesmo valor para comprar um ativo com alto potencial de valorização, como uma casa.

Com o consórcio, as aquisições são seguras e econômicas, aumentando o retorno do investimento. Antes de se envolver, você só precisa saber alguns detalhes, como o funcionamento de um fundo mútuo de consórcio, que é um dos pilares de um consórcio. Depois de ver como funciona, você vai entender porque, além de ser uma ótima forma de investir, esse consórcio também é totalmente seguro.

O que é um Fundo Comum no consórcio?

Ao contratar um consórcio, você tem direito a receber uma carta de crédito no valor equivalente aos bens que deseja adquirir. Mas para garantir que todos os membros do consórcio recebam a quantia relevante, você precisa se familiarizar com os termos do consórcio, como um fundo comum de consórcio.

Basicamente, é a base para um participante conquistar qualquer imóvel, veículo ou qualquer outro bem de interesse dos participantes. Todos os membros do grupo contribuem para a criação de uma soma financeira à medida que pagam a sua dívida mensal.

Conforme os recursos se acumulam, todos os proprietários de um determinado consórcio estão confiantes de que receberão suas cartas de crédito. À medida que as parcelas necessárias para o desenvolvimento do fundo mútuo são distribuídas entre os participantes, ele passa a fazer parte do pagamento mensal.

Como calcular o fundo comum do consórcio?

Como calcular o valor do Fundo Comum do consórcio?

Você está aqui para saber como calcular fundo comum, certo? Aqui, você deve conhecer todos os itens que compõem a parcela mensal, se liga:

  • taxa de administração;
  • fundo de reserva;
  • fundo comum;
  • seguro. 

O primeiro passo para calcular uma parcela é entender o valor da carta de crédito que você procura em um consórcio. Os fundos comuns são baseados no valor total da carta de crédito, que é 100% da linha de crédito, dividido pelo número de meses de existência do plano do consórcio. Por exemplo, se considerarmos um plano com prazo de 50 meses, o fundo geral terá 2% do valor total mensal (100 ÷ 50).

A taxa de administração geralmente é menor do que um fundo mútuo porque é uma porcentagem pré-determinada da carta de crédito que é diluída ao longo da vida do plano.

Assim, assumindo uma taxa de juros de 10%, dividida por 50 meses, o valor mensal seria de 0,2%.

As reservas são cobradas de forma semelhante às taxas administrativas. Imagine o exemplo de 5% do total da carta de crédito incluída no contrato. Aqui, o percentual declarado é dividido por 50 meses. Isso corresponde a uma diluição de 0,1% por fase.

O seguro é determinado por cada contrato e de acordo com as condições e regras estabelecidas no documento. Geralmente, a base de cálculo é o saldo devedor. Você precisará então seguir cuidadosamente os pontos estabelecidos nos termos do contrato antes de ingressar no consórcio.

Neste caso, é aconselhável voltar ao exemplo do apartamento. Mesmo que você nunca tenha morado em um desses, sabe com certeza que a inadimplência pode causar problemas para todos os moradores. É concebível que o pagamento irregular do consórcio também cause algum transtorno.

Isso nos lembra que todos os participantes desse tipo de investimento devem estar cientes da importância de manter os pagamentos em dia. Neste ponto, você tem outro benefício, pois pode escolher um plano de consórcio com base em sua situação financeira.

Na verdade, o fundo total que você paga a cada mês depende muito do seu planejamento financeiro. Se algum dinheiro for economizado, você poderá usá-lo para agilizar a consideração do consórcio fazendo lances em uma oferta.

Benefícios do consórcio: diferenciais de compra no Brasil 

Apesar da popularidade do financiamento como opção de compra parcelada, o consórcio pode ser a opção de pagamento ideal para seu perfil e necessidades financeiras. 

Já que estamos falando de fundos e taxas, no consórcio, você paga parcelas que cabem perfeitamente no seu orçamento mensal e, quando for contemplado, pode negociar o bem à vista, aumentando, assim, o poder de barganha. Confira, a seguir, outros benefícios do consórcio:

O Consórcio ajuda você a desenvolver um planejamento de compra!

Pensando em saúde financeira, uma das lições mais importantes é planejar uma compra. Desse jeito, você não corre o risco de perder dinheiro com aplicações mal pensadas. Ainda mais se tratando de um imóvel, por exemplo. O mais recomendado é não fazer uma compra de um dia para o outro. Afinal, aquele sentimento de urgência, muitas vezes, é o que impede escolhas inteligentes e com bom custo-benefício.

Por outro lado, no consórcio, há a possibilidade de você começar a pagar as parcelas e receber a carta contemplada ou aumentar as chances de fazer um lance no momento certo.

Menos burocracia 

Quando o consorciado tem a carta contemplada, passa a ter todo o apoio necessário da administração do consórcio para o processo de compra. Assim, o valor do bem é transferido para o proprietário ou agência sem intermediações que podem demandar tempo e dinheiro.

Possibilidade de antecipar a compra

O que é mais conhecido dos consórcios é que eles contemplam os participantes por meio de sorteio ou dos lances mais altos. Na prática, isso significa que se o consorciado deseja antecipar o uso de sua carta de crédito, tem a opção de ofertar um lance para ser contemplado mais rápido. 

Mesmo tendo ofertado lance, o consorciado concorre normalmente ao sorteio, aumentando suas chances de contemplação. No caso do lance, quando há maior lance do grupo e saldo para contemplação, o consorciado será contemplado.

Para ofertar um lance, é simples: basta calcular quantas parcelas deseja antecipar e informar à administradora no momento apropriado (que ocorre até 24 horas antes das assembleias de consórcio).

Redução da carga tributária

Uma das características do consórcio é a ausência de altas de juros sobre as parcelas. A verdade é que o consórcio é super do bem, ele une pessoas com os mesmos objetivos de compra, logo, não existe razão para que elas queiram pagar juros umas às outras. 

Ou seja, no sistema do consórcio, o único custo cobrado é a taxa de administração, utilizada para custear as assembleias, impostos e outros custos da gestão do grupo.

Para começar a pagar as parcelas de um consórcio, é preciso pagar somente a primeira parcela do consórcio. Se você deseja ofertar um lance e antecipar sua contemplação, que dará acesso à carta de crédito para comprar o bem desejado, o planejamento financeiro é o mais interessante para a ocasião. Mas não se preocupe, o consórcio te ajuda no planejamento das finanças. 

Juntos, todos os consorciados formam uma poupança, que tem como objetivo financiar os imóveis a serem comprados pelos cotistas. Dessa forma, o consórcio ajuda a concretizar o objetivo de comprar bens de alto valor em parcelas menores do que em outras modalidades de crédito.

No UP Consórcios, você encontra as melhores parcelas e com os menores lances do mercado, com chances reais de contemplação. Faça uma simulação e dê aquele UP!