Como é feito o cálculo de taxa sobre o lance?

17/03/2022

Imagem blog

Como é feito o cálculo de taxa sobre o lance?

No UP Consórcios, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, exposto em contrato, e todos os integrantes do grupo irão contribuir mensalmente ao longo desse período. 

Todo mês (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos presentes no grupo sejam atendidos com sucesso. 

Em se tratando de revisão judicial, não se identificam questões de irregularidades na forma de contratação, ou cláusulas abusivas, porém, é necessário dominar com mais excelência a forma de cobrança dos contratos de consórcio para que, ao calcularmos os valores lá pactuados, seja possível identificar se eles estão em conformidade com os que estão sendo cobrados/pagos pelo cliente.

Por isso, é tão importante entender como são compostos os pagamentos mensais, que equivalem à composição do fundo comum, taxa de administração, fundo de reserva e seguro (não é obrigatório).

Posso quitar o consórcio antes do esperado? 

Nos contratos de consórcio, não existem as altas cobranças de juros para apurar a parcela ou o saldo devedor, o valor para quitar, antecipadamente, equivale à multiplicação linear do número de parcelas a vencer vezes o valor da parcela na data da quitação.

Na prática, antecipar as parcelas do consórcio não favorece o consorciado com nenhum desconto. Porém, essa escolha traz outras boas vantagens:

  • Você se livra de ter que lidar com os reajustes periódicos do consórcio. Sim, essa é uma vantagem e tanto. No consórcio, são realizadas correções no valor da carta de crédito. Isso acontece para não haver prejuízo no seu poder de compra ao longo do tempo. Por isso, as parcelas também sofrem esses reajustes. 
  • É possível utilizar as parcelas antecipadas como oferta de lance, assim, você aumenta as chances de adiantar sua contemplação.
  • Caso você ainda não esteja contemplado, no UP Consórcios, você garante o pagamento de mais parcelas sem taxas de administração. 

Uma vez contemplado, o cliente passa a pagar a taxa de 0.35%, nas modalidades de imóveis e automóveis, e de 0,45%, nas modalidades de serviço sobre o valor do crédito contratado. 

Importante reforçar que essa taxa mensal só será acrescida nas parcelas a partir da contemplação da cota. Até então, o cliente não paga nenhuma taxa. 

Por isso, o cliente, que eventualmente fizer a cota visando um investimento e for o último a ser contemplado, não paga nenhum centavo de taxa de administração e recebe o crédito atualizado pelo IPCA, se for carro ou serviço, ou pelo INCC, se for uma cota de imóvel.

como-e-feito-o-calculo-de-taxa-sobre-o-lance

Em quanto tempo serei contemplado ao oferecer um lance?

A forma de contemplação mais comum é o sorteio. Participam dele todos os consorciados que estiverem com o pagamento de suas parcelas em dia. Todos eles têm as mesmas chances de serem contemplados. 

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das assembleias. Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito

Por isso, quem tiver mais pressa e algum dinheiro reservado pode oferecer lances. Quanto maior o valor do lance, maior a chance de ser contemplado antecipadamente.

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. Vale lembrar que nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês… 

Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Para definir o valor do lance, você pode fazer esse cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores contemplados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Lembrando que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que será debitado antes do sorteio. Somente após a contemplação é que o valor deve ser pago  para a administradora do consórcio.

Como proceder se acontecer empates de lance?

No modo clássico, é contemplado por lance aquela pessoa que oferece o maior valor pelo bem em uma determinada assembleia. Porém, como existem diferentes tipos de lance, é necessário explicar como funciona o critério de desempate entre cada um deles. Então, vamos lá!

Desempate pelo lance livre

Por ser uma forma de lance em que o consorciado determina o valor que quer oferecer, dificilmente ocorre caso de empate. Ainda assim, como a administradora utiliza critérios que analisam o percentual que falta pagar, com base nas mensalidades já pagas, é possível que aconteça empate de lances.

Caso isso aconteça, a administradora utiliza como critério o sorteio da Loteria Federal. Quem estiver mais próximo da cota sorteada, que representa o contemplado pelo sorteio, leva o bem.

Desempate pelo lance quitação e antecipação

Se o seu grupo dá a possibilidade de quitar ou antecipar as parcelas, pode acontecer de nem ser necessário participar dos sorteios. Aqui, segue-se, como critério de desempate, o maior percentual de valor ofertado. Dependendo das regras do grupo, podem haver outras condições para o desempate desses tipos de lance.

Agora que você está por dentro do assunto, faça uma simulação de consórcio aqui no UP. E prepare-se para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade.