Como escolher e comprar a casa dos seus planos?

17/03/2022

Imagem blog

Como escolher e comprar a casa dos seus planos?

Não dá para falar que essa situação está no planejamento de TODAS as pessoas do Brasil, mas me arrisco a dizer que está no planejamento de 90% da população, com certeza. Afinal, quem não quer conquistar o objetivo da casa própria

O essencial é não desistir e buscar transformar os objetivos em fatos reais. Para isso, respeitar as condições financeiras e seguir outros critérios, que só serão definidos a partir de um planejamento, é fundamental.  

Uma coisa é certa: realizar a compra de um imóvel é garantir um lar seguro e confortável para toda a família, logo, uma mega conquista.

Porém, como já ‘’falamos’’ um pouco acima, antes da felicidade de comprar a casa própria, você precisa passar por um processo importante: o planejamento que vai te levar até essa compra. 

Como escolher a casa dos sonhos

Além dos aspectos financeiros, comerciais e legais que devem ser considerados na hora de comprar uma casa, outros fatores importantes devem exercer influência.

Escolher um imóvel exige aprendizado, e para ajudar nesse processo listamos algumas dicas para você encontrar o imóvel compatível com o seu perfil. 

Defina de forma prévia o tipo ideal de imóvel

No mínimo, você vai precisar de uma ideia do que pretende: casa ou apartamento? Será definitivo ou você tem planos de comprar outro imóvel no futuro? Quer um imóvel novo ou usado? Qual a faixa de preço? 

Tendo as respostas dessas questões, vai ficar muito mais fácil fazer a sua busca de forma eficiente

Valor do imóvel x Suas condições financeiras

O primeiro passo antes de começar a procura pela sua casa própria é em fazer as contas orientado pelo seu orçamento. Verifique a sua capacidade de pagamento sem causar prejuízos à sua saúde financeira, ou da família, se for o caso. Mesmo que vá de encontro ao que você deseja, se não for compatível com suas finanças, o seu objetivo pode virar um problema.

Além disso, observe a relação custo-benefício da compra: o preço é compatível com a localização? Se tratando de um investimento, o imóvel tem chances de ter valorização ou não? Essas são observações importantes antes de comprar uma casa

Considere a localização

Se for decidido qual modelo de casa que você quer, uma sugestão é evitar sair pesquisando sem uma referência da localização ideal como proximidade do trabalho, da escola, academia ou clube recreativo; infraestrutura de serviços privados (lojas, bancos, supermercados, restaurantes e bares) e públicos (segurança, transporte, saúde, educação), além de outros aspectos tão importantes quanto esses.

São critérios que quem irá decidir será você, vai depender das suas prioridades. 

Conheça a vizinhança

Seu estado emocional irá depender de quem serão os seus vizinhos. Nesse sentido, é essencial conhecer os moradores e os estabelecimentos comerciais que irão dividir com você o espaço e, como consequência, a rotina no bairro.

Além de conversar com as pessoas, seus futuros vizinhos, observe se existem ruídos provocados pelos estabelecimentos locais ou até mesmo pelas pessoas vizinhas ao imóvel qual você se interessa. Aproveite e faça uma análise sobre qual o estilo de vida deles.

Eu sei que parece exagerado, mas você com certeza conhece gente que se mudou ou que pretende mudar por conta da vizinhança. Se você é o cara do tipo barulhento, uma vizinhança festeira é tudo que precisa, assim ninguém reclama de ninguém. 

Pense no espaço da casa

Considere o principal espaço a partir das suas necessidades. Estabeleça suas prioridades:e: precisa de uma sala de estar grande? Trabalha em casa e um cômodo para o escritório é fundamental? Adora cachorros e precisa de um quintal ou uma área para criá-los? Planeja ter filhos? Recebe amigos com frequência? Vai morar sozinho?  

Aqui destacamos apenas alguns importantes questionamentos que não podem ser ignorados, mas esta lista deve ser  feitaconforme as suas exigências. São ações importantes antes de comprar a casa dos sonhos

Entenda as normas do condomínio

Se a sua opção para comprar a casa fica num condomínio, além de averiguar a infraestrutura de lazer e segurança (piscina, portaria 24 horas, câmeras de monitoramento, entre outros), também é importante ter conhecimento do que diz a convenção dos condôminos, as normas internas, como permissão para ter animais, compartilhamento da área comum, uso do salão e vaga na garagem ou estacionamento.

Verifique as condições de acesso ao local

Outro fator indispensável para a qualidade da sua escolha está relacionada às condições e infraestrutura de acessibilidade. Faça um teste indo do seu futuro imóvel até o seu local de trabalho ou faculdade, por exemplo. Ao fazer uma simulação, você tem a oportunidade de observar quais são as suas necessidades relacionadas ao transporte público e período gasto no trânsito, por exemplo.

Assim como, se você depende do transporte público, você terá conhecimento sobre o acesso às linhas de ônibus, às estações de metrô ou de trem. Faça uma observação sobre situações em que você precise se deslocar de carro próprio ou táxi, o fluxo de veículos é tranquilo mesmo nas horas de pico?

Considere que quanto mais tranquilo for o trânsito e mais eficiente o serviço de transporte público, mais qualidade de vida.

Dica para quem gosta de receber visitas: é fácil estacionar no seu condomínio? Você já desistiu de visitar alguém ou já chegou estressado depois de passar meia hora procurando uma vaga?

Pesquise sobre a segurança do bairro

Uma das maiores preocupações para quem vai comprar um casa está no quesito segurança. Eis aqui um aspecto que você deve analisar bem. Nada mais angustiante do que ir e vir em estado de tensão e medo constante, por isso, saiba bem a respeito da segurança do lugar que você vai morar. 

Nem sempre uma rápida circulada pela região em que está localizado o imóvel que você pretende comprar basta para identificar as suas características, o estilo das pessoas que moram, transitam ou trabalham nas proximidades ou ainda sobre a infraestrutura pública de segurança que serve o bairro.

Nesse caso, uma boa dica é circular pela área em horários diferentes durante a semana e também no sábado e domingo. Além disso, você pode usar a internet e as redes sociais para fazer pesquisas sobre a segurança no bairro, vale considerar parâmetros como índices de criminalidade e de acidentes de trânsito.

Por outro lado, uma das maneiras mais eficazes de traçar um perfil da segurança do futuro bairro do seu imóvel é dialogar com os moradores do edifício ou das casas vizinhas, além de comerciantes e motoristas de táxi.

Se você sentir que o local não disponibiliza um clima de segurança que condiz com as suas expectativas ou com a sua rotina, busque por outras opções. Comprar uma casa para chamar de sua é um dos maiores objetivos de qualquer brasileiro.

Mas lembre-se. A concretização desse desejo requer um bom planejamento, ótimas opções e conhecimento sobre como escolher um imóvel. Com o UP Consórcio de Imóvel você irá eliminar grande parte de suas preocupações ao fazer um consórcio de imóvel e obter os recursos necessários para conquistar o seu objetivo.  


UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.


Faça uma simulação para consórcio de imóvel! Você não vai se arrepender!


Boa sorte!