Como funciona a alteração do valor da carta de crédito de consórcio

31/03/2022

Imagem blog

Como funciona a alteração do valor da carta de crédito de consórcio

Uma das dúvidas mais comuns é sobre como funcionam as mudanças no valor da carta de crédito. Confira como funciona a alteração e conheça as oportunidades do consórcio! 

O consórcio é um método reconhecido por ser uma excelente maneira de adquirir bens e serviços de alto valor. Quando contemplado, você receberá uma carta de crédito e poderá adquirir o veículo ou imóvel que sempre desejou ter, a única regra é que o bem esteja inserido na categoria que entrou no contrato.

Afinal, o que é a alteração do valor da carta de crédito no consórcio?

Como isso é um acordo de longo prazo, quem contrata o consórcio durante o processo de planejamento pode ter outras necessidades. Portanto, a maioria dos administradores de consórcios tem a flexibilidade de alterar o valor da carta de crédito antes de contemplá-la, desde que o grupo ofereça outras faixas de crédito.

Se você ainda não sabe, uma carta de crédito é uma ferramenta que permite que você consiga o objeto que precisa da sua contemplação. Seu valor é determinado pelo ativo de referência sobre o qual são calculadas todas as parcelas e demais obrigações do grupo.

Desde que o veículo ou imóvel seja da mesma categoria mencionada no contrato, os consorciados poderão adquirir qualquer item no ato da contraprestação, independentemente da marca ou modelo.

Um exemplo bem evidente é que não é possível comprar um veículo com cotas de consórcio e vice-versa. Para evitar transtornos na hora da compra, é preciso entender as principais categorias de produtos que podem ser adquiridos por meio do consórcio:

  • Serviços (viagens, procedimentos médicos e odontológicos e reformas);
  • Imóveis (edifícios, reformas, casas e apartamentos ainda em planta ou terreno);
  • Bens móveis (geralmente veículos, mas também podem ser eletrodomésticos, por exemplo, se especificado no contrato).
Como funciona a alteração do valor da carta de crédito de consórcio

Como alterar o valor da carta de crédito?

Se for do seu interesse, os consorciados podem alterar o valor da carta de crédito antes da consideração, escolher entre uma faixa de valores pré-existentes no grupo consorciado ao qual pertencem e respeitar a política da administradora.

O processo de alteração do valor da carta de crédito será analisado pela administradora, verificando se o grupo suporta o novo valor, recalculando a nova parcela e verificando a capacidade do cliente em cumprir o novo compromisso.

Os consorciados podem optar por adquirir bens de valor superior ou inferior ao da carta de crédito. Caso seja selecionado um produto de maior valor, os consorciados serão responsáveis ​​pelo pagamento da diferença. Caso ocorra o contrário e o valor dos novos bens seja inferior ao valor contratado, os consorciados poderão utilizar a diferença de acordo com algumas regras:

  • Pagamento de obrigações financeiras decorrentes da aquisição de bens ou serviços contratados. Deve ser respeitado um limite total de 10% do limite de crédito. As taxas de transferência de propriedade, impostos, registro em cartório e seguros podem ser pagas junto ao Banco Central de acordo com o disposto na Circular nº 3.432, de 3 de fevereiro de 2009;
  • Liquidar as parcelas pendentes de acordo com o contrato;
  • Os recursos são devolvidos aos consorciados quando as pendências financeiras entre os consorciados e o grupo forem totalmente resolvidas.

Portanto, essas regras não vão surpreendê-lo quando você precisar trocar mercadorias, por isso é essencial saber do que se trata o contrato ao assiná-lo. Consulte as condições oferecidas e sinta-se à vontade para entrar em contato com o administrador em caso de dúvida.

Tal atitude com certeza evitará problemas no futuro e permitirá que você aproveite todos os benefícios do consórcio.

Situações em que a alteração do valor da carta de crédito é vantajosa

Como você sabe, um consórcio é uma forma de planejar a aquisição do seu bem de alto valor. Portanto, a possibilidade de alterar o valor da carta de crédito é garantir que o pagamento sempre garantirá o bem de seu interesse, desde que respeite a classe pactuada na assinatura do contrato.

Essa flexibilidade pode ser explorada de várias maneiras. Se sua família vai se expandir e o carro que você queria não pode mais atender às suas necessidades, você pode mudar para um veículo maior. As mesmas condições se aplicam aos imóveis.

Ao alterar o valor da carta de crédito, também é possível adequar o consórcio ao seu novo padrão de vida, por exemplo, à medida que novos empregos vão surgindo.

Por fim, a variação do valor da carta de crédito auxilia no equilíbrio financeiro, pois parte dela pode ser utilizada para pagar a compra de ativos ou para resolver outras pendências com um possível consórcio.

Dessa forma, esse valor não é um empecilho na hora de contratar um consórcio. Como as propriedades de um consórcio podem ser alteradas, sempre há uma maneira de adequá-las aos seus novos objetivos sem preconceitos.

Mas para que isso aconteça sempre da melhor forma para você, o administrador e o restante da equipe, todas as regras devem ser observadas e seguidas à risca.

Aqui no UP Consórcios você tem as melhores condições do mercado para investir em seus bens e serviços de alto valor. Então Faça uma simulação e inicie seus objetivos.