Como funciona a Assembleia de Consórcio

17/03/2022

Imagem blog

Como funciona a Assembleia de Consórcio

Fazer um consórcio não é uma tarefa complicada. Observe o passo a passo e fique tranquilo  sobre como fazer um consórcio.  Para contratar você precisa apenas: 


  1. Decidir qual objetivo você quer conquistar, seja um um carro, uma casa, viagens, festas, reformas e um monte de serviços que você nem imagina (se tratando de consórcio digital, o que não falta é opção);
  2. Pagar as parcelas mensais, com o valor e prazo que cabem no seu bolso (sim, você tem autonomia para decidir a melhor opção pra você); 
  3. Ao ser contemplado, via sorteio ou lance, receber a Carta de Crédito para adquirir seu bem ou contratar seu serviço


Por falar na assembleia, dá uma olhada sobre como funciona a assembleia de consórcio. Momento crucial quando o assunto é contratar um consórcio...

Para que serve a assembleia de consórcio

A contemplação nos consórcios vai acontecer durante as assembleias. Ao ser contemplado, o consorciado terá direito de utilizar o crédito para a aquisição do bem que ele almeja (casa, apartamento, carro, viagem, festa, reformas e muito mais ). Com a carta de crédito é possível negociar com o vendedor até um preço que seja mais acessível para aquele bem, afinal, a administradora do consórcio efetua o pagamento à vista.

Por ser fundamental no andamento do consórcio, é essencial entender como funciona a assembleia de consórcio


Leia também: Por que o Consórcio Digital é uma excelente opção para você que quer investir

Como funciona a Assembleia de consórcio

A assembleia de consórcio é uma reunião dos consorciados, ou seja, um encontro organizado para que os membros do grupo fiquem sabendo como anda o negócio e para a realização dos sorteios e/ou lances.

A assembleia acontece todos os meses.

A primeira assembleia acontece quando o novo participante começa a fazer parte do grupo. É feito o primeiro sorteio e o primeiro lance. Após isso, sua frequência passa a ser mensal. Justamente por esse motivo, a Assembleia também é chamada de Assembleia de Contemplação.

Sorteios

Os sorteios são realizados a partir do número de cota de cada consorciado, de acordo com o modelo usado pela Loteria Federal. Algumas administradoras dão o nome de pedra-chave ao número de cada cota. 

A grande vantagem dos sorteios é que cada consorciado poderá participar em condições de igualdade com os outros — isso significa que as chances são as mesmas para todos. O único requisito importante para participar dos sorteios é que a pessoa esteja com suas parcelas em dia.

Lances

Se tratando dos lances, a situação é outra. O consorciado não tem a obrigação de participar deles. Apenas participam aqueles que tiverem condições de ofertar lances e os que desejam antecipar a contemplação.

Essa é outra maneira de garantir a compra do bem antes do fim do consórcio. O lance é uma opção para quem deseja adiantar a compra do bem ou a contratação do serviço sem precisar contar com a sorte. O lance é um adiantamento de parcelas em que, todos os meses, alguns participantes oferecem um valor em percentual da carta de crédito e os consorciados que fizerem as maiores ofertas são contemplados, tendo assim o crédito liberado para uso.

Essa informação deve ser dada antes da assembleia ordinária para que a administradora de consórcio possa coordenar esse processo e identificar o maior lance. Os lances ofertados são secretos e nenhum cliente tem informação de lance de outro, portanto não é um leilão.

Nesse caso, o valor do lance é abatido integralmente reduzindo o prazo do plano ou diminuindo o valor das parcelas vincendas. Lembrando claro que o lance só é pago se o consorciado foi contemplado. Do contrário, a oferta é descartada e o consorciado pode repetir a oferta no mês seguinte. Em caso de lances iguais, a administradora de consórcio tem um critério de desempate geralmente usando o número de cota que mais se aproxima da sorteada. Para ser contemplado, também é necessário estar em dias com as mensalidades.

O que acontece na assembleia de consórcio

Uma assembleia de consórcio pode ser presencial, online ou ambas. Normalmente, a modalidade online é o que mais ganha espaço, afinal, isso facilita tudo para os membros do grupo e para a própria administradora, que terá menos trabalho e menos gastos (podendo resultar em uma taxa administrativa mais baixa).

A assembleia de consórcio online é confiável, o valor dos lances é mantido em segredo e só é anunciado o vencedor. 

Assembleia de consórcio extraordinária

Além dos encontros que são mensais, é possível também marcar uma assembleia de consórcio extraordinária, que corresponde a aquela que pode ser chamada sempre quando necessário. São reuniões são mais raras, afinal, só ocorrem quando há assuntos urgentes que não podem esperar a data da próxima assembleia mensal.

Isso acontece caso seja necessário realizar uma mudança nas regras do grupo ou, por outro lado, a necessidade de discutir a prorrogação de algum prazo. Pode ocorrer também caso o objeto do contratado precise ser substituído (isso ocorre quando um automóvel tem sua produção descontinuada, por exemplo, e nesse caso outro deve ser escolhido).

Como a assembleia extraordinária tem como intuito tratar imprevistos, essas reuniões não têm uma frequência correta para acontecer. Para garantir os direitos do participante, a administradora de consórcio deve convocar a todos com antecedência de, pelo menos, oito dias úteis.

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!