Como funciona a carta de crédito para comprar automóvel?

17/03/2022

Imagem blog

Como funciona a carta de crédito para comprar automóvel?

O consórcio é uma das melhores alternativas para aqueles que buscam alcançar objetivos materiais sem comprometer a sua vida financeira. No consórcio, você pode adquirir uma variedade imensa de bens e serviços utilizando uma carta de crédito, de modo simples, acessível e econômico.

O que é uma carta de crédito para comprar automóvel?

Antes de mais nada, no consórcio, quando você contrata um plano e passa a fazer parte de um grupo, na realidade você está adquirindo uma cota e se tornando integrante de um grupo de pessoas que tem o interesse comum de adquirir um bem ou serviço. A partir de então, o participante deve pagar mensalmente o valor estabelecido de acordo com o plano contratado.

Os valores das parcelas pagas pelos membros do grupo são reunidos para formar um fundo comum, que será utilizado para contemplar cada participante com a sua respectiva carta de crédito — um instrumento financeiro que constitui o valor necessário para a aquisição do bem desejado. Logo, se uma pessoa participa de um consórcio a fim de conquistar uma carta de crédito de 150 mil, este será o valor do crédito disponibilizado para a compra do bem. 

As contemplações acontecem durante as chamadas assembleias, eventos nos quais um ou mais participantes são contemplados, por meio de sorteio ou lances — falaremos mais sobre esse ponto adiante.

O que é possível adquirir por meio de um consórcio de automóvel?

Atualmente, o consórcio tem a fama de ser uma das modalidades de aquisição de bens mais utilizadas por brasileiros. Isso se justifica, principalmente, pelas facilidades oferecidas por esta modalidade. Além da variedade de bens e até de serviços que podem ser adquiridos a partir de um consórcio.

De modo resumido, qualquer pessoa pode participar de um grupo de consórcio, planejando a aquisição de diferentes veículos automotores , como:

  • carros e motos;
  • caminhões;
  • maquinários;
  • entre outros veículos. 
como-funciona-a-carta-de-credito-para-comprar-automovel

Benefícios do consórcio de automóvel

  • não há  incidência de altas taxas juros - o que existe é a taxa de administração, que é a forma de remuneração da administradora;
  • planos flexíveis e adaptados aos mais diferentes perfis financeiros;
  • contratação simplificada;
  • segurança financeira;
  • acesso planejado aos bens desejados;
  • muito mais.

Como funciona a carta de crédito para comprar automóvel?

Sem dúvidas, o principal objetivo de quem participa de um grupo de consórcio é conseguir a contemplação. Afinal, a consequência de passar por isso é o acesso ao bem desejado. Quando o participante é contemplado, o consorciado passa pelo processo de liberação do crédito e tem acesso à sua carta de crédito, no qual tem o valor correspondente ao do bem inicialmente contratado.

Lembre-se: a carta de crédito só permite a compra do bem da mesma categoria estabelecida no contrato do consórcio. Ou seja, se você entrar no consórcio de automóvel não irá conquistar um imóvel, por exemplo, e vice-versa, ok?!

Além disso, a carta de crédito permite o acesso ao bem com as mesmas vantagens do pagamento à vista. Isso significa que, com ela, é possível negociar descontos e barganhar com o vendedor, até porque o valor do crédito é transferido integralmente, como se o bem estivesse sendo pago integralmente.

No consórcio, ser contemplado pode ocorrer de duas maneiras: por meio de sorteio ou pela oferta de lance

Sorteios periódicos

No caso do sorteio, o participante é contemplado de maneira aleatória, ou seja, a sorte é a única aliada do procedimento. Diante disso, dependendo do plano contratado, podem ser sorteados um ou mais consorciados nas assembleias periódicas. O mais recomendado é que haja constância na consulta dessa informação no momento da contratação do plano.

Oferta de lance

No lance, o consorciado oferta um valor que corresponde à antecipação de parcelas do consórcio, trata-se aqui de uma maneira de aumentar as chances de contemplação. Neste tipo de modalidade, aqui no UP, há o lance livre. 

Lance livre:: o consorciado tem a liberdade de escolher o valor que pretende ofertar, de acordo com seus recursos disponíveis e com o histórico de lances contemplados no grupo.  

Como ter acesso à carta de crédito para comprar auto?

Foi contemplado no consórcio para comprar automóvel?

Agora é hora de seguir alguns passos para ter acesso efetivo à carta de crédito e assim fazer a aquisição do bem desejado. Não há enrolação quanto a isso, no entanto, fique atento para atender às exigências solicitadas.

Geralmente, toda a documentação exigida pela administradora serve para garantir a segurança legal e jurídica da operação de liberação da carta de crédito, no consórcio não tem a burocracia tão conhecida e repelida pelo povo brasileiro. 

Pode acontecer de, logo de cara, o contemplado não ter seu nome listado nos serviços de proteção ao crédito, isso, contudo, significa que o seu nome pode estar nome sujo.

Logo após isso, é de praxe que a administradora solicite a apresentação de garantias que você tem condições para receber a carta de crédito. A razão para isso é simples: mesmo contemplado, o consorciado deve continuar pagando as parcelas, então é fundamental certificar-se de que ele honrará esse compromisso até o final.

Junto a isso, o contemplado deve entregar seus documentos pessoais e comprovar renda, para ter certeza de que ele será capaz de arcar com as parcelas do consórcio ainda em aberto, se estiver (no caso). 

O processo de conquista do bem, exige identificá-lo corretamente. No caso de veículos, é preciso informar marca, modelo, ano e cor, entre outras informações pertinentes. 

Importante: as regras sobre a etapa de contemplação podem variar de acordo com a administradora, diante de qualquer dúvida, o ideal é solicitar ajuda à empresa. Aqui no UP Consórcios você confere tudo direto no guia do contemplado

Agora que você está por dentro do assunto, faça uma simulação de consórcio aqui no UP

Se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade