Como funciona o consórcio de equipamentos?

17/03/2022

Imagem blog

Como funciona o consórcio de equipamentos?

O Consórcio para Equipamentos busca atender exclusivamente os profissionais que procuram inovações em seu negócio. A partir dessa ideia é possível comprar equipamentos agrícolas, se o seu setor é agrícola, assim como equipamentos para o transporte rodoviários como ônibus, carretas e caçambas, além de laboratórios e clínicas médicas, odontológicas e de fisioterapia. 

Do mesmo modo que funciona o consórcio para comprar carro ou apartamento, a compra de um equipamento ou maquinário também demanda planejamento. Para facilitar todo esse processo, o UP Consórcios traz mais oportunidades, a estratégia UP é se diferenciar e auxiliar consorciados a alcançar suas conquistas. No consórcio, quando contemplado, o participante pode utilizar sua carta de crédito para adquirir equipamentos e colocar em prática aquilo que sempre esteve em ‘’stand by’’. 

Como funciona o consórcio para Equipamentos

Os principais setores no mercado que podem ser favorecidos por esse tipo de consórcio são: clínicas de saúde, clínicas odontológicas, academias, oficinas mecânicas, clínicas de estética, gráficas, restaurantes, lanchonetes, padarias, açougues, pizzarias e outros.

Consórcio de Veículos e Automotores para você comprar equipamentos e maquinários

Na prática, você contrata um Consórcio de Veículos que corresponde também ao de automotores, destinados à compra de um carro ou imóvel. Um grupo de pessoas se une e, por meio de pagamentos mensais, vão acumulando os recursos necessários para a contratação do bem ou serviço

Funciona como todo consórcio: Mensalmente, alguns consorciados são sorteados na assembleia e têm direito à carta de crédito de maneira antecipada. Mesmo com ela em mãos, é muito importante continuar o pagamento das parcelas até o encerramento do grupo.

O que é possível comprar com um consórcio de equipamentos?

Para consórcio de equipamentos, ou seja, entrando no Consórcio de Automóveis, você poderá comprar máquinas e equipamentos novos ou usados, de qualquer marca ou modelo, nacional ou importado. Além disso, vale lembrar que o Consórcio de Máquinas e Equipamentos também te permite comprar máquinas e equipamentos para a construção civil, medição, médico e hospitalares, industrial.

como-funciona-o-consorcio-de-equipamentos

As parcelas têm juros?

Essa é uma das grandes vantagens dos consórcios: diferentemente de outras formas de compra parcelada, não são cobrados juros em nenhum momento.

Neste período, a única taxa cobrada é a taxa de administração, que remunera a administradora. A grande maioria dos consórcios arrecada também o fundo de reserva e a taxa de adesão. Para concluir, são feitas correções sobre o valor da carta de crédito, para que ela não perca poder de compra ao longo do tempo. Para isso, geralmente o IPCA (índice de Preço ao Consumidor Amplo) é empregado como referência.

Quais são as formas contemplação?

A forma de contemplação mais comum já foi mencionada: o tão falado sorteio. Participam dele todos os consorciados que estiverem com o pagamento de suas parcelas em dia. Todos eles têm as mesmas chances de contemplação.

Portanto, quem tiver mais pressa e algum dinheiro reservado pode oferecer lances. Esse recurso funciona como uma espécie de antecipação dos valores que ainda seriam pagos e te ajuda a antecipar sua contemplação. Quanto maior o valor do lance, maior a chance de ser contemplado antecipadamente.

Como a carta de crédito pode ser usada?

A carta de crédito pode ser usada para a compra de qualquer maquinário e equipamento. 

Caso o equipamento desejado seja mais caro que o valor disponível, é possível complementá-lo com recursos do próprio bolso ou comprar mais de uma cota para aquisição do mesmo bem. Se acontecer o contrário e o equipamento estiver barato, o restante da carta pode ser utilizado para abater as parcelas que ainda restam.

Como ser contemplado no consórcio de equipamentos

Contemplação por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode enviar uma mensagem com o valor da sua oferta de lance. Essa oferta pode ser realizada 24 horas antes da assembleia, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual competitivo da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele é debitado antes do sorteio. Somente após a contemplação, caso o seu lance seja selecionado, haverá a cobrança do valor que deve ser pago em até 5 dias úteis. Portanto, fique tranquilo: se você oferecer o lance, e não for contemplado, não vai perder nada.

Qual é a melhor opção: sorteio ou lance?

Diferentemente de todas as administradoras de consórcio, o UP só realiza a cobrança do valor da taxa de administração após a contemplação. A taxa de administração é um valor cobrado para remunerar a administradora pela formação dos grupos, gestão das cartas de crédito, realização de assembleias e sorteios e repasse da carta para a aquisição do bem.

Portanto, quanto mais demorar para receber o bem,  você tem o benefício de pagar menos quantidade de parcelas com a taxa e adia o pagamento da taxa de administração. Para quem deseja adiantar a contemplação, o lance é muito vantajoso. Dessa forma, você adiantar as parcelas restantes e realiza o seu objetivo de conquistar um bem sem se preocupar em pagar juros  por ele, como acontece com o financiamento

Se você optar por utilizar o valor do lance para reduzir a quantidade de parcelas, nenhuma taxa é aplicada sobre o valor do lance - tá aí outra vantagem. Lembrando que, seja via sorteio ou por lance, você não paga juros ou valor de entrada. Faça uma simulação! Entre em contato com a gente, estamos ansiosos por sua parceria!