Como identificar combustível adulterado?

17/03/2022

Imagem blog

Como identificar combustível adulterado?

Abastecer com combustível adulterado é um grande perigo para o carro. Problemas podem ser gerados, desde os corriqueiros: perda de potência e rombo no bolso, até a contaminação do óleo, carbonização e depósito de resíduos e – em casos extremos e muito raros – deformação dos pistões e de outros componentes. 

Por isso, fique de olho no que você está colocando no tanque do seu carro: o barato pode sair muito caro. Conheça 5 sinais de que o combustível é adulterado!

5 principais maneiras de identificar combustível adulterado

1. Luz de alerta do motor

A luz de alerta do motor é um importante indicativo de anormalidade no sistema de injeção eletrônica. No painel quando a luz de alerta estiver acesa, com o desenho do motor, indica o problema do sistema em lidar com o combustível. Esse sistema, que controla a admissão de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar, pode ter problemas se o etanol ou gasolina forem adulterados. O combustível não é reconhecido pela sonda lambda.

Assim, a luz pode aparecer no painel e se manter acesa. Se isso acontecer após o abastecimento do seu veículo, a razão pode ser uma gasolina ou etanol contaminado com algum outro produto. É importante sempre observar esse fator ao abastecer seu carro em um posto de combustível que você não está acostumado.

como-identificar-combustivel-adulterado

2. Aumento de consumo

Além da luz do alerta do motor, outro sinal importante de que o combustível está adulterado, é quando o consumo do carro aumenta bastante. Se você abasteceu o veículo num posto de combustível novo, fora da sua rotina, e observou que gasolina ou etanol acabou mais rápido que o normal, pode não ser apenas uma impressão sua, e sim um indicativo de combustível adulterado ou contaminado.

3. Óleo contaminado

O óleo do motor também  pode apresentar sinais de que o combustível é adulterado. Caso o óleo que sai do cárter esteja com mudanças nas características esperadas, também pode ser por causa do combustível adulterado. Neste caso, pode ser pela gasolina com solventes ou etanol com água demais.

4. O carro perde performance

Se o veículo parece menos potente do que o normal, é outro sinal de que o posto utilizado deve ser olhado com desconfiança. Lembrando que, para todas essas dicas, pode existir mais de uma razão para o problema. Por isso, não deixe de considerar a necessidade de uma manutenção e sempre fazer as revisões do seu carro.

5. Carro “tosse” ou “engasga”

Se o carro estiver dando pequenas engasgadas, ou seja, pequenas falhas nas quais parece que o motor vai morrer, também é sinal de que o combustível no tanque pode estar adulterado.

Consórcio de carro para compra segura de automóvel

Em meio a tantas crises e dúvidas, fazer um negócio sem ter prejuízo é o maior objetivo dos consumidores. Investir no consórcio é a melhor opção para quem quer comprar ou trocar de carro! Sabemos muito bem como é difícil relaxar completamente quando as dificuldades financeiras batem na porta! E se é seu caso, fique tranquilo, você não está sozinho (inclusive, em meio a crise econômica, está longe de estar sozinho nessa embarcação).

Como obter a carta de crédito para comprar automóvel

A carta de crédito é responsável pela entrada de pessoas no consórcio. Afinal, é o que dá o poder de compra. Pagar com carta de crédito é o mesmo que comprar à vista e, por isso, você pode negociar um bom desconto com o vendedor do carro. Além disso, você pode comprar direto do proprietário, o processo é bem simples e te deixa mais seguro porque o carro vai ser vistoriado por um especialista, que garante um bom negócio. 

Outros diferenciais significativos do consórcio: não é necessário dar nenhum valor de entrada, ou seja, o valor do carro é parcelado de maneira integral pelo prazo do plano contratado. Outro benefício é que não há a cobrança de juros, o que existe é a taxa de administração, que é imbatível quando comparado a qualquer outra modalidade de crédito.

Em quanto tempo serei contemplado no consórcio de automóvel?

O consórcio é uma forma de aquisição planejada, logo, se você tiver um veículo e está pensando em trocar, essa é uma maneira de se preparar financeiramente e fazer a substituição com calma. 

A contemplação pode ser de duas formas: por meio de sorteio ou pela oferta de lance. No caso do sorteio, o participante é contemplado após regra contratual considerando a Loteria Federal. No lance, o consorciado oferta um valor que corresponde a antecipação de parcelas do plano contratado, trata-se de uma maneira de antecipar a sua contemplação. O participante interessado oferece o valor que achar mais adequado. Nesse caso, é aconselhado estudar com cuidado o histórico do grupo para entender qual é o percentual médio oferecido pelos participantes e avaliar as condições disponíveis para ofertar valores maiores. Mas, se a contemplação não acontecer de imediato, é só ofertar no mês seguinte, afinal, o lance só é pago se você realmente foi contemplado.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.