Como planejar suas finanças para alcançar objetivos em 2021

17/03/2022

Imagem blog

Como planejar suas finanças para alcançar objetivos em 2021

Todo mundo deve concordar com o fato de que nos planejamos para 2020 e, infelizmente, muitos desses planos foram por água abaixo. Afinal, tem sido um ano mundialmente desafiador dado a realidade da COVID-19 e todos os desdobramentos que isso acarretou para a economia. 

Mas vamos lá, precisamos manter nosso espírito de Ano Novo - Vida Nova, e já dá para se organizar para 2021. Logo vem uma nova oportunidade de fazer as coisas de maneira diferente. Acompanhe nosso conteúdo para você planejar suas finanças e fazer do ano que vem o melhor de sua vida!

Para isso, reflita algumas ações do passado. No último ano você fez um planejamento financeiro? Atingiu as suas metas? Quais aprendizados tirou organizando a sua vida financeira? Apenas ao responder estes questionamentos você conseguirá aprimorar o que você já fez e se não conseguiu realizar os seus objetivos, e traçar novas metas.

Como planejar suas finanças para alcançar objetivos em 2021 

O primeiro passo é definir metas concretas que vão ser realizados a médio e longo prazo. Pode ser a compra de um carro, da sua casa própria ou de um imóvel para investimento. Compreender exatamente o que você quer alcançar, possibilita traçar uma meta do que é preciso fazer para conquistar. Tenha em mente que é importante ter os pés no chão, traçar metas para a sua realidade atual, ou seja, objetivos que você consiga alcançar pagando um valor por mês que não irá te trazer problemas. 

Faça uma planilha do seu orçamento

Se você ficar falando ‘’preciso começar a guardar dinheiro’’ para tudo, nada vai adiantar. Seja específico e determine: Quero guardar 15% do que eu ganho por mês para investir em tantos objetivos. Faça uma análise dos seus gastos e coloque todas as informações em uma tabela. O valor que entra por mês, seus gastos fixos e outras contas a serem pagas por mês. Tendo isso em mãos é possível analisar concretamente para onde o dinheiro está indo e de que forma é possível economizar. 

Que tal dividir o seu ganho em três partes? Você pode começar a se organizar através da seguinte lógica: contas a serem pagas, dinheiro para investimento e reserva financeira. Ao estabelecer estes limites e ter disciplina para mantê-los ao longo dos meses, certamente você vai conseguir atingir os seus objetivos.

Seja realista

Estabelecer objetivos que não estão dentro da sua realidade é um dos motivos mais comuns para as pessoas desistirem do planejamento financeiro, e isso pode até ser considerado uma auto sabotagem. Você pode estabelecer metas a longo prazo como se fosse uma escada. No primeiro momento, você conquista algo menor para mais tarde atingir objetivos maiores, como por exemplo: você faz um consórcio para compra de um imóvel para investir.

Conquistando este imóvel você abre as portas para vários tipos de investimentos que podem aumentar a sua renda mensal. Você pode revender o imóvel garantindo um lucro com a venda, ou ainda alugar o imóvel para obter uma renda mensal, montar uma pousada, entre outros. Com o dinheiro a mais que vai entrar é possível traçar metas que antes poderiam ser consideradas mais complicadas.

Dessa maneira, vá pensando na escadinha, de um imóvel você pode passar para dois, e assim por diante você vai se desenvolvendo, seguindo as suas finanças e a sua determinação.

Tenha foco para quitar a suas dívidas

Se você tem dívidas em aberto, como prestações atrasadas, por exemplo (que é bem comum aos brasileiros), tenha como primeiro foco quitar ou colocar em dia a suas contas, após isso será possível investir em suas metas. Descreva as suas dívidas na planilha de modo a visualizar uma forma de colocá-la em dia. Se você precisa juntar dinheiro durante dois ou três meses para alcançar isso, você pode estabelecer prazos para você mesmo.

Controle-se nos gastos por impulso

Esta é uma dica clássica para planejar suas finanças. Antes de comprar qualquer coisa que seja, sempre pense (1….2….3 vezes se preciso): “Mas eu realmente preciso disso?”

Comprar algo somente porque está em oferta, é um dos maiores perigos para entrar em dívidas. Nesse sentido, reflita sobre qual o impacto que tal compra pode gerar no seu controle financeiro e decida se realmente vale a pena.

Como planejar suas finanças para alcançar objetivos em 2021

Quanto você economiza

De nada adianta receber e gastar na mesma proporção. Para que você consiga acumular uma quantia lhe possibilite alcançar suas metas financeiras, é necessário poupar de forma consistente. Analise seu orçamento e estabeleça um valor fixo que você guardou com muita disciplina todo mês. O mais recomendável é no mínimo de 10%, no entanto considere o ideal de  20% de sua renda mensal, avaliando de acordo com a sua possibilidade.

Se seu objetivo é de prazo mais longo, certamente você poderá guardar menos. É importante que você não esqueça também de que é sempre prudente separar uma parte dessa quantia para formar um fundo de reserva para lidar com possíveis emergências.

Quer planejar suas finanças? UP Consórcio é investimento!

O consórcio é um investimento mais que seguro, do tipo ideal para quem não tem disciplina na hora de economizar. Além disso, é perfeito para quem tem um bom capital em mãos e busca aumentar seu patrimônio a custos baixos.

O que alguns pensam e (dois pontos, tô sem pontuação) mas vou pagar taxa para guardar dinheiro! A grande sacada aqui no UP e que voce nao paga taxa nenhuma para poupar e ainda tem as atualizacoes do seu crédito como rendimento purinho. Somos o unico consórcio do Brasil perfeito para quem se planeja.

Então, assim que for fazer o seu consórcio, não deixe de buscar uma administradora que esteja autorizada pelo Banco Central, pois, assim, o seu investimento não vai correr riscos!

Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no Up

Simule seu consórcio agora mesmo!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco


Até a próxima!