Como prosseguir caso não consiga manter o pagamento das parcelas?

31/05/2022

Imagem blog

Como prosseguir caso não consiga manter o pagamento das parcelas?

Saiba como agir caso o pagamento das parcelas de seu consórcio esteja ficando pesado para manter. Neste artigo vamos te contar mais sobre o assunto. Boa leitura!

A primeira questão que se deve ter em mente antes de entrar no consórcio é o seguinte: esta modalidade de compra é super a favor do planejamento financeiro. E isso não é só investir em consórcio, mas também prevenir e evitar problemas de diversas naturezas. 

Com as contas para pagar todos os meses, sabemos que nem sempre o planejado sai como o esperado, mas é necessário estar preparado para superar algumas situações específicas que possam surgir. Neste artigo, entenda o que fazer caso não esteja conseguindo realizar o pagamento das parcelas do consórcio em dia. 

3 consequências quando não é possível fazer o pagamento das parcelas do consórcio  

1. Consequências de se atrasar o pagamento das parcelas — consórcio não contemplado

Um bom planejamento financeiro nem sempre é o único fator para se manter o pagamento das parcelas do consórcio em dia, sabemos que alguns imprevistos podem acontecer e afetar seu orçamento por um tempo. Nesse caso, se você entrou para um grupo de consórcio, existem algumas possibilidades para evitar consequências mais graves. Entre eles, que cancelem sua cota.

O primeiro passo é entrar em contato com o administrador do consórcio e explicar a situação. Então procure uma alternativa que funcione para você.

Por exemplo, você pode tentar negociar para diluir as dívidas em pagamentos mensais que ainda perduram até serem pagos. Em situações extremas, como desemprego ou acidente, você pode usar o seguro para manter suas parcelas em dia. Outra opção viável é reduzir seu limite de crédito. Dessa forma, você terá preços mais acessíveis até que sua situação financeira se estabilize.

Como prosseguir caso não consiga manter o pagamento das parcelas?

2. Consequências de atrasar o pagamento das parcelas — consórcio contemplado não faturado

Se você se juntou a um consórcio, mas ainda não pagou parcelado, a opção mais recomendada é contratar o seguro prestamista. Se você se qualificar dentro das regras da administradora de consórcio, poderá continuar usando o investimento ativo. Se exceder o atraso em 42 dias, aí sim haverá desclassificação e cancelamento da cota de consórcio.

3. Consequências de atrasar o pagamento das parcelas - consórcio contemplado 

Aqueles que são contemplados e utilizam a carta crédito enfrentam uma situação um pouco mais complicada. Neste caso, o atraso do parcelamento será gentilmente comunicado pela administradora.

No entanto, quando os atrasos persistem, os administradores podem tomar medidas mais drásticas, incluindo negar ou mesmo recuperar indevidamente os bens conquistados. Quando isso acontecer, o bem será leiloado para quitação das parcelas em aberto.

É importante entender que os consorciados são interdependentes para esse investimento, de modo que o atraso de uma pessoa pode comprometer o investimento de todo o grupo.

Quero desistir do consórcio, por isso o pagamento das parcelas estão em atraso…

A desistência do consórcio tem consequências diferentes, dependendo da duração do contrato. Se você desistir do consórcio em até 7 dias após a assinatura do compromisso, as leis que regem essas transações garantem que você não pagará nenhuma multa e reembolsará o valor solicitado. Porém, há um detalhe importante para isso: o contrato não pode ser assinado na sede do administrador.

Se você desistir do consórcio durante o período do contrato, leia atentamente o contrato no qual você se inscreveu e veja as regras e condições fornecidas pelo administrador. 

Dicas de planejamento financeiro para evitar o pagamento das parcelas em atraso 

Você não precisa desistir do consórcio porque está com dificuldades financeiras. Pois, seu crédito não será analisado enquanto você não for contemplado. O fundamental é que você mantenha seus pagamentos em dia e tente lidar com as demais despesas da melhor maneira possível. 

Cada pessoa possui uma maneira própria de consumir e organizar o seu dinheiro. Enquanto alguns têm facilidade para poupar, outros sempre cedem às compras por impulso e ficam no vermelho antes mesmo do mês acabar. Para montar um bom planejamento financeiro pessoal, é necessário compreender a forma como você lida com o dinheiro e como funcionam suas finanças pessoais. 

Você gasta mais do que ganha? Tem reserva de emergência? Tem dívidas? 

São questões importantes neste momento. 

Se você receber a carta de crédito somente ao final do prazo do consórcio, ela poderá ser utilizada para a quitação do que restar. Entretanto, vale destacar que por mais que você esteja com dívidas, cancelar um consórcio no meio nunca é a opção mais interessante. Até porque o valor não é devolvido imediatamente e há a cobrança de multas por desistência..

Se organize para fugir de dívidas: o consórcio te apoia nisso!

Para não ter o nome sujo, ser aprovado em análises de crédito e ter uma vida mais tranquila, é fundamental seguir alguns passos básicos de educação financeira. O primeiro passo é conhecer todos os seus débitos, ou seja, saber onde e o que está devendo. Faça essa lista facilmente com apoio de planilhas disponíveis na internet. Feito isso, você vai precisar organizar as finanças: cortar gastos desnecessários e planejar o que será pago de maneira mais rápida.

Agora que você leu este artigo, tenho certeza que você encontrará uma solução para superar os momentos difíceis. Se precisar, nós do UP estamos aqui prontos para te fortalecer: entre em contato