Como sei que posso confiar em um incorporadora imobiliária?

17/03/2022

Imagem blog

Como sei que posso confiar em um incorporadora imobiliária?

Em qualquer região que você vá, se você perguntar a um morador antigo de um bairro como era aquele local no passado, é provável que ele lhe diga uma lista de mudanças ao longo de anos. Onde ficavam casas, hoje existem prédios. Antes a rua não era asfaltada, hoje sim. E por aí vai...

Isso acontece porque as necessidades dos moradores mudam com o passar dos anos, a população aumenta e o município altera a sua principal atividade econômica. A consequência pode ser mais investimentos no bairro, ou o contrário, por exemplo. 


Tudo isso surte efeito na procura por imóveis, mas onde construí-los? 


Uma das principais funções de uma incorporadora imobiliária é justamente identificar oportunidades de negócio. Diante disso, essas empresas realizam estudos, compreendendo quais são as possibilidades dos terrenos disponíveis na cidade, estejam eles ocupados ou sem nenhuma utilidade. A incorporadora imobiliária cuidará dos trâmites burocráticos relacionados à compra do terreno, registrando-o no cartório de imóveis da região.Mas você sabe quando pode confiar em uma incorporadora imobiliária? Escrevemos este conteúdo para ajudá-lo a fazer bons negócios! 


Como confiar em uma incorporadora imobiliária

Incorporação imobiliária trata-se do processo por meio do qual um prédio que será construído é incorporado ao terreno. Normalmente esse terreno pertence a um terceiro, que é pago por isso, sendo que muitas vezes recebe unidades autônomas (apartamentos) que farão parte do prédio.


O processo de incorporação imobiliária possui três agentes principais:


  • O dono do terreno, que cede o espaço para a construção;
  • A construtora, que é responsável por realizar a obra;
  • A incorporadora, que trabalha em parceria com as outras duas partes e lida com a venda das unidades, seja ainda na planta ou já prontas.


A incorporadora imobiliária tem como objetivo fazer com que todos possam trabalhar com segurança jurídica, ela é responsável por firmar contrato tanto com o dono do terreno quanto com a empresa de construção que irá executar a obra. No contrato, ficam estabelecidos os direitos, deveres, prazos e pagamentos de cada um. 

Faça uma pesquisa sobre a empresa

Se você pular esta tarefa, pode ter problemas sérios no futuro. Verifique se a empresa tem uma boa reputação no mercado. Evite fazer negócios com incorporadoras imobiliárias que tenham atrasado o pagamento dos terrenos que compraram ou que respondam a muitos processos judiciais.

Verifique a qualidade da comunicação

A empresa está conseguindo tirar todas as suas dúvidas? A empresa é solícita ao atendê-lo? A empresa divulga de forma clara seus canais de atendimento (telefone, e-mail e endereço, entre outros)? 

Essas perguntas são essenciais para que você conheça a qualidade do serviço prestado pela incorporadora imobiliária. Se você notar que a empresa não responde às suas tentativas de contato ou que os atendentes parecem não conhecer nada de mercado imobiliário, fique atento. Observe se você não está caindo em uma cilada. 

Por que fazer um UP Consórcios de Terreno/Imóvel

Para entender o consórcio de imóvel de maneira simples, basta pensar em um grupo de pessoas que desejam comprar um bem, como um terreno, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizarem para contribuir mensalmente com valores iguais, essas pessoas conseguem comprar alguns imóveis à vista por mês!

E é aí que entram os sorteios. É para decidir quem fica com o imóvel da vez - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros e sem taxas de administração, além de isenção total da taxa de adesão e do fundo de reserva. 

Pesquise a modalidade de crédito ideal para você!

O UP possui algumas singularidades que o destacam dentre os demais consórcios e o reafirma como uma melhor opção para nossas conquistas. Diferente de um financiamento, por exemplo, não é necessário ter um grande valor de entrada para dar o primeiro passo na conquista de sua meta: aqui, temos diversas categorias que você pode escolher, entre carros, imóveis, serviços estéticos, cursos, festas, viagens ou reformas; escolhido o seu objetivo, é determinado o valor do crédito desejado e escolhida a quantidade de parcelas.

O plano de consórcio é iniciado de forma 100% digital, através de nosso site e não é cobrada nenhum tipo de taxa ou juros para contratar, como acontece em todas as outras modalidades de crédito. Exemplo: Se é desejado um carro no valor de R$40 mil e o consorciado escolhe realizar o pagamento em 150 parcelas, ele irá pagar R$1 mil por mês.

Apenas após a contemplação, ou seja, após ter o seu bem ou serviço em mãos, que é iniciado o pagamento de uma Taxa de Administração, que aqui possui as menores porcentagens do mercado: 0,35% para autos e imóveis e 0,45% para serviços: sem cobrança referente ao período anterior a contemplação. Lembrando que você não paga taxa sobre as parcelas anteriores à sua contemplação. Isso significa que o último a ser contemplado paga nenhuma taxa.

Quando o desejo é um bem de maior valor, como um imóvel, as vantagens em contratar um consórcio ficam ainda mais evidentes. Além de não precisar de um valor de entrada e eliminar as taxas e juros abusivos, ainda é possível contar com o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para realizar o seu lance – além de antecipar a conquista de sua carta de crédito, o valor é usado para eliminar as últimas parcelas do consórcio, diminuir todas as restantes ou até mesmo te ajudar com eventuais meses em atraso.

Ao entrar em um financiamento as parcelas podem ser atrativas, mas não podemos jamais esquecer os prazos. A decisão no momento de escolha entre o consórcio e o financiamento deve levar em consideração não apenas o fato da parcela caber ou não no bolso. Mas sim a certeza que, em um consórcio, considerando o pior cenário (sem lance, sem adiantamento de parcelas, sem amortização com FGTS), você deverá quitar o imóvel em 15 anos.

Estando assim livre para conquistar outros objetivos. Já no financiamento, os prazos são até mesmo superiores ao dobro do consórcio. Mesmo com as parcelas decrescentes, você chega a pagar mais de 200% de juros. E, é claro que quem paga juros conquista menos.

Todos os financiamentos exigem um valor de entrada e, para poupar este valor, precisamos de disciplina. Sendo assim, seja qual for a modalidade de crédito escolhida, consórcio ou financiamento, temos que organizar nosso orçamento e ter paciência. Para quem já guardou o suficiente para entrar em um financiamento de imediato, o consórcio é uma excelente opção, pois você pode ofertar um lance logo na primeira assembleia.

Aproveite essas dicas e faça escolhas assertivas! Boa sorte! Até mais!