Compra segura de carro: 5 dicas para não ter dor de cabeça

21/06/2022

Imagem blog

Compra segura de carro: 5 dicas para não ter dor de cabeça

A maior preocupação na hora de fechar negócio, é em fazer uma compra segura. Aqui separamos algumas dicas para que você evite maiores transtornos na hora da compra do seu automóvel.

Algumas pessoas gostam de surpresas, mas não conheço ninguém que goste de surpresas na hora de comprar um carro, seja novo ou usado.

  • Como o veículo foi cuidado em sua vida passada? 
  • Sua garantia ainda está totalmente intacta? 
  • Ele funcionará e funcionará corretamente nos próximos anos com o mínimo de dores de cabeça? 
  • Existe algum problema à espreita que pode custar-lhe dinheiro?

São boas perguntas para orientar suas decisões. Quer fazer uma compra segura de automóvel? Continue lendo este artigo! 

5 Dicas para realizar compra segura de carro usado no Brasil 

Os carros usados ​​podem vir com muita incerteza, especialmente se o histórico e a manutenção do veículo por seus proprietários anteriores não forem claros. Para ajudar a reduzir um pouco dessa incerteza e adicionar o máximo de confiança ao seu processo de compra de carros usados, considere cada uma das cinco dicas principais abaixo como uma série de etapas finais antes ou durante a compra.

Compra segura de carro: 5 dicas para não ter dor de cabeça

1. A Inspeção Pré-Compra (PPI)

Obter um PPI é uma inspeção, por um técnico profissional, do veículo que você está considerando para compra. Alguns veículos usados ​​incluem esse tipo de inspeção com a compra, normalmente quando são vendidos como parte de um programa em uma concessionária.

Veículos vendidos de forma privada normalmente não vêm com um PPI, mas ter um executado como uma etapa final antes de sua compra é o melhor meio de se proteger de comprar as dores de cabeça de outra pessoa. Você terá que fazer com que o vendedor o encontre em uma loja ou providenciar para que você leve o veículo até lá; a inspeção leva cerca de uma hora e normalmente não possui um preço abusivo.

Quando o PPI é concluído, você recebe um relatório que fornece uma imagem de alta resolução do estado atual do veículo e de todos os seus sistemas. O PPI é uma ferramenta poderosa para quem busca a máxima tranquilidade.

2. Verifique os itens consumíveis para uma compra segura

Algumas partes de um veículo se desgastam naturalmente com o tempo como resultado de seu uso. Essas peças incluem pneus, rotores de freio, pastilhas de freio, palhetas, lâmpadas, fluidos e filtros, e até mesmo componentes de suspensão em algum grau.

Aproxime-se do veículo usado que você está considerando, assumindo que todas as suas peças consumíveis precisam de substituição imediata e que o vendedor prefere que você, não eles, pague a conta. Então, pelo processo de eliminação, trabalhe para trás até confirmar o contrário.

Se você não tiver certeza de como inspecionar esses componentes, peça a ajuda de um técnico durante a inspeção do PPI. A maioria dos vendedores não está tentando passar uma conta de reparo futura, mas alguns estão – então pode valer a pena estar atento.

Não se esqueça da bateria, também. As baterias instaladas na fábrica podem durar apenas dois anos antes de ficarem fracas e começarem a causar problemas eletrônicos em sistemas de veículos com fome de energia que não conseguem obter energia suficiente. Uma bateria fraca é a principal causa de frustração, de acordo com muitos proprietários de veículos.

3. Observe os custos

Talvez você esteja mudando de um Chevrolet Ônix para um Jeep Renegade, ou trocando seu velho carro econômico por um mais novo. De qualquer forma, entender as implicações no seu orçamento pode evitar surpresas desagradáveis ​​no futuro.

Antes de comprar, considere pesquisar os custos de coisas como seguro, pneus, trocas de óleo e manutenção. Observe que alguns modelos de luxo e esportivos exigem gasolina premium mais cara e que um carro mais esportivo pode ser mais caro para segurar do que um modelo econômico. Se você estiver mudando de algo com um motor menor para algo com um maior, certifique-se de conhecer o efeito na sua conta de combustível na vida real também.

4. Recall para uma compra segura de carro

Os recalls são emitidos para tratar de defeitos de segurança latentes nos veículos, e o trabalho de recall é realizado gratuitamente pela concessionária do veículo.

Alguns veículos têm muitos recalls e outros poucos. Quando um recall é emitido, pode afetar alguns carros, algumas dezenas ou algumas centenas de milhares.

Com o VIN do veículo e o comprovante de propriedade, um departamento de serviço do revendedor pode verificar quais, se houver, recalls de segurança podem estar pendentes no veículo que você acabou de comprar. Garantir que todo o trabalho de recall tenha sido realizado torna seu veículo mais seguro e também pode evitar dores de cabeça e frustração com a operação de determinados sistemas do veículo.

5. Faça um consórcio para compra segura de carro usado

Com o consórcio de carros usados sua compra é segura e acessível. Para começar, a grande vantagem é que o consórcio é ideal para quem quer investir em tempos de crise. 

Veja como funciona o consórcio de carros usados: um administrador autorizado pelo Banco Central é responsável por agrupar as pessoas interessadas em comprar um carro usado - lembre-se, deve haver um número mínimo de pessoas no grupo para o sorteio mensal.

Além disso, é possível oferecer lances que são uma forma de conquistar seu carro usado sem esperar pelo sorteio.

Para que os membros obtenham a carta de crédito a ser emitida em assembleia, deverão pagar em dia uma mensalidade de acordo com o prazo e valor acordado com a administradora.

Após atingir esta importante conquista, o consorciado poderá obter o carro que sempre quis conquistar ou, se desejar, poderá resgatar seu dinheiro ao final do grupo.

O UP se propõe a ser uma forma de compra moderna, prática e simples, adequada para você que precisa cuidar melhor do seu dinheiro. Aqui, você alcança um bem de alto valor pagando por parcelas que cabem no seu bolso: isso é real oficial

Não necessita de intermediários, tem simplicidade e autonomia na escolha do seu plano e não tem burocracia: está tudo na Internet. Faça sua simulação aqui no UP Consórcios!