Comprar imóvel na planta é rentável?

17/03/2022

Imagem blog

Comprar imóvel na planta é rentável?

Comprar imóvel é sempre algo que famílias e solteiros planejam fazer. Não importa se o imóvel é novo ou usado. No entanto, há uma série de vantagens em comprar imóvel na planta que, sim, devem ser consideradas, como as relacionadas ao parcelamento e flexibilidade de pagamento, normalmente oferecidas pela maioria das construtoras.

Mas também há desvantagens a serem analisadas e avaliadas, como o risco de entrega – fator que levou muitos a abandonar o negócio. Afinal, trata-se de um grande investimento e todas as alternativas devem ser cuidadosamente analisadas.

Diante disso, temos que pesar nossas principais necessidades para poder atendê-las. A propriedade pode ser usada imediatamente para algum investimento ou futura casa. Com base nessas possibilidades, podemos decidir o que é melhor.

Vamos citar algumas vantagens e desvantagens para que você possa decidir se quer investir na compra de imóvel na planta.

Comprar imóvel na planta: quais os cuidados que devemos tomar?

Comprar imóvel na planta geralmente fica apreensivo com a conclusão das obras. Há muitas pessoas que adiam suas conquistas por esse motivo. Portanto, é necessário avaliar a construtora responsável pelo projeto.

O principal truque para evitar contratempos e arrependimentos é pesquisar o histórico da construtora para ver se ela possui certificado de qualidade. Quaisquer eventos negativos, como atrasos na construção, são um bom motivo para evitar o fechamento do negócio.

Ir ao registro de imóveis também é uma precaução. Lá, você poderá verificar se a construtora está cadastrada e se o porte e os planos do negócio são aprovados pelo município.

Vale ressaltar que no contrato está previsto um atraso de até 180 dias. Então, se você está pagando aluguel e contando com uma data definida, tome cuidado pois existe essa possibilidade. Então você precisa de reservas para continuar pagando suas contas - se for o caso.

Quais são os benefícios de comprar imóvel na planta?

Comprar imóvel na planta tem a vantagem muito especial de poder morar em um lugar novo que nunca foi habitado antes. No entanto, os benefícios não param por aí. Quer saber mais? Confira!

Preço mais acessível

Uma vantagem que leva muitas pessoas a investir na planta é o valor mais acessível. Os imóveis em construção são mais baratos do que os imóveis concluídos. Além disso, existem muitas outras facilidades de pagamento parcelado. Nesse sentido, os construtores são mais flexíveis.

Avaliação imobiliária

Este é um bom negócio para quem quer usar seu imóvel como investimento. Os condomínios de imóveis na planta têm valor diferenciado devido às muitas unidades vendidas. Uma vez pronto, ele recebe uma avaliação de mercado.

Possibilidade de customização

É uma bela vantagem receber um apartamento novinho e ainda tê-lo do nosso jeito, não é? Ao comprar um imóvel na planta, algumas construtoras permitem que os clientes escolham seus materiais de acabamento preferidos, como azulejo e tinta – isso evita que os moradores tenham que pensar em reformas para substituir os pisos após a mudança, por exemplo.

Novo sistema elétrico e hidráulico

As propriedades compradas na planta têm instalações elétricas e hidráulicas novas e de última geração - sistemas que não precisarão de reparos tão cedo. Há muito tempo, apartamentos e prédios estão livres de vazamentos, penetrações e quaisquer problemas de manutenção, que muitas vezes acontecem em imóveis mais antigos.

Configuração moderna

Para aqueles que seguem a arquitetura e o design mais recentes, sabem como pode ser divertido comprar um apartamento no térreo. Estas versões seguem a nova tendência de espaços abertos e funcionais. No entanto, mesmo que a configuração do condomínio não ofereça o que o proprietário deseja, ele ainda pode ser remodelado para se adequar ao gosto do comprador.

Facilidade de pagamento

Flexibilidade de negociação e parcelas mais confortáveis ​​são outras vantagens que essa opção pode oferecer. Quem optar pelo Consórcio de Imóvel pode escolher o melhor plano de pagamento de parcelas.

Documentação atualizada

Novos condomínios oferecem a vantagem de nunca serem habitados. Por isso, há menos burocracia nas negociações. Dito isso, não há necessidade de verificar as taxas e impostos que os ex-moradores tiveram que pagar, e não há problemas com arquivamento atrasado e registros incompletos.

Tempo planejado

Para quem não tem pressa de se mudar, o tempo até a entrega das chaves pode ser usado para fazer bons planos. Dessa forma, quando ocorrem mudanças, tudo já está em ordem. Por exemplo, você pode cuidar de uma nova decoração pesquisando decorações e móveis.

Afinal, existem desvantagens de comprar imóvel na planta?

Novamente, devemos estar atentos às desvantagens desse tipo de negócio.

Período de mudança

Esperar alguns anos para comprar imóvel na planta geralmente é uma dor. Para quem precisa urgentemente de uma casa, esta pode não ser a melhor opção. Essa espera pode ser cara, principalmente para quem paga aluguéis altos.

Possível atraso

Enquanto quem compra uma casa na planta sabe que o trabalho pode atrasar, e está no contrato, mesmo assim o atraso costuma ser brutal para quem espera. Isso comprometeria o plano e quem está neste tipo de negócio está definitivamente em risco.

Risco de entrega

A maior preocupação das pessoas que compram imóveis em construção é o risco envolvido. Afinal, o apartamento não foi construído, certo? 

Quem garante que ele estará pronto? Na verdade, é um sentimento geral de insegurança nesse tipo de negociação. No entanto, se você pesquisar antes de fechar com um corretor de imóveis, com certeza terá mais tranquilidade enquanto espera.

Como você pode ver, comprar um imóvel na planta exige cautela e muita atenção. Enquanto esperar é chato, você pode usar esse tempo para planejar sua nova vida e, eventualmente, você terá sua própria casa nova. A espera definitivamente vale a pena! 

Com o consórcio de imóvel seu investimento será bem mais rentável, afinal, você poderá planejar a compra do imóvel com mais segurança e parcelas que cabem no seu bolso. 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação.

Chega de perder tempo e fazer um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP para tirar suas dúvidas e dar um UP no objetivo.