Conheça os tipos de frotas

12/07/2022

Imagem blog

Conheça os tipos de frotas

Não é segredo que empresas, corporações e organizações de todos os tipos dependem de frotas de veículos para serviços de entrega. Leia e saiba como funciona

Alguns contam com grandes quantidades do mesmo tipo de veículo, enquanto outros têm uma coleção diversificada de veículos que funcionários e até clientes usam regularmente.

Então, qual é exatamente a definição de frota comercial

Uma frota comercial é a coleção de veículos automotores de propriedade ou alugados por uma organização em busca de seus negócios ou objetivos organizacionais. Qual é a definição de veículo da frota? Um veículo de frota é qualquer veículo individual que ajuda a compor uma frota comercial. Aqui está uma olhada nos tipos de frotas de veículos que você pode encontrar. Boa leitura!

Conheça os tipos de frotas

Principais tipos de frotas de veículos 

1. Frota de caminhões

Pense em fazer uma viagem em uma rodovia interestadual. Você verá todos os tipos de caminhões, incluindo alguns que transportam produtos para uma marca, bem como linhas de caminhões que podem transportar produtos para uma coleção diversificada de marcas. As frotas de caminhões consistem em tratores individuais que transportam reboques.

2. Frotas de entrega

Agora, em vez de imaginar uma viagem em uma rodovia interestadual, imagine dirigir pela sua cidade natal. Você já viu um caminhão ou van UPS ou SEDEX sendo usado para entregas locais? 

As frotas de caminhões consistem em caminhões que são usados ​​para transporte de longo curso regional ou nacional, enquanto as frotas de entrega consistem em veículos que levam mercadorias dos centros de trânsito para entregá-las localmente.

3. Frotas  de táxi

As empresas de táxi também têm frotas, obviamente. Todos aqueles táxis diferentes da cor de seu estado, ou de cores diferentes, fazem parte das frotas corporativas que são utilizadas como veículos de serviço.

4. Frotas de aluguel de carros

Existem diversas locadoras de carros que possuem muitos veículos que você pode alugar. Essas frotas são enormes e implantadas em aeroportos, oficinas e outros locais em todo o país - estrategicamente posicionadas para garantir que você possa alugar um carro quando precisar. As empresas de aluguel de caminhões são semelhantes. Eles possuem uma frota de caminhões individuais que você pode alugar para qualquer finalidade, incluindo mudanças.

5. Frotas de serviços públicos

As empresas de serviços públicos usam frotas para fornecer serviços de reparo e manutenção. Pense na sua companhia elétrica local; quando há clima intenso e falta de energia, a empresa destaca os militares que usam veículos da frota.

6. Frotas Comerciais

Quando você pensa nas maiores frotas do mundo, elas normalmente têm uma variedade de tipos de veículos. Não basta possuir vans ou picapes para entregas na cidade, nem ter carretas para transporte de longa distância. Essas grandes corporações têm milhares de veículos que parecem diferentes e são usados ​​para tarefas diferentes todos os dias.

O que você deve fazer antes de comprar um veículo de frota? 

Pode ser um processo complexo e demorado pesquisar e comprar o veículo da frota certo para atender às suas necessidades de negócios. Mas é importante gastar o tempo selecionando cuidadosamente esses veículos, pois seu desempenho pode estar diretamente relacionado à produtividade e lucratividade de sua frota. Para ajudar, identificamos três etapas importantes que você deve seguir antes de comprar um veículo de frota:  

Identifique suas necessidades

É importante levar em consideração o tipo e a quantidade de carga que pretende transportar, bem como a distância que precisa ser percorrida. Isso lhe dará uma ideia geral dos requisitos físicos que o veículo precisa ter. 

Outros fatores, como o orçamento ou o prazo de um projeto, podem restringir ainda mais a escolha de um veículo de frota e ajudá-lo a determinar se a locação de frota ou a compra de um carro usado ou antigo é a melhor opção. Para saber mais sobre locação de frotas e empresas de locação de frotas, leia nosso guia sobre locação versus compra de veículos de frota aqui .

Solicite um Número de Identificação de Frota (FIN)

Ter um FIN permite descontos em veículos novos de fabricantes de automóveis nas concessionárias. Observe que fabricantes diferentes têm requisitos de elegibilidade diferentes, por isso é importante fazer a pesquisa necessária com antecedência. Se sua organização atender aos requisitos indicados e puder fornecer títulos de veículos e documentação de registro, você poderá solicitar um FIN e ter direito a descontos.

Considere as soluções de gerenciamento de frota

Gerenciar uma frota de veículos pode ser um desafio, independentemente do tamanho da frota. É por isso que mais de 75% dos gerentes de frota confiam no software de gerenciamento de frota, ou telemática de veículos, para ajudar a apoiar as operações diárias em pelo menos alguns de seus veículos, de acordo com dados da pesquisa anual de benchmarking internacionais. 

Você agora sabe quais são os principais tipos de frotas, que tal investir com segurança?

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições e com chances reais de contemplação para montar a frota de veículos que sempre quis ter. Faça uma simulação, dê aquele UP!