Consórcio de caminhão para quem quer entrar no mercado de frete

28/03/2022

Imagem blog

Consórcio de caminhão para quem quer entrar no mercado de frete

Está pensando em entrar para o mercado de frete? O consórcio de caminhão pode ser a solução que estava faltando! Continue lendo para saber como.

O Truck Union é uma excelente forma de compra para caminhoneiros que desejam se tornar profissionais autônomos e que desejam trocar seus veículos por um novo modelo. Isso porque os juros cobrados pelos bancos são quase sempre muito altos, e recolher o valor é uma tarefa impossível para muitos.

Sabendo que muita gente não conhece a aliança e como ela funciona, resolvemos reunir tudo o que você precisa saber neste artigo e mostrar as vantagens de contratá-la. Se interessou pelos temas? Então, continue lendo!

O que é o consórcio de caminhão?

Um consórcio de caminhão é um consórcio de pessoas físicas ou jurídicas que desejam adquirir um veículo ou arrecadar fundos para trocar um caminhão por um modelo mais novo.

Nesse tipo de compra, os consorciados recebem uma carta de crédito mensal – que pode ser utilizada para adquirir um produto ou servir de porta de entrada para financiamentos maiores – pelo valor contratado.

Como funciona o consórcio de caminhão?

Entende-se que o consórcio está trabalhando em uma reunião de um grupo de pessoas que desejam um interesse comum.

No Truck Union, os participantes desse grupo pagam parcelas mensais (com base no valor total da carta de crédito) e participam de um sorteio mensal realizado pelo administrador da liga.

Quando um participante é sorteado, dizemos que ele foi premiado. Isso significa que mesmo que o parcelamento não tenha sido feito, ele tem direito ao valor integral da carta de crédito - reajustada pela inflação no período entre o início do consórcio e o período considerado.

É importante ressaltar que os caminhões adquiridos por meio do consórcio serão vendidos para a administradora do consórcio até que o veículo seja quitado, ou seja, até que todas as parcelas do plano do contrato sejam pagas.

Quais as vantagens de contratar um consórcio de caminhão?

Além de ser fácil de contratar, seguro e prático, o Truck Union oferece outras vantagens aos caminhoneiros. Veja de quais benefícios estamos falando!

Isenção de entrada

Ao contrário da maioria dos financiamentos no mercado financeiro, o Truck Consortium não exige taxas de admissão ou adesão. A única condição para a celebração do contrato é que os acionistas paguem as parcelas mensais em dia e de acordo com os prazos determinados pelo contrato. Desta forma, trocar ou comprar veículos torna-se mais simples e, sobretudo, acessível.

Zero burocracia no consórcio de caminhão

Para reduzir possíveis inadimplências, operadoras de crédito e instituições financeiras exigem certidões e documentos extensos para liberação do financiamento, tornando o processo demorado e burocrático.

As empresas consorciadas, no entanto, fazem o contrário: simplificam o processo.

Os interessados, portanto, só precisam apresentar a documentação requerida e aguardar a efetivação do contrato, pois a análise mais profunda é realizada apenas na contemplação do consorciado.

reduzir a carga tributária

Em consórcio, não há taxa de juros! O único custo adicional que os membros têm que arcar é a taxa de administração do afiliado, que não excede 0,5% ao mês. Quer uma vantagem ainda maior que essa? !

Parte de bolso

Conforme mencionado anteriormente, o consórcio é uma modalidade econômica de investimento considerando a isenção de taxas financeiras. Essa realidade impacta positivamente nas parcelas, que são mais baratas do que as parcelas financiadas por bancos, por exemplo.

longo prazo

Além disso, pode-se contar com um prazo de pagamento bastante flexível, pois muitas vezes as administradoras facilitam as quitações, parcelando o pagamento em vários meses. Dessa forma, os consorciados podem realizar seus sonhos de adquirir um imóvel sem ter que fazer grandes sacrifícios todos os meses.

Possibilidade de pagamento antecipado por carta de crédito

Existem quantidades inesperadas? No Consórcio, você pode usá-lo para adiantar sua contemplação! Para isso, basta que o colaborador entre em contato com a empresa gestora do consórcio em até 24 horas da reunião mensal e faça o lance mais alto possível para aumentar as chances de consideração.

flexibilidade

Quando um acionista vence uma licitação, ele não precisa necessariamente escolher o modelo de caminhão que lhe interessava quando assinou o contrato. No consórcio, os participantes são livres para utilizar a carta de crédito para comprar quaisquer outros bens, desde que também seja do setor automotivo.

Poder de compra improvisado

Enquanto os pagamentos em todo o consórcio são parcelados, as mercadorias são recebidas à vista e podem ser negociadas na hora da compra, com descontos maiores é claro.

disciplina financeira

Truck Union é ideal para profissionais que não estão acostumados a economizar dinheiro e muitas vezes gastam mais do que eles mesmos. Isso porque os compromissos mensais constroem disciplina financeira e mudam atitudes quando se trata de dinheiro.

Como um consórcio costuma durar muito tempo, existe a possibilidade de o veículo se valorizar, o que torna o valor insuficiente para a aquisição da mercadoria. Pensando nisso, os administradores passaram a atualizar anualmente o valor da carta de crédito com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Curiosamente, no entanto, as atualizações são refletidas nos ganhos à medida que são ampliadas para garantir que todos os clientes possam comprar produtos contratados.

Investimento seguro

O consórcio é uma atividade regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central. Essa supervisão garante segurança aos associados, visto que não há risco de perder o valor investido e que há tranquilidade para que analisem o momento ideal para utilização da carta de crédito.

Como você deve ter notado, contratar um consórcio é um ótimo investimento, pois oferece diversas facilidades de pagamento, garantindo uma grande economia para o contratante. Portanto, se você está pensando em adquirir ou trocar de caminhão, não deixe de considerá-lo. Mantenha em mente que ele pode fornecer a folguinha de que seu planejamento financeiro precisava.

Gostou de saber como funciona o consórcio de caminhão? Deixamos alguma vantagem de fora do nosso artigo? Conte-nos em nossas redes sociais!