Consórcio de imóveis para comprar um terreno no campo

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio de imóveis para comprar um terreno no campo

Parece que nunca vai chegar, mas esse momento chega: a hora que queremos ter mais estabilidade. Muitas vezes, nessas horas, nem sempre a melhor opção está em comprar imóvel na cidade, ou continuar nela.  

Depois que você decide que comprar um imóvel é a melhor solução, optou por comprar um terreno no campo? Ótima ideia! 

Assim, você pode ter uma casa para passar os finais de semana entre amigos e familiares, e ter um lugar para relaxar quando quiser. Depois de decidir por tudo isso, vem uma das escolhas mais importantes: como arrecadar o dinheiro para aplicar na tão desejada casa no campo

Se você está estudando maneiras de alcançar tal objetivo, confie no consórcio para comprar terreno, essa é uma excelente opção, tanto pelos valores, quanto pela vantagem de construir ambientes do jeito que sempre desejou.

Como funciona o consórcio para comprar terreno no campo?

Comprar terreno através do consórcio é simples, está dentro da categoria de consórcio de imóvel. O consórcio de imóvel vem sendo conhecido com uma poupança turbinada. Afinal, você começa poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.

Sem juros altos

Quando se compara o consórcio com as demais formas de investimento em bens, como o financiamento, um dos seus principais benefícios é poder efetuar o pagamento das parcelas sem juros altos. Apenas uma taxa de administração é embutida nas parcelas e ela é bem mais baixa do que a taxa dos juros aplicada nas demais modalidades de compra.
Isso significa que, quando comparamos o consórcio com outras formas de pagamento a prazo, o valor que será pago ao final do período de quitação será, sem dúvidas, mais baixo. Tal vantagem faz do consórcio uma ótima opção de investimento em longo prazo. Sim, consórcio é investimento!

Não há valor de entrada

Quando um financiamento é feito, há alguns valores de entrada que são exigidos. No consórcio, esse investimento não é solicitado. Além disso, é essencial ressaltar que não existe a necessidade de fazer comprovação de renda quando se investe em um consórcio. Isso acontece apenas no momento em que o investidor é contemplado.

consorcio-de-imoveis-para-comprar-um-terreno-no-campo

Educação financeira é colocada em prática

Hoje, a educação financeira tem sido vista como um dos pilares mais relevantes para a realização de qualquer projeto, seja familiar ou pessoal. Diante desse cenário, as adesões aos consórcios crescem cada vez mais. Isso não ocorre por acaso. O consórcio possibilita a formação de poupança com os valores que serão destinados para as parcelas todos os meses. Ou seja: propícia ao investidor a programação da compra de um bem com mais segurança e garantia. Além disso, tem sempre o objetivo de concretizar aquele plano que sempre esteve ali, ou de ampliar o seu patrimônio empresarial ou pessoal.
Então, nada melhor para educar a disciplina financeira do que investir o seu dinheiro mensalmente, não é mesmo?

Em um consórcio de imóvel, por exemplo, tal investimento é feito por meio do pagamento das parcelas mensais.

Garantia de poder de compra

O poder de compra do investidor é mantido ao adquirir um consórcio, uma vez que o valor da carta de crédito é reajustada todos os anos.
O índice de reajuste segue o que foi combinado no contrato e serve de base para as atualizações. Resumindo, enquanto o investidor não for contemplado, ele poderá ficar tranquilo, pois saberá que o seu poder de compra está garantido. Vale ressaltar que existem índices utilizados para tais reajustes: O valor da carta de crédito acompanha o reajuste das parcelas (INCC – Índice Nacional de Custo da Construção), o que mantém o poder de compra.

É possível dar lances para antecipar carta de crédito

Sabe aquele dinheiro que você vai guardar quando é possível dar entrada em um financiamento? Como no consórcio a entrada não é necessária, você pode utilizá-lo para dar lances todos os meses e adiantar a sua contemplação.
Assim, caso o seu lance seja o vencedor, o imóvel será adquirido antes do prazo previsto. Mas lembre-se de que, para ofertar lances, é necessário estar com todas as parcelas em dia, ok? Vale ressaltar que os valores dos lances podem variar conforme as regras do contrato e, claro, conforme as ofertas dos consorciados. Então, faça sempre uma consulta sobre as estatísticas de lances para analisar as suas chances.

Possibilidade de utilização do FGTS

O investidor tem a possibilidade de fazer uso do seu FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor, ofertar lances, adiantar o pagamento de algumas parcelas do consórcio e até complementar a carta de crédito. Nesse caso, quando o valor do imóvel desejado for maior do que o valor da carta, esse tipo de operação pode ser realizado pela própria administradora. A empresa também pode indicar uma instituição financeira para o procedimento, desde que sejam conveniadas. 

Lembre-se de que esse recurso é utilizado apenas para o segmento de imóvel. 

Valores atualizados ao fim do consórcio

Outro benefício desse tipo de investimento é: quando um cotista, que não foi contemplado, termina de pagar o seu consórcio e está pronto para receber a sua carta de crédito, tem os valores investidos atualizados.
Isso significa que a carta de crédito que é recebida ao final da quitação vai levar em consideração a inflação e a variação monetária sofrida em todo o período.
Em outras palavras, o investidor não perderá nada do seu investimento.

Há vantagens de uma compra à vista

A compra de um imóvel acontece como se o pagamento fosse feito à vista quando você tem em mãos a carta de crédito e é contemplado. Essa é uma facilidade que vai garantir menos burocracia com as documentações e, ainda, uma negociação bem mais lucrativa.
Ou seja, estamos falando de uma excelente opção para aqueles investidores que são disciplinados financeiramente, ou que desejam ser. Além disso, o consórcio é um ótimo investimento a longo prazo, pois não tem os juros que o financiamento cobra.
No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.