Consórcio de imóvel: por que aderir?

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio de imóvel: por que aderir?

O consórcio é uma forma de autofinanciamento desenvolvida no Brasil e utilizada por milhões de pessoas para a compra de bens. Consórcios de carros e motocicletas são tradicionais, contudo, a modalidade também está se tornando cada vez mais popular entre as pessoas que desejam comprar seus próprios imóveis. 

No geral, o consórcio de imóvel funciona da seguinte maneira: uma instituição financeira é responsável por reunir um grupo de pessoas cujo objetivo é comprar um imóvel. No consórcio, eles juntam dinheiro todo mês. Mensalmente, usa o valor das parcelas pagas por todos os integrantes do grupo para que pelo menos um deles efetue a compra.

Quer algumas razões para aderir ao consórcio de imóvel

consorcio-de-imovel-por-que-aderir

Como funciona o Consórcio de Imóvel? Entenda porquê aderir 

O consórcio de imóvel funciona da mesma forma que os demais tipos de consórcio: os participantes do grupo pagam em parcelas regulares e, assim, estabelecem um fundo para a compra do imóvel próprio. O valor do atributo é dividido pela duração do grupo predefinido. Na prática, cada membro paga uma pequena parte dele.

A cada mês - ou em alguns casos, em outro ciclo - o responsável pelo grupo, em assembleia, retira parte dos recursos para um ou mais participantes. O vencedor receberá uma carta de crédito no valor definido no início do consórcio e poderá utilizá-la para alcançar seu objetivo: comprar um imóvel.

Os participantes também podem oferecer lances, ou seja, fornecer pagamentos antecipados. Normalmente, o lance mais alto ganha a carta de crédito.

1. Não existem custos de complexos de imóveis

Ao contrário de outras formas de financiamento, os consórcios de imóveis não precisam pagar altos juros às instituições financeiras. No entanto,  existem outras despesas essenciais para a manutenção de um grupo no consórcio, como taxas de administração, prêmios de seguro e, em alguns casos, também devem arcar com reservas.

A soma de todos esses custos juntos costumam representar mais de 20% do valor do imóvel. Portanto, antes de entrar em um consórcio de imóvel, é importante ter um bom planejamento financeiro e entender quais serão todas essas despesas.

Por outro lado, alguns custos comuns no financiamento imobiliário não existem em consórcios. Por exemplo, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é o caso. O consórcio está isento desse imposto.

2. Ideal para quem não tem pressa em possuir um imóvel

Para quem tem tempo, o consórcio de imóvel é muito interessante: pessoas que economizam dinheiro para se casar, mas só vão comprar o imóvel próprio juntas no futuro, quem planejam comprar uma segunda casa para alugar ou que pensam em dar aos filhos, por exemplo, ou uma casa para morar depois de se formar na faculdade.

Independentemente da ocasião, o consórcio de imóvel traz vantagens surpreendentes para quem quer realizar o objetivo de comprar a casa própria.

3. Ideal para quem já tem dinheiro para oferecer lance

Qualquer pessoa que fizer o lance mais alto no consórcio tem a oportunidade de obter uma carta de crédito antes do fim do grupo. Se puder, você pode comprar o imóvel, alugá-lo e usar a renda do aluguel para pagar o pagamento do próximo mês.

No entanto, não há garantia de que isso será possível. Se o grupo for competitivo, mesmo que um pagamento adiantado seja fornecido, os participantes podem não conseguir obter uma carta de crédito. 

4. Perfeito para quem não quer descapitalizar

Mesmo quem tem dinheiro para comprar um imóvel pode investir se quiser rendimentos, afinal, no consórcio os juros são inexistentes, se compararmos ao financiamento. 

Depois de ganhar, a pessoa pode comprar um imóvel, alugar e usar o dinheiro para pagar as mensalidades do consórcio, sem ter que gastar o dinheiro que acumulou.

5. Valorização do imóvel 

O mercado imobiliário é um ativo que se valoriza com o tempo. Por exemplo, isso não é o mesmo que comprar um carro e, nesse caso, você sabe que a desvalorização será feita a cada ano. 

Se você escolher o local ou empreendimento certo, pode até se surpreender com a valorização do seu imóvel!

A valorização do imóvel não é apenas porque o mercado está cheio de vitalidade, mas também pelas mudanças positivas na comunidade. Portanto, é muito benéfico investir em locais com potencial de crescimento, como comunidades em desenvolvimento. Acredite em mim: sua propriedade pode até dobrar em alguns anos.

6. Segurança de compra

Existe outra vantagem importante em investir em imóveis: segurança. Você não correrá riscos como  aqueles que investem no mercado de ações e podem perder dinheiro da noite para o dia. Por outro lado, ao comprar um imóvel, você obterá um ativo de longo prazo, que pode ser uma fonte de renda ou bens domésticos.

Em outras palavras, você pode não apenas garantir que nenhum dinheiro seja perdido, mas também fornecer espaço utilizável quando alguém precisar de suporte. Além disso, você também pode optar por comprar uma casa de praia ou um local onde possa passar os momentos de lazer com sua família, e alugá-lo em outros momentos.

No UP você encontra as melhores condições para tirar seus planos do papel. Chega de perder tempo e  Faça uma simulação de imóvel e de um UP