Consórcio de van para você trabalhar como transportador escolar

27/05/2022

Imagem blog

Consórcio de van para você trabalhar como transportador escolar

Sabia que um consórcio de van pode ser a solução para você que deseja trabalhar por conta própria? Saiba mais, leia o artigo que preparamos para você!

Ter o próprio negócio visando o transporte escolar sempre foi uma opção para muitos que querem se aventurar no empreendedorismo. Flexibilidade de horário, independência financeira e um público crescente são algumas das vantagens que este ramo oferece.

Se você já pensou em oferecer tal serviço e tem dúvidas sobre como colocar sua ideia em prática, confira neste conteúdo como tornar isso possível e mais, conheça as vantagens do consórcio de van

6 cuidados antes de fazer um Consórcio de Van 

De início, vale a seguinte pergunta: o que é preciso para trabalhar com o transporte escolar?

A primeira coisa necessária é ter um carro com crianças/adolescentes. No entanto, há outros elementos que você precisa considerar antes de usar este tipo de transporte.

Inicialmente, era necessário abrir uma empresa de prestação de serviços. Em seguida, confira as exigências  definidas pelo Denatran. Uma delas é que os motoristas devem possuir carteira de habilitação Classe D para transportar veículos com mais de 8 passageiros.

Além disso, é necessária uma autorização especial do Detran ou Ciretran de sua cidade, que deve ser fixada dentro e fora do veículo.

Outra condição é que as vans passem por inspeções especiais duas vezes ao ano (janeiro e julho) para verificar o programa de segurança obrigatório para o trânsito escolar. 

Quer saber mais como tornar sua conquista viável? Confira nossas dicas! 

Consórcio de van para você trabalhar como transportador escolar

1. Faça uma análise da concorrência

A análise da concorrência é um dos pontos mais importantes para todo empreendedor, pois fornece as informações e insights necessários para o desenvolvimento de uma nova empresa. Só conhecendo quem são seus concorrentes e que tipo de serviços eles oferecem você pode perceber como se destacar e se diferenciar dos demais. Afinal, fica mais difícil ter sucesso quando se trata de oferecer um produto que já está no mercado.

Com isso em mente, tente descobrir as principais empresas de transporte escolar da sua cidade e as escolas que operam na área que você pretende explorar:

  • Como eles funcionam? 
  • Como e quanto cobram pelo serviço? 
  • Os clientes estão satisfeitos? 

Responder a essas perguntas ajuda você a entender como funcionam os outros players do mercado. Este deve ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma estratégia de ação.

Lembre-se, o mais importante aqui é encontrar maneiras de surpreender seus clientes aumentando o interesse em seus serviços. Portanto, aprenda com seus concorrentes: repita o que sempre funcionou, mas seja sempre original e inovador. Obviamente, evite as coisas que não vão bem. Confie no UP: esse posicionamento pode fazer ou quebrar seu negócio.

É aí que entra o desafio de ser empreendedor: descobrir o que seus clientes querem e pensar na melhor forma de satisfazê-los. Por exemplo, pode ser um veículo equipado com Wi-Fi ou um lanche para as crianças depois da escola, além de serviços diferenciados. Cabe a você descobrir o caminho e usar tudo isso em benefício da sua empresa!

2. Saiba quais áreas serão atendidas

Definir uma área de atuação é um passo muito importante antes de fazer um consórcio de vans, e para o sucesso de uma empresa – principalmente quando estamos falando de um negócio como transporte escolar. Neste caso, a zona é determinada pelas escolas, programas pré-universitários e outras instituições que o empreendedor procura abranger.

Para que um negócio se torne viável, é importante que o número de alunos a bordo seja suficiente para cobrir todos os custos operacionais e ainda ser rentável para o empreendedor. Então é interessante que esses carros trabalhem em turnos, aumentando assim a capacidade do negócio. Por exemplo, o que você acha de servir uma escola que é diurna e várias escolas noturnas? Isso geralmente significa mais clientes atendendo seu frete!

Antes de decidir sobre sua operação, preço e cobertura de transporte escolar, avalie cuidadosamente as instituições de ensino instaladas na região, bem como entenda a quantidade de empresas que oferecem serviços semelhantes.

3. Pense na segurança dos passageiros

Uma das principais preocupações de todo gestor de serviço de transporte escolar deve, obviamente, ser o bem-estar dos passageiros, que precisam ser transportados nas condições mais confortáveis ​​e, principalmente, segurança. Nesse caso, é importante que os motoristas responsáveis ​​(devem ter no mínimo 21 anos) façam um curso especial com foco em direção defensiva e outros detalhes relacionados ao atendimento ao passageiro.

4. Adquira um veículo de qualidade

Também é importante que os veículos utilizados para o transporte sejam de qualidade, sempre atualizados, e todas as inspeções exigidas por lei. Primeiro, no entanto, eles devem ser escolhidos com cuidado. Se você está comprando um veículo para transporte escolar, pesquise as opções no mercado para saber o que é melhor para uma empresa consolidada, e entenda essa compra como um dos maiores investimentos em seu novo negócio.

Não tem tanto capital disponível? sem problemas! Nesse caso, a Auto Union pode ser uma boa escolha. Você já pensou nessa possibilidade? Nesta abordagem de autofinanciamento, não há entrada nem taxa de juros, mas pode demorar um pouco para considerar. Então compre sua cota o mais rápido possível!

5. Invista no relacionamento com os clientes

Como empreendedor, não importa onde você planeja se aventurar na economia, lembre-se: os aspectos mais importantes do sucesso de uma empresa são o atendimento ao cliente e o relacionamento. Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar maneiras de se diferenciar é fundamental. Aproximar-se do público pode ser uma boa maneira de ir nessa direção. Por isso, procure sempre entender melhor as necessidades e expectativas do seu cliente.

No que diz respeito ao transporte escolar, é importante entender as expectativas dos alunos, mas também ouvir os pais, que são responsáveis ​​pelas admissões e sempre se preocupam com o bem-estar e a segurança de seus filhos. Converse com todos e busque entender como sua empresa pode melhorar para atendê-los. 

Confie no UP: essa atitude terá um grande impacto no desenvolvimento do seu negócio e no seu pensamento. pode apostar!

6. Faça um Consórcio de Van para começar a trabalhar

O consórcio de van está relacionado a uma compra de alto valor, comprá-la exige alguns cuidados antes que acabe sendo uma dor de cabeça. O primeiro passo é investigar os gastos da família e garantir que não interfira na organização financeira.

Sem altos juros, o consórcio de vans é uma excelente forma de controlar as despesas futuras, mas a inadimplência também pode custar aos devedores.

Consórcio de van: principais gastos envolvidos na compra do veículo 

Também não se esqueça de estudar muito antes de optar por comprar um modelo de van. Afinal, além do valor do próprio veículo, são muitos os detalhes que entram em jogo na hora de escolher o que cabe no seu bolso, como:

  • O valor de revenda da van/caminhão;
  • O preço do seguro do modelo selecionado;
  • Os custos de manutenção envolvidos;
  • Sua atuação com gasolina ou álcool;
  • O valor do IPVA a pagar;
  • Risco de compra de cotas ou cartas propostas.

Além de tudo isso, é muito importante estar atento às práticas fraudulentas!

Você sabia que alguns criminosos anunciam a venda de ações em consórcio ou mesmo cartas de crédito a preços bem abaixo do preço real de mercado?

Para não ser uma vítima, tenha muito cuidado e principalmente desconfie de ofertas excessivamente favoráveis. Um negócio só pode ser finalizado se você tiver garantias legais e um contrato escrito.

Uma rápida pesquisa na internet pode revelar relatos de pessoas comprando cartas falsas de consórcios inexistentes ou até mesmo de administradores não autorizados. Lembre-se: todo cuidado é trivial!

No UP Consórcios você encontra as melhores oportunidades do mercado e as melhores dicas para investir com segurança. Quer saber mais? Chega de perder tempo! Entre em contato e dê aquele UP em seus objetivos.