Consórcio de veículos pesados: entenda quais são as regras

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio de veículos pesados: entenda quais são as regras

Não restam dúvidas: ter uma frota própria é um diferencial para qualquer negócio. Nesse cenário, é possível fazer a gestão de equipamentos, colaboradores e rotas de maneira fluida, além de diminuir gastos com pagamentos de terceiros e, além disso, adicionar bens ao patrimônio da empresa.

O que mais assusta é o preço dos veículos pesados, que costumam ser um empecilho, especialmente, os de pequeno e médio portes.

Acompanhe, neste conteúdo, como funciona o meio de compra acessível para compra de veículos pesados.

Boa leitura!

Regras do Consórcio de Veículos Pesados

O sistema de consórcio não é totalmente desconhecido por brasileiros, em especial, quando falamos em compra de imóveis ou de carros particulares.

Dessa maneira, fica mais fácil entender como funciona o consórcio de veículos pesados, visto que não se diferencia tanto dessas outras modalidades mais populares.

A empresa, que deseja adquirir um veículo pesado, deve escolher uma administradora, definir o bem que deseja comprar e fazer suas contribuições mensais junto aos demais consorciados, ou seja, pagar as parcelas mensais do consórcio.

Para que todos os consorciados tenham as mesmas chances para ser contemplado, a administradora sorteia uma (ou mais) carta de crédito a cada mês. Assim, ao final do período do consórcio, todos terão sido contemplados. 

consorcio-de-veiculos-pesados-entenda-quais-sao-as-regras

Ausência de entrada

Fato é que, quando se opta por comprar veículos pesados, são exigidos altos investimentos, que, quase sempre, não podem ser pagos à vista.

Além do consórcio, existe a opção de financiamento de veículos pesados, porém, como fazer para pagar a entrada exigida?

Nessa modalidade de compra, é preciso desembolsar uma boa porcentagem do preço total da compra logo no início, o que, na prática, também é impossível para a maioria dos empreendedores brasileiros. O consórcio entra, nessa hora, como a melhor opção de compra.

No consórcio, não é necessário fazer o pagamento de qualquer valor de entrada. Além disso, geralmente, as administradoras não cobram qualquer tipo de taxa de adesão. 

Escolha do veículo

Quando o contrato com a administradora é assinado, é bastante comum que o consorciado já indique o bem desejado. 

No entanto, essa pretensão não precisa se manter intacta até o fim. O veículo escolhido servirá apenas como referência para a cotação da carta de crédito e, por consequência, das prestações mensais.

Dessa maneira, ao ser contemplado, o consorciado tem a possibilidade de escolher um veículo que realmente irá atender às suas necessidades. 

Uma das suas escolhas, por exemplo, pode ser comprar um caminhão-baú, mas, ao receber a carta de crédito, pode optar por um outro veículo que seja mais urgente para o momento do negócio, como uma caminhonete com tração nas 4 rodas para fretes em estradas não asfaltadas.

Ausência de altos juros para compra de veículos pesados

Todas as pessoas, que investem no Brasil, conhecem bem o perigo de empréstimos e financiamentos: os altos juros podem ser tão exorbitantes, o que acaba transformando pequenos atrasos em dívidas enormes.

Diferente do que acontece no consórcio, o qual, por sua vez, não é impactado por altos juros. Os únicos reajustes são feitos para que a carta de crédito mantenha seu poder de compra ao longo do tempo.

Chances de contemplação

Se você falar com alguém sobre consórcio, certamente irá encontrar pessoas que dizem não ser uma boa ideia para ansiosos, já que o consorciado pode ser contemplado apenas na reta final do grupo, mas não funciona assim. 

No consórcio, é possível, sim, aumentar as chances de receber sua carta de crédito a qualquer momento. Por isso, é necessário se comprometer a antecipar um determinado número de parcelas por meio dos lances. Esse recurso é capaz de encurtar o caminho até o veículo, tornando possível que você recupere logo o seu investimento.

Além de colaborativo, o consórcio tende a estimular o consumo responsável, uma vez que você passa a agir de maneira mais estratégica com o seu dinheiro, adotando medidas de planejamento em seu orçamento pessoal.

Por que fazer um UP Consórcios de Veículos Pesados? 

Como o consórcio é uma compra planejada e que a qualquer momento, seja por lance ou sorteio, você é contemplado, seu poder de negociação aumenta e você, afinal, poderá comprar à vista para fechar o negócio. Além disso, é possível personalizar seu investimento com o valor do crédito e o tempo de contribuição.

Valores atualizados

Ao fazer um consórcio para comprar máquinas agrícolas, você não corre o risco de perder seu poder de compra com o tempo, uma vez que o valor do crédito é atualizado com frequência.

O investimento é colaborativo

A prática do consórcio está inserida na lógica que chamamos de economia colaborativa. Ou seja, as regras são transparentes e todos os envolvidos contribuem, juntos, para que seus objetivos em comum sejam realizados.

Como o consórcio é colaborativo, cada pessoa passa a utilizar o valor que as outras investiram e, a partir disso, tem um compromisso maior com o grupo. Aqui, é importante ressaltar que, em caso de não pagamento, sua cota pode ser cancelada e você não participará mais das assembleias. 

O consórcio, por si só, já é um benefício e tanto para quem quer investir com segurança. Nele, uma administradora fica responsável por gerenciar um grupo de pessoas interessadas em conquistar um objetivo similar. Em resumo, cada consorciado tem o dever de realizar o pagamento mensal da parcela. A cada mês, vários participantes são contemplados com a carta de crédito, via sorteio e lance, de acordo com o saldo disponível no grupo.

O valor da mensalidade do consórcio irá variar conforme o preço do bem ou serviço escolhido, mas também de acordo com o tempo planejado para o pagamento. Em geral, a duração de um consórcio de veículos pesados se estende, no máximo, até 4 anos, lembrando que quanto maior o prazo, menor a parcela.

Além disso, é válido ressaltar que, assim como todo consórcio, você pode ser contemplado tanto no começo do ciclo de pagamento, como no  término das suas parcelas. 

De qualquer forma, há outra maneira de ser contemplado: ofertar um lance para aumentar suas chances de contemplação. Você pode adiantar a sua contemplação e garantir a contratação do serviço desejado no momento planejado.

Simule agora!