Consórcio é burocrático?

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio é burocrático?

Existem poucas coisas neste mundão que são capazes de nos desestimular a entrar em um negócio, a burocracia é uma delas. Afinal, não existe um ser humano ~ pleno de consciência ~ que goste de lidar com uma infinidade de papéis, documentos, assinaturas, filas e análises complexas.


Mas será que é verdade que o consórcio é burocrático? 


Se você está pensando em tirar do papel os planos de conquistar um carro novo, uma imóvel próprio, viagem de intercâmbio, festa de casamento, etc. fique ligado neste post. Vamos mostrar como o consórcio pode ser o negócio certo para você!

Consórcio é burocrático? Vale a pena fazer um consórcio?

O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra que vem atraindo o interesse de muitas pessoas nos últimos anos. Entretanto, não é difícil encontrar pessoas que não sabem exatamente como ele funciona. E, muitas vezes, de maneira equivocada, acham que ele é muito burocrático

Mas nem é bem assim, sobretudo quando comparado ao processo de financiamento de algo que você queira conquistar, como financiamento de casa e/ou carro, por exemplo.  

Ao adquirir uma cota de consórcio, você passa a fazer parte de um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo. A partir disso, todos os cotistas pagam parcelas mensais, cujo objetivo é adquirir ao menos um desses bens. A cada mês, um sorteio é realizado para decidir quem será contemplado, além disso,  também é possível obter o seu crédito via contemplação através da oferta de lances.

Como participar de um Consórcio

Diferente de outras formas, como o tradicional financiamento, os requisitos para adquirir uma cota de consórcio são acessíveis a diversos perfis econômicos. A comprovação de renda, por exemplo, é mais flexível, o que torna o negócio possível também para profissionais autônomos e que estão inseridos no mercado informal.

O objetivo do consórcio é utilizar os recursos dos participantes para adquirir bens à vista, devido a isso, não há incidência de juros sobre o seu valor. O cotista tem que pagar somente algumas pequenas taxas relativas à administração do grupo diluídas nas mensalidades, o que faz com que as parcelas caibam no bolso da maioria dos interessados.

Mesmo que as exigências sejam menores, o consórcio é uma opção muito segura e confiável. Isso porque as administradoras precisam ser autorizadas a operar pelo Banco Central, que regula e fiscaliza o funcionamento dos grupos para garantir a transparência do negócio.

O que acontece após a contemplação

Ao participar de um consórcio, os sorteios e a oferta de lances acontecem durante as assembleias mensais. Ao ser contemplado, o consorciado precisa de apenas mais algumas simples etapas para finalmente ter o bem que tanto deseja conquistar em mãos.

Talvez seja preciso atualizar alguns dados cadastrais, como comprovante de endereço e de renda. Após isso, basta que o participante contemplado faça os procedimentos necessários para passar o veículo pretendido para o seu nome, e a própria administradora se encarregará de fazer o pagamento ao vendedor.

Já que trata-se de algo considerado um pagamento à vista, o consorciado ganha poder de compra e pode conseguir bons descontos na negociação. Não podemos nos esquecer de lembrar que, mesmo após a contemplação, o consorciado deve continuar honrando com as parcelas em dia até o final do contrato.

Isso porque os outros participantes continuam esperando para receber seus bens e, no entanto, dependem do funcionamento regular do grupo até o seu término. Nesse sentido, a administradora pode solicitar a apresentação de garantias de pagamento ou a inclusão de um fiador para liberar o valor.

A matemática é simples: no financiamento você já entra devendo 3 vezes o valor do bem, portanto a análise de crédito e de garantias é infinitamente mais complexa que no consórcio, onde o seu saldo devedor é apenas o valor do bem acrescido de uma taxa de, no máximo 25%. Entende que não é mágica nem pegadinha?

Caso você já tenha escutado alguma vez na vida que o consórcio é burocrático, agora ficou claro que isso não passa de boato. Esse é uma modalidade de compra e uma ferramenta de compra perfeita para adquirir diversos bens, como imóveis, carros, ou contratar serviços como a reforma de uma casa, tratamento estético, entre muitos outros.

Como fazer um UP Consórcios

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro!

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas..

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.

Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!

Entre os diferenciais em escolher o UP Consórcios, está a isenção de taxa de administração, que só passa a ser cobrada após a contemplação. Todos os valores são mencionados na simulação para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável ao longo do plano. 

Quem conhece os consórcios tradicionais sabe como é: grupo novo igual lance alto. Aqui, mesmo nos grupos mais novos você encontra percentuais entre 20% e 40%. Fala sério?! 

Reinventamos o Consórcio! Os outros consórcios que lutem! Aqui é UP!

Portanto, não perca mais tempo! Faça já uma simulação no UP e invista no seu sonho.

Simule seu consórcio agora mesmo!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco


Até a próxima!