Consórcio Imobiliário: Transforme o objetivo da casa própria em realidade

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio Imobiliário: Transforme o objetivo da casa própria em realidade

Quando se trata de aquisição de bens, muita gente já pensa logo numa casa própria. De fato, é muita vantagem ter sua própria casa, mas é uma decisão um pouco difícil de tomar quando não se está preparado financeiramente, não é mesmo? Só o valor de entrada já faz muita gente desistir, mas ainda bem que existe o consórcio para facilitar as coisas e te ajudar a pagar um valor sem juros e taxas abusivas.

Consórcio Imobiliário: para quem quer tornar o objetivo uma realidade

Uma das coisas que mais impedem as pessoas de levarem seu objetivo da casa própria adiante é o financiamento oferecido pelo banco. As parcelas até podem caber no bolso, mas para isso, é necessário pagar um valor altíssimo de entrada, o que nem sempre é possível. Depois, você passa a analisar os juros e descobre que o valor final sairá muito além do valor original do imóvel. Algo comum, afinal, se trata de um financiamento com juros e taxas altas.

Por isso, o consórcio de imóveis é a melhor opção. Você irá pagar parcelas de acordo com a sua realidade financeira desde o começo. Não é necessário desembolsar algum valor já na entrada, somente a prestação. Comece pagando pouco, já que UP não tem juros e nem taxas de manutenção até o momento da contemplação. Mesmo após a contemplação, o valor extra que você passa a pagar cabe dentro das suas condições financeiras. Tudo é informado nas etapas de simulação e contratação, para não haver dúvidas. O UP é transparente para que você tenha plena consciência de que o seu dinheiro está sendo bem aplicado.

Outro ponto a destacar é a possibilidade de usar do FGTS. Você pode usar sua reserva de Fundo de Garantia como lance e antecipar a compra do imóvel. Alem disso, depois de contemplado o consorciado pode amortizar ou quitar o saldo devedor e até mesmo fazer o pagamento parcial das parcelas.

Qual tipo de imóvel você pode adquirir com a carta de crédito do consórcio?

A nossa primeira resposta é: aquele que suprirá suas necessidades, seja para morar ou investir. Confira abaixo uma prévia das suas possibilidades:

Imóvel na planta

Você pode adquirir seu imóvel ainda na planta e, para isso, será necessário investir com antecedência na sua carta de crédito. Você terá até 180 meses para pagar pela sua cota. Após a contemplação, você irá comunicar a construtora que o imóvel será pago com a carta de crédito. Feito isso, a administradora irá solicitar documentos e demonstrativos financeiros para aprovar sua carta. Depois, o UP irá fazer o pagamento direto à construtora. Você ainda poderá negociar o valor e conseguir mais descontos por pagar o imóvel à vista. Caso a sua carta de crédito tenha um valor superior ao do imóvel, você poderá aplicar essa verba na decoração da sua nova casa ou, até mesmo, para quitar suas parcelas do consórcio.

Mas coloque na ponta do lápis antes de comprar na planta. Como você tem que esperar a finalização da obra, pode valer muito a pena investir somente no consórcio para que, após contemplado você compre um imóvel já pronto. O mercado imobiliário traz várias vantagens para quem compra à vista e o consórcio quando contemplado oferece os mesmos benefícios que a compra em espécie. Além disso hoje é muito comum você conseguir altos descontos nas ultimas unidades após a entrega da obra. Aqueles tempos em que a compra do apartamento durante o lançamento era um bom negócio já passou.

Terreno

Um terreno pode ser uma ótima ideia para você que planeja levantar uma casa do zero, que tem um próprio projeto e irá acompanhar cada etapa desse processo. A grande vantagem do terreno é a possibilidade de pagar menos. Com uma carta de crédito, fica mais fácil ainda negociar o pagamento à vista. E você já sabe: caso o valor do terreno seja inferior ao da sua carta, poderá usar o saldo restante para quitar o consórcio ou construir e até decorar. Demais, não é mesmo?

Casa

Você pode construir em terreno próprio ou usar a carta de crédito para comprar o terreno e depois construir. Para isso, basta ter um Cronograma de Obra. O dinheiro será liberado de acordo com as etapas que o engenheiro responsável definir. Neste caso especificamente, sabemos que as taxas de juros para empréstimos relacionados à construção são ainda maiores que os de aquisição de bem imóvel e o consórcio fica imbatível em qualquer comparativo.

Sala Comercial

Vantajoso para você investir em seu próprio negócio ou, até mesmo, disponibilizar para locação de empresas. Imóveis como esses costumam valorizar bastante de acordo com a região, o que o torna um ótimo investimento.

Faça já a sua simulação e comece a transformar esse objetivo em realidade o quanto antes!