Consórcio imóvel na planta: entenda como funciona

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio imóvel na planta: entenda como funciona

Se você já avançou alguns passos em sua vida, a preocupação deve ser qual o melhor tipo de investimento para fazer o dinheiro render. Uma possibilidade de ver o dinheiro rendendo é a partir da compra de um imóvel, mas eles têm uma dúvida: o consórcio imóvel na planta é uma boa opção?

Já adiantando, pode-se dizer que sim. Afinal, essa é uma maneira eficiente e segura de aumentar seu patrimônio e garantir um bom rendimento para as suas finanças. 

Neste artigo, vamos te mostrar como funciona o consórcio de imóvel para comprar apartamento na planta

Como funciona o consórcio imóvel na planta para comprar apartamento?

O consórcio é uma modalidade que permite a compra de qualquer tipo de bem, desde que esteja descrito no contrato realizado. Em se tratando do Consórcio para comprar imóvel,  eles podem ser usados, novos ou ainda estar na planta. 

Após ser contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito e pode fazer a aquisição desejada. Caso o valor do imóvel seja maior do que a carta de crédito contratada, você deve completar o restante. Se for menor, até 10% do montante da carta de crédito pode ser utilizado para pagar despesas com o bem – como documentação – e/ou quitar o saldo das parcelas restantes.

O valor total que será concedido à carta de crédito depende da contratação que você almeja fazer. No momento de escolher o plano, terá à sua disposição muitas opções. Todas elas irão indicar quanto será pago no final, a quantia referente às parcelas mensais e o número de meses do pagamento.

Se comparamos à compra de imóvel através do financiamento, o valor é mais elevado. Afinal, nessa modalidade, são comuns as variações conforme o tipo de imóvel, cidade e estado em que está localizado, instituição financeira escolhida e seus próprios dados. 

Ou seja, o montante pago é muito menor no consórcio. Além disso, terá como benefício a compra do imóvel na planta, que tem grande potencial de valorização, permite personalização e oferece instalações modernas, que evitarão problemas elétricos ou de vazamentos, por exemplo.

consorcio-imovel-na-planta-entenda-como-funciona

1. Garantia no consórcio

No consórcio de imóveis, o destaque está na planta, de modo que é necessário apresentar à administradora, como garantia, um outro imóvel, distinto da compra e venda. Podendo ser uma casa, sala comercial, apartamento ou um terreno, desde que tenha a averbação da conclusão da obra na matrícula junto ao Registro de Imóveis.

Os bens imóveis, apresentados como garantia, tendem a ser de propriedade do consorciado ou de terceiros, desde que não tenham ônus e sejam avaliados pela administradora com valor adequado ao saldo devedor da cota. 

Isto é, se o imóvel comprado na planta ainda não tiver sido registrado, deverá ser apresentado outro imóvel como garantia, além de outras complementares que podem ser solicitadas. Por conta disso, antes de aderir ao sistema de consórcio para comprar imóvel na planta, consulte sua administradora para saber as regras contratuais.

2. Economia no valor pago

O montante total, somado aos encargos, é bem menor que o de um financiamento, porque há isenção de altos juros. Por isso, o valor das parcelas do consórcio é muito mais justo do que os acordos de empréstimo por financiamento. 

Outro benefício é não ter de pagar uma entrada para adquirir o bem. O valor economizado pode ser aplicado em outro investimento financeiro ou ser utilizado como complemento ao montante da carta de crédito para comprar um apartamento que seja um pouco mais caro.

3. Oportunidade de se planejar por mais tempo

O consórcio possibilita que você planeje melhor o orçamento familiar. Aliás, você irá saber quanto pagará mensalmente e poderá guardar uma quantia mais elevada se quiser dar um lance para tentar antecipar a contemplação da carta de crédito.

4. Possibilidade de antecipar a contemplação

No consórcio, o lance pode fazer parte do seu planejamento financeiro para ter a oportunidade de adquirir o seu imóvel antes do término do pagamento das parcelas do consórcio. Você pode esperar pelo sorteio, mas também pode oferecer um valor significativo para ter direito à carta de crédito.

Principais cuidados antes de comprar um imóvel na planta

Analise o seu orçamento

Ao conhecer os preços de imóveis ofertados pelo mercado e as condições para fazer a compra, financiamento ou consórcio de imóvel, passe a compará-los com o seu orçamento familiar.

Leve em consideração que a compra do imóvel pode até pedir algum tipo de economia, entretanto, é essencial que ela não represente um sacrifício muito grande que cause danos no padrão de vida da sua família.

Coloque todas as despesas no papel: escola dos filhos, aluguel, condomínio, alimentação, lazer, gasolina mensal do carro, mensalidade da academia etc. Também coloque no papel todas as receitas que a sua família tiver e compare com as despesas, somando a elas a prestação do imóvel. Não se esqueça de que durante a obra também podem existir os custos com as parcelas intermediárias, que exigem uma reserva extra.

Lembre-se também que, após a entrega das chaves, além das parcelas do financiamento, você deverá estar preparado para reforma e mobília. Afinal, um imóvel novo é entregue sem acabamentos e exige marcenaria sob medida.

Assim, você terá como planejar a sua situação financeira, a partir do momento em que incorporar as parcelas às suas despesas mensais.

Segurança para fazer negócios

Reúna o máximo de informações, compare todas as variáveis, pergunte aos corretores e funcionários de bancos sempre quando uma dúvida surgir em sua mente. Só feche uma negociação quando tiver a certeza de que está comprando o imóvel que deseja e que esteja de acordo com as suas condições de compra.

Comprar um imóvel na planta oferece ao comprador benefícios verdadeiros. Por outro lado, é necessário ter uma atenção muito grande para evitar que essas facilidades se transformem em dor de cabeça.

Diante disso, busque informações consistentes sobre o imóvel, tanto quanto às condições de pagamento ao longo da construção quanto ao modelo de pagamento que irá fazer. 

Aqui, no UP Consórcio, você pode escolher um crédito menor com parcelas que caibam no seu bolso, e só realizar a assinatura do contrato quando já tiver a carta de crédito em mãos. É possível, dessa forma, comprar um imóvel na planta sem criar novas dívidas.

Comprar um imóvel na planta: faça um UP Consórcios!

Listamos as principais vantagens em fazer um UP Consórcio. Veja:

  • Possibilidade de usar mais de uma carta de crédito para adquirir um mesmo bem;
  • Assessoria para acompanhar todo o processo de celebração do contrato, evitando custos com certidões, autenticação de documentos e outras despesas cartoriais;
  • Contrato de Compra e Venda com Força de Escritura Pública, sem haver custos com escritura;
  • Opção de retirar da sua carta de crédito, evitando custos com ITBI e registro de sua carta de crédito;
  • Aceitabilidade de Imóvel Rural;
  • Possibilidade de fazer Transferência Patrimonial (PJ para PF, por exemplo);
  • Operação no Brasil inteiro e nosso atendimento tem abrangência nacional.

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação.

Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP