Consórcio para Comprar Carro em 2022

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio para Comprar Carro em 2022

Os preços dos carros estão em alta, e os consumidores estão sentindo no bolso esse aperto. De acordo com pesquisas, o preço médio de transação para um carro novo é de R$40.000. Os carros usados ​​também atingiram uma alta de preço recorde neste período.

Mas afinal, o que está causando a disparada dos preços? 

Simples! Uma tempestade perfeita de vários fatores, incluindo a escassez de semicondutores (chips), incapacidade dos fabricantes de automóveis de atender à demanda, baixas taxas de juros dos credores, juntamente com altas pontuações de crédito e economia extra dos consumidores. Somado a isso, ainda existe o contexto de crise econômica, que legitima ainda mais esses fatores mencionados.

Se você está procurando um veículo, saiba que o consórcio para comprar carro é a melhor opção neste cenário. Confira nossas dicas sobre o consórcio de automóveis.

4 Dicas para fazer o Consórcio para Comprar Carro valer a pena em 2022

consorcio para comprar carro em 2022

1. Seja paciente

O mercado de automóveis está no auge. Nos Estados Unidos, um aplicativo de compra de automóveis centrado no consumidor, recomenda a todos os compradores que “sejam pacientes”.

Desde o início da pandemia em março de 2020, os brasileiros têm optado por economizar. Desta forma, o consórcio para comprar carro tem se mostrado a melhor opção de negócio em 2022.

Não tem como negar: um dos maiores erros na hora de contratar um consórcio é a pressa. Afinal, trata-se de um investimento de médio a longo prazo. Portanto, para quem deseja imediatamente possuir algum automóvel ou alugar serviços de forma rápida, esta não é a melhor escolha.

No entanto, vale lembrar que existem algumas possibilidades. É possível receber a carta de crédito antes do prazo do grupo, basta considerar a oferta de lance. Em qualquer caso, a paciência continua a ser essencial, porque as expectativas não são garantidas.

2. Seja flexível na hora de comprar carro 

Se seu objetivo final é economizar dinheiro na compra, nós da UP Consórcios recomendamos que seja flexível com o carro que comprar.

Se você está procurando um “carro novo com preço mais baixo”, como um Honda ou Toyota, pode encontrar poucas opções.

Ele observou que os veículos de empresas alemãs, como a Buicks e caminhões RAM estão se recuperando em seu abastecimento. Para quem está montando a própria frota, os caminhões seminovos são o segmento que mais se recupera em termos de abastecimento. Coupes, sedans e crossovers também estão se abastecendo rapidamente. De acordo com a lei da oferta e da demanda, uma oferta maior pode levar a preços mais baixos para esses tipos de veículos em um futuro próximo.

Se você for flexível com o tipo de veículo e os recursos que o acompanham, entre outros detalhes, você tem mais chances de economizar dinheiro e evitar ficar preso na lista de espera.

3. Procure por carros que estão "acumulando poeira"

Se você está planejando comprar carro em 2022, tente pesquisar por carros que estão ‘acumulando poeira’ - o que significa que eles foram listados online por um longo período de tempo.

Quando buscar por carros usados, por exemplo, na maioria dos sites dão a opção de “listagem mais antiga”. Ao focar em carros que estão listados há mais tempo, as concessionárias ou vendedores particulares podem ser mais acessíveis em seus preços solicitados.

4. Use o lance no consórcio a seu favor

A contemplação acontece por sorteio ou por lance. Os sorteios são geralmente feitos pela Loteria Federal, mas em alguns casos, por em assembleia presencial ou on-line.

Os grupos de consórcio são administrados por empresas que cobram uma taxa de administração para cobrir os custos de gestão. A administradora de consórcio permite a segurança do parcelamento do bem de modo que a soma das parcelas permita que todos no grupo tenham a certeza da realização dos objetivos.

Nas assembleias podem acontecer várias contemplações de acordo com o saldo do grupo, ou seja, com o valor arrecadado das parcelas. Ofertar um lance é uma forma de adiantar a contemplação.

No modo clássico é contemplado por lance, aquela pessoa que oferece o maior valor pelo bem em uma determinada assembleia.

Qual o tempo de espera para ser contemplado ao investir em um lance?

A forma de contemplação mais comum é o sorteio. Participam dele todos os consorciados que estiverem com o pagamento de suas parcelas em dia. Todos eles têm as mesmas chances de serem contemplados. 

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das Assembleias. Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito para comprar carro. 

Portanto, quem tiver mais pressa e algum dinheiro reservado pode oferecer lances. Esse recurso funciona como uma espécie de antecipação dos valores que ainda seriam pagos e te ajudam a antecipar sua contemplação. Quanto maior o valor do lance, maior a chance de ser contemplado antecipadamente.

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. No entanto, nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês… Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros interessados em bens semelhantes.

UP Consórcio para comprar carro em 2022

Quando se escolhe o consórcio para comprar carro, não há cobrança de entrada e você se livra de outras burocracias. As diversas opções de créditos, prazos e parcelas te ajudam a escolher a melhor opção para o seu bolso e manter um bom planejamento financeiro. E depois de contemplado você pode escolher a marca e modelo que quiser, seja ele novo ou seminovo.

Tire seu plano do papel em 2022 no UP Consórcios você encontra as melhores condições do mercado com chance reais de contemplação. Simule, compare e compre e dê um UP.