Consórcio para construção ou reformar? Entenda os benefícios

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio para construção ou reformar? Entenda os benefícios

Construir uma casa, ou tirar do papel um projeto comercial, é tão desejado quanto reformar um imóvel ou um estabelecimento comercial. Com o UP Consórcios, para todas as finalidades, existem benefícios.

Não é de hoje que construir a casa própria é o objetivo de muitos brasileiros, embora nem sempre se tenha um capital para investir à vista, a boa notícia é que com o UP Consórcios é possível gastar menos do que no financiamento.

Construir uma casa não é pouca coisa, exige planejamento e boas tomadas de decisão. Assim como para quem decide reformar, pois, apesar de ser quase que uma atividade cotidiana, nem que sejam aquelas pequenas reformas que acontecem no final de semana, coisa e tal, quando a situação superou anos, é necessário planejamento. 

Se está, nos seus planos, reformar a casa, seja para ampliar algum espaço, valorizar o imóvel ou torná-lo mais aconchegante, ou construí-lo, o consórcio é a melhor opção para não entrar em dívidas neste momento.

A partir do consórcio, é possível continuar conquistando seus objetivos, apesar dos desafios da crise. 

Essa é a oportunidade de ter mais autonomia, mais poder de escolha, mais tranquilidade em saber que não precisará pagar aluguel para o resto da  vida, além de ser uma grande conquista.

Confira, neste conteúdo, os benefícios do consórcio de serviços

O que é o Consórcio para construir ou reformar? 

Se você deseja construir um imóvel ou reformar, existe um tipo de investimento pouco conhecido e que se ajusta perfeitamente ao que você quer: consórcio de serviços. Embora não seja tão conhecido, o consórcio também pode ser utilizado em obras de reforma, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais.

consorcio-para-construcao-ou-reformar-entenda-os-beneficios-dessa-modalidade

Ausência de altos juros, logo os pagamentos são mais acessíveis!

A ausência de juros altos, no consórcio, é um dos motivos mais plausíveis que tornam o consórcio a melhor opção de crédito. Diferente do que acontece nos financiamentos, o consórcio não faz a cobrança de altos juros nas parcelas, apenas uma taxa administrativa, que se refere ao percentual sobre o valor do bem que corresponde à remuneração da empresa que cuida do consórcio.

Cada administradora tem uma posição sobre esse percentual, mas vale lembrar que ele é dividido pelo prazo, ou seja, não é pago de uma única vez.

Mais comodidade para o consorciado na hora de dar os lances

Essa é uma realidade que torna o consórcio tão apreciado. Graças à existência de lances, é possível ser contemplado mais rápido. 

Os lances são privados e podem ser oferecidos pela Internet, com isso, é muito mais fácil participar do processo, visto que a assembleia é virtual.

No UP!, o lance livre faz jus ao nome. O consorciado pode oferecer qualquer valor, sem limites máximos ou mínimos. Podemos até dizer que o lance livre funciona semelhante ao leilão, sistema no qual quem oferece mais leva. 

Para ofertar um lance, é simples: basta calcular quantas parcelas deseja antecipar e informar à administradora no momento apropriado (que ocorre 24h antes das assembleias de consórcio).

Aumentar o poder de compra

Depois que tudo for planejado direitinho, o consorciado pode aumentar seu poder de compra. No primeiro momento,  ao receber a carta de crédito, ele pode conseguir descontos com o vendedor, afinal, o pagamento é feito à vista. 

Após isso, ele pode usar 10% da carta para cobrir despesas de seu bem (seguros, impostos, documentos). Além disso, pode, ainda, escolher um bem de menor preço e pagar as parcelas restantes do consórcio com o saldo da própria carta de crédito.

Como usar o consórcio para reformar imóvel? 

Para conseguir usar o valor do consórcio para reforma, os documentos solicitados são orçamento e cronograma físico-financeiro da obra, memorial descritivo e ART de projeto e execução.

Tendo a carta de crédito em mãos, o consorciado pode realizar, por exemplo, os seguintes serviços de reforma de casa

  • troca de revestimentos
  • instalações hidráulicas
  • ampliações
  • compra de materiais
  • pinturas
  • instalações elétricas
  • serviços de marcenaria
  • serviços de manutenção
  • construção de piscinas
  • construção de churrasqueiras
  • reparos em geral

A carta de crédito é liberada por meio de sorteios mensais, até que todos os consorciados sejam contemplados. E quem tem pressa pode oferecer um lance para adiantar a contemplação e começar logo a reforma. O número de contemplações varia de acordo com o saldo arrecadado com o pagamento das parcelas.

Tanto para reformar quanto para construir, é necessário fazer parte de um grupo de consórcio de serviços. Essa é uma modalidade que ainda não é amplamente conhecida, como já dissemos acima, mas sempre que alguém descobre as possibilidades dele fica surpreso e interessado. 

No consórcio, a administradora fica responsável por gerenciar um grupo de pessoas. Em resumo, cada consorciado tem o dever de realizar o pagamento mensal da parcela. 

O valor da mensalidade do consórcio irá variar conforme o preço do serviço escolhido e de acordo com o tempo planejado para o pagamento. Em geral, a duração de um consórcio de serviços se estende, no máximo, até 3 anos e meio, lembrando que quanto maior o prazo, menor a parcela.

Além disso, é válido ressaltar que, assim como todo consórcio, você pode ser contemplado tanto no começo do ciclo de pagamento, como no término das suas parcelas. 

De qualquer forma, há outra maneira de ser contemplado: ofertar um lance para aumentar suas chances de contemplação, assim você pode adiantar a sua contemplação e garantir a contratação do serviço desejado no momento planejado.

Fazer um consórcio associa-se, perfeitamente, a um bom planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo. Com taxas fixas e previsíveis, você consegue estimar o tempo e os recursos necessários para atingir o objetivo de fazer a tão esperada reforma em casa.

Faça uma simulação! É hora de tirar os planos do papel.