Consórcio para construir imóvel ou comprar na planta?

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio para construir imóvel ou comprar na planta?

Não é de hoje que uma das principais metas dos brasileiros é conquistar a casa própria, seja adquirindo na planta ou construindo do zero. 

Ambas as estratégias têm seus benefícios, e com o consórcio, é possível tanto construir sua casa própria como comprar na planta de forma simples e descomplicada, sem entrada, sem juros e com parcelas que cabem no seu bolso.

Aqui nós vamos te ajudar na compra da sua casa própria. Nos listamos as principais vantagens do consórcio para construir imóvel ou para comprar na planta. Além de um passo a passo de como fazer uma simulação na ferramenta da UP Consórcios para você começar a se planejar.

Usar consórcio para construir imóvel ou comprar na planta?

Embora o processo de compra de uma casa envolve várias escolhas importantes, uma das primeiras decisões que precisa ser tomada é usar o consórcio para construir imóvel novo ou para comprar na planta

A maioria das pessoas acaba gastando muito tempo e energia procurando ou pensando na "casa perfeita" antes de assinar qualquer contrato ou depositar algum tipo de fundo, evidentemente.

Variações como localização, preço, tendências de mercado, condição da propriedade geralmente são consideradas na busca pelo imóvel próprio.

Além disso, cada pessoa normalmente tem uma lista de desejos que inclui necessidades específicas (as coisas indispensáveis, que precisa ter) e desejos (os recursos que gostaríamos, mas abriríamos mão, se necessário). Cada caminho tem suas vantagens, vamos ver mais de perto.

consorcio-para-construir-imovel-ou-comprar-na-planta

As vantagens de comprar casa na planta

O valor costuma ser a principal questão ao analisar a compra de um apartamento ainda na planta. O motivo é simples: quando comparamos o valor de um imóvel pronto com um que ainda será construído, fica claro que os valores tendem a ser menores quando o projeto ainda precisa sair do papel.

Personalização

Um dos grandes benefícios dessa opção é conseguir adaptar o imóvel aos seus desejos e às suas necessidades. Ou seja, fica sob sua vontade colocar um piso ou azulejo diferente, incluir ou retirar bancadas e muito mais. Às vezes, é possível até mudar a configuração dos cômodos (layout do imóvel)!

Ao comprar um imóvel pronto, por outro lado, caso deseje fazer essas adaptações, será necessário fazer uma reforma — o que pode levar mais tempo e custar mais caro.

Instalações

Ao comprar um imóvel na planta, você tem a certeza de que as instalações são novas e os produtos usados também. Essas questões por si só já são bem vantajosas. Em alguns casos, dependendo da construtora, você pode até conseguir uma garantia para casos de vazamentos ou problemas nas instalações elétricas.

Localização

Outra razão pela qual uma casa na planta pode ser uma opção melhor é se você gostaria de estar em um determinado bairro estabelecido – perto do trabalho, escola, amigos e/ou família. E se você quiser morar perto da cidade, sua melhor aposta será uma casa na planta, já que a maior parte, senão quase todos os terrenos, já foram construídos.

As vantagens do consórcio para construir imóvel

Os desafios de construir uma casa são grandes, assim como suas recompensas. Construir uma nova casa exige planejamento, é possível contar com um consórcio para construir imóvel sem entrada ou juros, e ainda usar seu FGTS. Abaixo listamos outras vantagens e pontos que exigem atenção.

Escolha do terreno

É preciso não apenas encontrar o terreno, que pode estar em um bairro muito afastado, mas também é preciso levar em consideração o tempo para encontrar um arquiteto ou construtora e escolher todos os elementos da nova casa. 

Você pode limitar o risco de sua casa ultrapassar o orçamento ou demorar mais do que o esperado, trabalhando com uma construtora respeitável e tendo um bom contrato. Além de também se preocupar com os sistemas, como se o terreno dá acesso a água e esgoto municipais ou requer um poço e sistema séptico, juntamente com quaisquer licenças ambientais.

Personalização 

Você pode ter qualquer coisa que seu orçamento, física e licenças permitirem. Essa é a grande vantagem, com o consórcio para construir imóvel é muito mais provável de você atingir no alvo os seus objetivos e conseguir exatamente o que quer. Para muitos, esse fator por si só é suficiente para optar por construir uma casa em vez de comprar na planta.

Investimento/Equidade

Normalmente, você pode construir uma casa que pode avaliar mais do que gastou construindo. Logo, construir casa nova é um investimento, um patrimônio para você e sua família. 

Qualidade/Controle

Ao escolher todos os materiais, acabamentos e equipamentos elétricos, você pode ter certeza de que tudo que você escolher está em um ótimo nível de qualidade.

Ainda assim, existem outras vantagens também, como a capacidade de criar uma casa mais eficiente que atenda aos novos códigos e padrões de energia para aquecimento, ventilação e resfriamento, além de isolamento e filtragem de ar. Uma melhor eficiência para o meio ambiente e pode economizar dinheiro em suas contas de serviços públicos todos os meses.

Por onde começar: simulador de consórcio para construir casa 

O simulador de consórcio para construir imóvel é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado, assim como as possibilidades de pagamento desse recurso. 

A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo de construir a sua própria casa. Não tem segredo. O simulador de consórcio imobiliário da UP Consórcios, além de confiável, é bem descomplicado. Confira o passo a passo:

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. clique sobre a opção Simule Agora e selecione a modalidade de consórcio de imóvel;

3. preencha os seus dados no formulário que será aberto;

4. escolha a opção ‘’Imóveis’’ para fazer a simulação do consórcio de imóvel;

5. arraste a barra de valores até o local desejado;

6. clique em "Avançar";

7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

8. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. Aqui na UP Consórcios é sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 

9.escolha o plano que melhor atenda o seu perfil e clique em ‘’Contratar’’;

Simples né? Todo esse processo levará apenas alguns minutos e depois é só es colher o melhor plano e tirar esse objetivo do papel. Simule e compare e dê um UP!