Consórcio para sair do aluguel na pandemia

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio para sair do aluguel na pandemia

Um dos maiores objetivos dos brasileiros é conquistar a casa própria, aquele momento que finalmente você consegue sair do aluguel. Trata-se aqui de uma cultura presente em nossa sociedade. Na prática, mesmo diante das dificuldades impostas em momentos de crise, e com os efeitos da pandemia do coronavírus, ainda é possível materializar a conquista da casa própria.

O consórcio de imóvel surge como uma alternativa economicamente sustentável, bem mais viável que o financiamento. As condições tornam possível sair do aluguel sem precisar pagar altos juros, assim, se aproveita muito melhor a capacidade de pagamento.

Como funciona o consórcio para sair do aluguel?

A pandemia deixou ainda mais em evidência a importância de ter uma casa aconchegante, do tipo que todos os cantinhos são agradáveis. O consórcio de imóvel é ideal para quem não tem urgência em sair do aluguel, mas planeja e quer começar a pagar aos poucos - e ainda sem juros.

Se esse for o seu caso, é bem provável que muitas pessoas já estejam por dentro dos seus planos, e, muito provavelmente também, todos estejam querendo opinar, sobretudo com relação às suas experiências. Aqui estamos falando de um amigo, familiar ou até mesmo o próprio vendedor.

O consórcio de imóvel vem sendo conhecido com uma poupança turbinada. Isso porque, ao contratar  você começa somente poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.

Há dois perfis principais que estão no topo da lista de adeptos ao consórcio de imóveis:

  1. aqueles que não possuem urgência em se mudar e pretendem planejar a compra;
  2. aqueles que não têm disciplina para poupar o dinheiro que seria destinado à compra de um bem de alto valor; 
  3. aqueles que já possuem uma grana pra dar de entrada, mas não o suficiente para reduzir os juros do financiamento. 

1) O consórcio de imóveis não cobra juros

Juros, normalmente, são o motivo dos cabelos brancos de muita gente. Isso porque causa MUITO estresse ver uma parte da renda sendo absorvida por juros. 

Esse é um diferencial do consórcio em relação às parcelas de um financiamento: ao final os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio, sobretudo aqueles que estão começando. 

A matemática aqui é simples: quem comprou o primeiro apartamento pagando 3 imóveis ao banco, deixou de comprar dois! Sim, pagar juros está fora de cogitação para quem vai começar suas conquistas.

Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais pesada para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio seja visto sempre com bons olhos, e não à toa. 

Sem dúvidas este é o grande diferencial do consórcio: Juros ZERO! Existe apenas uma taxa administrativa que é diluída no total de parcelas e que, no UP Consórcios, só é cobrada após a contemplação. 

Consórcio para sair do aluguel na pandemia

2) Menos burocracia

Para contratar um consórcio, a burocracia é muito menor se comparada ao financiamento bancário. Além disso, não é necessário oferecer um valor como entrada, assim você pode guardar o dinheiro para dar seus lances nas assembleias.

O aumento da inadimplência nesse período de crise intensificou a burocracia e rigor das instituições financeiras no momento de liberar um financiamento. No consórcio é simples, qualquer pessoa pode fazer. Você passa pela análise de crédito somente no momento da contemplação e até lá você pode se organizar para ter o seu nome limpo!

3) As parcelas condizem com suas condições

Não existe a possibilidade de criar um patrimônio de uma vez só, como em um passe de mágica. O consórcio é um facilitador, afinal, ele oferece a possibilidade de construir patrimônio a médio e longo prazos por meio do pagamento de parcelas flexíveis.

No consórcio de imóvel, outra vantagem que merece destaque é que o consorciado que já inicia usando o consórcio como modalidade de crédito, provavelmente nunca vai pagar juros na vida. Adeus Bancos!

4) Não precisa dar entrada 

No consórcio você não precisa ter dinheiro para dar de entrada, pois o valor total do bem é dividido em parcelas iguais. Antes de optar por essa compra planejada e segura, você pode ainda fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as taxas de juros.

Geralmente, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é utilizado como entrada nos financiamentos; mas este valor também pode ser usado na oferta de lance no consórcio, antecipando sua contemplação. 

5) Poder de compra à vista

O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. Você compra à vista. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista do seu bem, possibilitando melhores negociações e economizando ainda mais.

6) Mensalidade de acordo com o seu orçamento 

A primeira etapa para contratar um consórcio é fazer uma simulação. Nela, você insere o valor total do seu bem (carta de crédito) e a quantidade de parcelas que deseja pagar.

O simulador dá total possibilidade de ajustar os valores de acordo com os seus rendimentos mensais. O ideal é que essa faixa não ultrapasse 30% dos rendimentos mensais, para evitar contratempos.

7) Planejamento para contemplação

Consórcio é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem.

O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, um valor a mais que daria para ter o bem. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas restantes ou completar o que falta da carta de crédito

Se o seu valor for o maior, você é contemplado. Como o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação, o valor que você paga de lance também não tem cobrança de nenhuma taxa caso você opte por amortizar o valor pago no seu prazo. 

8) Custos mais baixos para bens de grande valor

Outra questão recorrentemente a favor do consórcio de imóvel é o fato de ele oferecer bens de valor mais alto a custos totais bem menores. Bens de grande valor são, sobretudo: casas, apartamentos, terrenos — bens que, sem dúvida nenhuma, constituem a base de todo patrimônio. Um imóvel pode se tornar parte integrante do patrimônio a custos bem mais baixos que um financiamento. No momento, a compra de imóveis à vista é algo mais raro, acontecendo com mais frequência somente quando tratamos de uma troca de imóvel com uma pequena diferença de valor.

9) Valor do bem está sempre atualizado 

A valorização da carta de crédito acompanha o índice de acordo com o segmento contratado: INCC para imóveis e IPCA para auto e serviços. Então fica tranquilo que você vai conquistar seu objetivo se você contemplar hoje ou daqui a 5 anos, pois seu crédito estará devidamente atualizado. 

10) Segurança

O consórcio é um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central. O importante é certificar-se de que a administradora está credenciada para realizar o negócio (no próprio site do Banco Central).

Assim como a caderneta de poupança, o consórcio tornou-se uma maneira segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.

Outra questão a considerar é que a carta contemplada, porém não utilizada, fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A grande sacada aqui é que o consorciado tem rendimentos sobre o crédito contratado, ou seja, se ele foi contemplado em uma carta de 200 mil, por exemplo, e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim os rendimentos são sobre o crédito disponível. 

Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento?

Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: o consorciado consegue poupar e receber o dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de um bem ou em dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).

Quer decorar a casa? Vai de Consórcio de Serviços!  

Agora você deve estar entendendo como o consórcio de imóvel é a solução ideal para sair do aluguel. Afinal, reúne em um único produto: ferramenta de poupança, modalidade de crédito e produto de investimento. 

Nada melhor do que comprar um imóvel e decorá-lo como sempre imaginou. Se está nos seus planos reformar a casa, fazer uma boa decoração, seja para ampliar algum espaço, valorizar o imóvel ou torná-lo mais aconchegante, o consórcio de serviços pode te ajudar, e muito. E você pode aproveitar e planejar as duas coisas de uma vez só!!! É ganho de tempo e investimento certo do seu dinheiro

Para adquirir a cota de consórcio para decorar casa, ou seja, fazer uma reforma, é preciso utilizar o consórcio de serviço, nele é possível utilizar a carta de crédito para execução de obras menores e mais simples, diferente do consórcio de imóveis.  

Para conseguir usar o valor do consórcio de serviços, os documentos solicitados são orçamento e cronograma físico-financeiro da obra, memorial descritivo e ART de projeto e execução. Tendo a carta de crédito em mãos, o consorciado pode realizar, por exemplo, os seguintes serviços de reforma de casa: 

  • troca de revestimentos;
  • instalações hidráulicas;
  • ampliações;
  • compra de materiais;
  • pinturas;
  • instalações elétricas;
  • serviços de marcenaria;
  • serviços de manutenção;
  • construção de piscinas;
  • construção de churrasqueiras;
  • reparos em geral.

A atual situação econômica torna o Consórcio de Imóveis e o Consórcio de Serviços modalidades de compras mais seguras e, além disso, segundo pesquisas, houve um crescimento do consórcio de aproximadamente 30% em 2019. É um grito sobre as vantagens de entrar no consórcio, além de garantir o recebimento do montante do valor, poderia comprar o imóvel à vista; as parcelas são menores que as do financiamento; sem pagamento de juros e análise de crédito mais flexível. E de quebra, a decoração de sua casa fica totalmente coberta a partir do Consórcio de Serviços

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.