Dicas de Educação Financeira para empreendedores

17/03/2022

Imagem blog

Dicas de Educação Financeira para empreendedores

As pequenas empresas são tecidas no tecido da nossa economia. Como assim? 

Existem milhares de pequenas empresas no Brasil. Ainda assim, muitas das empresas falham ou acabam falindo por causa de problemas de fluxo de caixa, que podem ser evitados em grande parte com um bom plano financeiro. 

 UP Consórcios, queremos ver todos os empreendedores da nossa comunidade prosperarem. Se você é proprietário de uma empresa, aqui estão algumas dicas de educação financeira para ajudá-lo a ter sucesso!

5 Dicas de Educação Financeira para empreendedores

1. Crie um orçamento e cumpra-o

É importante criar um orçamento para evitar que uma empresa se afunda em dívidas. Isso o ajudará a diferenciar os “obrigatórios” dos “desejos” em todas as facetas de suas operações. 

Embora muitos empreendedores que solicitam um empréstimo o usem para expandir seus negócios, o consórcio é a melhor opção para não criar dívidas e aproveitar-se da educação financeira. Sem uma noção real de quanto está gastando. Criar um orçamento para o seu negócio e cumpri-lo é fundamental para prosperar, hoje, no Brasil. 

2. Economize para um dia chuvoso 

Certifique-se de estar pronto para quaisquer flutuações sazonais ou desacelerações no mercado, economizando para um fundo de emergência. Isso também adiciona tranquilidade se surgirem contratempos e obstáculos, como muitos proprietários de empresas experimentam em algum momento ou outro. Não é se você experimenta um revés ou não, é sobre como você está preparado para enfrentar a tempestade quando ela chegar. 

3. Reinvestir no negócio

Quando sua empresa experimentar um rápido crescimento e aumento de lucro, comemore as vitórias! Mas não perca de vista seus objetivos de longo prazo. Certifique-se de reinvestir o capital de volta na empresa para que ela continue em uma trajetória de crescimento. Recompense a si mesmo e sua equipe pelo trabalho duro, mas não exagere. Em vez disso, contrate mais pessoas, invista em mais marketing ou procure novas plataformas ou tecnologias para ajudar sua empresa a ter sucesso (e manter o ritmo). 

4. Não ignore suas finanças pessoais

Ser empreendedor exige muito trabalho e dedicação, por isso pode ser fácil para os proprietários de pequenas empresas ficarem tão envolvidos no crescimento de sua marca que esqueçam de suas finanças pessoais. Muitas empresas oferecem a seus funcionários benefícios para que eles consigam se aposentar, mas se você é um empreendedor, cabe a você planejar sua própria aposentadoria. 

Muitos trabalhadores autônomos e proprietários de pequenas empresas devem se preocupar com suas economias de aposentadoria para aproveitar a vida no futuro. 

Mas muito poucos estão economizando para a aposentadoria. Da mesma forma, certifique-se de que está economizando dinheiro para seu próprio fundo pessoal para dias chuvosos, em vez de apenas despejar todo o seu dinheiro de volta no negócio. Você precisa ter uma renda também.

5. Busque orientação 

Apesar de muitos encontrarem sucesso como empreendedores, muitos donos de empresas sentem que não têm conhecimento sobre finanças ou contabilidade. Como empreendedor, você é um líder de pensamento e um especialista em seu campo. 

Como proprietário de uma empresa, você trabalha duro para o seu negócio. O consórcio, por exemplo, pode ser um aliado do futuro do seu negócio e também para planejar suas finanças

Como o consórcio pode ser um aliado para empreendedores na Educação Financeira

Consórcio é mais que um investimento seguro, é ideal para quem tem dificuldade em controlar esses pequenos gastos, que se acumulam e acabam se tornando muito grandes e impossibilitam o alcance de seus objetivos. É também uma solução ideal para quem tem um bom capital em mãos e quer aumentar seu capital a baixo custo.

Muito diferente do que acontece com o financiamento, o consórcio não cobra juros altos. Todas as empresas de consórcio cobram uma taxa administrativa para recompensá-las pelos serviços de agrupamento e entrega de cartas. Este valor não excede 20% do total de ativos. 

O consórcio estimula a educação financeira porque um grupo de pessoas estão a fim de alcançar o mesmo objetivo, com isso, o pagamento das parcelas é incentivado e todos saem ganhando. 

Alcançar objetivos com Educação Financeira

O consórcio é conhecido por ser uma forma popular de atingir seus objetivos, principalmente na hora de adquirir veículos ou imóveis, mas você sabia que também é um bom aliado para quem quer começar um negócio? A flexibilidade do consórcio e a baixa burocracia são fatores que o tornam tão especial.

Estabeleça seus objetivos e confie no Consórcio

Se você está querendo investir, o consórcio de imóveis e automóveis pode ser um facilitador para seus negócios. 

Estabelecer objetivos que não estão dentro da sua realidade é um dos motivos mais comuns para as pessoas desistirem de organizar as finanças, e isso pode até ser considerado uma auto sabotagem. Você pode estabelecer metas a longo prazo como se fosse uma escada. No primeiro momento, você conquista algo menor para mais tarde atingir objetivos maiores, como por exemplo: você faz um consórcio para compra de um imóvel para investir.

Conquistando este imóvel você abre as portas para vários tipos de investimentos que podem aumentar a sua renda mensal. Você pode revender o imóvel garantindo um lucro com a venda, ou ainda alugar o imóvel para obter uma renda mensal, montar uma pousada, entre outros. Com o dinheiro a mais que vai entrar é possível traçar metas que antes poderiam ser consideradas mais complicadas.

Dessa maneira, vá pensando na escadinha, de um imóvel você pode passar para dois, e assim por diante você vai se desenvolvendo, seguindo as suas finanças e a sua determinação.

No UP Consórcios, a taxa administrativa é cobrada somente após a contemplação. Isso significa que ao entrar você só paga a taxa após a contemplação. 

Aqui você encontra as melhores oportunidades do mercado e as melhores dicas para uma boa vida financeira. Quer saber mais? Não perca tempo! Entre em contato e dê um UP.