Dicas para comprar imóvel com planejamento de compra

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para comprar imóvel com planejamento de compra

Comprar imóvel é uma das ações mais importantes da vida pessoal, não é mesmo? Afinal, quase todo mundo pensa nessa conquista. Para quem vai casar, comprar imóvel é uma decisão que ganha ainda mais significado: é o novo lar onde o amor e a cumplicidade serão compartilhados. 

E por se tratar de uma compra importante, é uma tarefa que exige muita atenção, pois o sucesso do seu negócio dependerá de um bom planejamento para comprar um imóvel.

Alguns tópicos a considerar são as metas e os compromissos financeiros, para isso, é preciso elaborar estratégias inteligentes para conquistar as chaves do novo imóvel.

Continue lendo este conteúdo e confira dicas para comprar seu imóvel com segurança.

6 Dicas para comprar imóvel com planejamento de compra

A importância do planejamento para comprar imóvel está relacionada aos desafios de tomar uma decisão por impulso. Aquele “ver no que vai dar” é o que faz as pessoas se endividarem, especialmente, na compra de um imóvel. 

E por se tratar de uma compra de alto valor, pode trazer diversos contratempos e crise nas finanças pessoais. Por isso, o mais recomendado é planejar.

Um planejamento bem feito, ainda que de maneira simples, é fundamental para traçar suas metas e alcançar seu objetivo. O planejamento financeiro é a melhor forma de conquistar o seu bem sem precisar despender preocupações para isso. Confira nossas dicas! 

1. Avalie seu orçamento

A partir do planejamento financeiro, é possível saber a capacidade de compra e de pagamento do imóvel. Diante disso, o primeiro passo é verificar como está seu orçamento.

Para isso, o ideal é criar uma planilha para anotar todas as suas receitas e despesas: remuneração mensal, extras, investimentos, gastos com transporte, telefone, alimentação, educação, saúde e demais gastos fixos e essenciais. 

Feito isso, basta subtrair o que você gasta do que ganha, assim, o resultado da operação é o montante que servirá para começar a economizar.

2. Corte despesas

Se sua situação financeira beira ao zero ou negativo, isso significa que será necessário reverter tal situação para se livrar dessa condição difícil. O mais indicado, portanto, é cortar despesas desnecessárias

Recomenda-se, então, que você tenha força de vontade e dedique-se a eliminar primeiro o que é desnecessário para suas finanças. A seguir, é a hora de avaliar a redução ou o corte de outras despesas: diminuir o happy hour e as saídas com os amigos, optar por atividades de lazer de menor custo ou gratuitas, usar o transporte público, entre outras.

3. Poupe dinheiro

Quando você conseguir equilibrar a relação receita/despesa com um saldo positivo no final da cada mês, o mais indicado é apostar em investimentos seguros e rentáveis. Esse dinheiro poderá ser aplicado para dar entrada no patrimônio. Se possível, guarde 1/3 de toda a sua receita.

Além disso, esteja sempre disposto a negociar descontos, pois eles ajudam bastante a economizar e, por consequência, deixam você mais próximo da sua meta.

4. Acerte suas dívidas

Caso sua situação seja dívida atrasada, faça o que for possível para se livrar dessa situação: corte gastos, busque por uma renda extra, faça vendas de pertences que não precise mais, entre outros. 

Se o seu nome estiver na lista dos inadimplentes, tente retirá-lo o quanto antes, pois, apesar de ser possível fazer consórcio com o nome restrito, será mais fácil organizar suas finanças para pagar as parcelas do consórcio com tranquilidade.

Suas dívidas são muito altas? Negocie com os credores, já que existe a chance de um parcelamento ou desconto para pagamento total do saldo devedor.

5. Encontre o imóvel ideal

Conhecendo sua situação financeira, é possível entender melhor como será o processo de compra do seu imóvel. Percebe como é muito mais palpável com planejamento de compra? 

Por isso, observe algumas possibilidades: 

  • novo, usado ou na planta: comprar apartamento na planta pode oferecer vantagens nas condições de pagamento, mas é necessário esperar a conclusão da obra; o apartamento novo significa mudar imediatamente, embora com valor de mercado mais alto; o apartamento usado, apesar de custo menor e mudança imediata, exige verificação da conservação do imóvel e do custo das possíveis reformas, além de muita atenção à situação jurídica;
  • área construída: é um ponto de atenção muito importante, pois dependendo do seu projeto de vida (ter filhos, por exemplo), a área construída e o número de cômodos disponíveis, para garantir o conforto dos moradores, são detalhes essenciais. Caso seu plano seja ter filhos, já considere essa condição antes de comprar imóvel
  • localização: esse fator irá influenciar diretamente na sua rotina. Por isso, observe se a residência está perto de farmácia, supermercado e escola. Verifique, também, as condições do trânsito, a facilidade de acesso ao transporte público, a distância do seu local de trabalho ou estudo e se a vizinhança é segura.

6. Verifique a construtora e a documentação do imóvel

Independentemente se a compra do imóvel for um apartamento na planta, novo ou usado, não se esqueça de certificar-se da credibilidade da construtora. Por isso, busque informações com compradores, pesquise na Internet, visite outros imóveis e tenha certeza de que a situação do patrimônio é regular perante o Município, o Estado e a União. 

São detalhes que, apesar de demandarem tempo, evitam dores de cabeça com documentos e a compra do seu imóvel será muito mais segura, do ponto de vista jurídico. 

Por que fazer um UP Consórcios para comprar imóvel? 

No consórcio de imóvel, tudo é mais simples, até essa explicação. 

O pagamento do imóvel é parcelado, mas sem a cobrança de juros altos, IOF e sem entrada. Além disso, normalmente, as parcelas são de valores mais baixos e os prazos mais extensos do que as do financiamento. Veja os benefícios do consórcio abaixo:

Flexibilidade: planos com prazos e créditos diversos. Além disso, existe a possibilidade de reduzir, antecipar ou quitar parcelas a qualquer momento oferecendo um lance. Ah, e como você já sabe: o FGTS pode ser utilizado para isso.

Segurança: o sistema de consórcio brasileiro ganhou lei própria em 2008 e é regulado pelo Banco Central do Brasil. 

Compra programada: consumidores têm a oportunidade de comprar bens e contratar serviços de forma planejada, conforme as suas necessidades e capacidade de pagamento. 

Com isso, é possível ter um planejamento financeiro muito mais inteligente.

No UP Consórcios, você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.