Dicas para manter seu carro sempre novo

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para manter seu carro sempre novo

São algumas manutenções simples, mas necessárias, que devemos realizar no dia a dia para evitar dor de cabeça e idas ao mecânico. Diante disso, listamos algumas dicas para manter seu carro sempre novo.


Leia também: Entenda como funciona o Consórcio de Motos

Como manter seu carro sempre novo

Não deixe o carro parado por muito tempo

É uma das indicações mais conhecidas que envolvem a conservação do automóvel. Mesmo se você não pretende usar seu carro, uma ótima dica é ligá-lo por um minuto. Caso não seja possível, a alternativa é encher o tanque e desligar os cabos de bateria. Isso também costuma ser uma ótima solução.


Mas melhor mesmo é não adiar o rolê e colocar o possante na rua!

Fique atento ao limite de giros

Alguns carros têm limite de giros que, na maior parte das vezes, são marcados em linha com faixa vermelha. A faixa é denominada ”limite de corte”. O sistema do veículo corta o giro para não quebrar por questões de segurança. E é aí que mora o perigo, afinal, alcançar esse nível pode causar um dano como, por exemplo, a falha de uma biela (biela é qualquer peça de uma máquina que serve para transmitir ou transformar o movimento linear alternativo em circular contínuo. Um exemplo de biela no interior de um motor de automóvel é a peça que liga o êmbolo (pistão) à cambota)

Se você, ainda não entendeu nada sobre giros e bielas, fica o conselho da amiga: não acelere demais!

Confira a vida útil do óleo

O prazo do óleo é uma dica essencial para conservar seu carro e mantê-lo sempre novo. Se ultrapassar o limite de quilometragem ou ainda exceder a vida útil indicada pelo fabricante, o óleo pode perder a capacidade de lubrificação. O resultado vai  aparecer com o tempo por conta de um desgaste superior que reduz a eficácia do carro.


Traduzindo.... óleo sempre fininho e clarinho... nada de gororoba preta e gosmenta!

Troque os filtros de óleo, ar e combustível

É fundamental ressaltar que, quando acontece um desgaste destes itens, eles ficam sem sua função básica, a de filtrar. Dessa forma , as impurezas podem alcançar o motor, afetando o funcionamento.

Não se esqueça que no filtro de ar qualquer resíduo pode riscar as paredes do cilindro e causar perda de compressão. E isso leva a diversos outros danos que podem trazer transtornos para o proprietário do carro. Nesse sentido, fique ligado ao funcionamento destas peças.

Atente-se para a manutenção do motor

Fique atento a cada 30 mil quilômetros rodados. É necessário fazer uma manutenção da regulagem do motor do carro. Verifique o estado atual de peças como as velas, filtros e os bicos injetores. Se você não tiver experiência no assunto, leve o carro a um mecânico de confiança para que ele possa conferir se está tudo certo.

Tenha cuidado com os freios

Muito mais que somente pastilhas, os freios envolvem a segurança do condutor e de todos os seus passageiros. Por isso, é essencial ter o máximo de cuidado com a peça. Não acelere muito ou faça paradas bruscas. Também é bom evitar descer em ponto morto.

Faça uma pintura nova

Se seu carro está com um grande desgaste, talvez a melhor opção seja investir em uma nova pintura. Dessa maneira o automóvel fica com uma melhor aparência e ainda protege a máquina contra o risco de uma corrosão.

Faça um UP Consórcio de carro

E aí? Fala sério…


Manter o veículo conservado não é nada difícil. Com as nossas dicas essa tarefa vai ficar muito mais fácil e você vai aumentar a vida útil de sua máquina. Aqui vai a última de hoje! 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!