Dicas para planejar a compra do carro zero

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para planejar a compra do carro zero

Comprar um carro zero é uma meta a ser alcançada por muitas pessoas. No entanto, para alcançar esta conquista é fundamental que haja planejamento e cuidado. Afinal, esta é uma compra de alto valor e perder dinheiro por conta de um mal investimento resulta em muitas dores de cabeça. 

Apesar dessa condição, é possível alcançar esse objetivo ainda esse ano, mas será necessário adotar algumas práticas essenciais para evitar problemas.

Infelizmente, e tenho certeza que você também conhece alguém, muitas pessoas cometem o erro de comprar um carro por impulso, sem pensar que será preciso pagar impostos, taxas, manutenção e combustível, por exemplo, que elevam os gastos mensais com o automóvel.

Mas não se preocupe! Desenvolvemos este conteúdo para você se planejar para adequar perfeitamente os custos dentro do orçamento, sem precisar se endividar no final do mês para manter o veículo na garagem. 

5 Dicas para planejar a compra do carro zero 

1. Faça um planejamento financeiro completo

Quando você decide comprar um carro e começa a busca por um modelo zero-quilômetro, não se engane: não será somente o preço do carro o custo a ser levado em consideração, os gastos com um veículo não acabam naquele momento. 

Por conta disso, para sua compra representar momentos de alegria e tranquilidade, você precisa começar a se planejar com antecedência.

Use uma planilha para preencher, além do valor do veículo, todos os custos embutidos, como as taxas (IPVA, DPVAT e licenciamento), o emplacamento e os acessórios que você, eventualmente, poderá escolher. E olha lá! Estamos falando somente dos custos imediatos. 

No entanto, o carro precisa de manutenção e abastecimento, isso se torna custos durante o mês.

dicas-para-planejar-a-compra-do-carro-zero

2. Não tenha preguiça de pesquisar

Quando você terminar de fazer todos os cálculos, não tenha preguiça de começar outra etapa essencial: pesquisar. Atualmente, os portfólios das montadoras são repletos de modelos voltados para todo o tipo de perfil consumidor. Diante disso, certamente será possível encontrar o carro ideal para você.

Mas não tenha pressa! O mais importante é fazer uma checklist de itens e ir pessoalmente a concessionárias. Ao visitar esses lugares, peça para fazer test drives, negocie condições e só feche o negócio quando tiver certeza de que está diante de uma boa oportunidade.

Fique atento às empresas que querem tirar vantagens, algumas concessionárias impulsionam promoções como se aquela fosse a última chance de comprar um carro zero. A técnica é bastante antiga no setor de vendas, é fundamental alertar o consumidor para que ele compre antes que a promoção acabe.

Uma dica é coletar todos os preços, em regiões diferentes da cidade, e fazer as comparações. Se você não mora na cidade grande, aproveite para fazer um passeio de final de semana no destino em que busca por um carro 0 km.

3. Pense na economia de combustível

Em tempos de crise, o combustível é um dos primeiros itens a sofrer variação de preço. Pense nisso quando for comprar um carro, pois há modelos que demandam maior consumo de combustível no dia a dia, outros menos. Vale a pena tomar uma decisão respaldando-se nas suas necessidades. No Brasil, há automóveis bastante econômicos, capazes de rodar mais de 15 quilômetros com um litro de gasolina, porém, por outro lado, há os modelos que exigem paradas frequentes no posto.

A dica é: vai comprar um carro e está preocupado(a) com o preço do combustível

Verifique a média de consumo por quilômetro rodado — tanto na estrada quanto na cidade. Após isso, calcule o que esse consumo representará no seu orçamento mensal, o carro será utilizado para quais tarefas? Isso porque o custo pode comprometê-lo.

4. Pesquise sobre o plano de revisões e a manutenção do carro

Os carros zero-quilômetro já são vendidos com um plano de revisões fechado, capaz de cobrir os primeiros anos de uso. Confira, nesse caso, se os valores determinados estão de acordo com o seu planejamento financeiro. Lembre-se de que, se você não fizer todas as revisões na concessionária, não poderá contar com a garantia de fábrica, caso algum problema ocorra com o carro.

Por isso, enquanto estiver pesquisando sobre o veículo não fique de olho somente nas informações técnicas ou mesmo na experiência ao volante. Faça perguntas. Peça tabelas e tenha um compilado com todos os gastos que você possivelmente vai ter para manter o carro zero sempre impecável e em bom funcionamento.

Uma vantagem em prestar atenção nesse aspecto é que na hora da revenda, a qualidade das ofertas também estão diretamente ligadas ao estado do veículo. Automóveis com manutenções regulares e preventivas tendem a ser mais valorizados no mercado.

Fique por dentro dos detalhes a partir de agora, isso inclui: atenção ao óleo, filtros, pneus, funilaria, pintura, e assim por diante. 

Nos custos de carro também devem estar incluídas as revisões: correias, mangueiras ressecadas, embreagem, amortecedores e outros componentes do carro precisam ser checados e renovados de tempo em tempo. Fazendo isso, é possível garantir o perfeito funcionamento do veículo e a segurança dos passageiros. 

5. Escolha uma forma de pagamento que caiba no bolso

Na hora de comprar carro 0 km, é essencial pensar na forma de pagamento, principalmente se você leu o conteúdo até aqui. Certamente percebeu que são muito os custos envolvidos em uma má negociação, certo?

Muitas pessoas optam pelo financiamento de carro para conquistar seu veículo, no entanto, tome cuidado com a questão das parcelas mensais dessa forma de pagamento. O elevado valor dos juros envolvidos nesse tipo de operação podem levá-lo a pagar dois carros ao final do plano.

Vale, então, pensar nas possibilidades que o consórcio de carro oferece! 

Nele, além das taxas serem muito mais baratas, esse modelo de negócio tem menos burocracia e oferece riscos muito baixos. Quer mais vantagem?

Quando você receber a carta de crédito nas mãos, poderá escolher o modelo ideal para seu estilo de vida!

Para ser contemplado, você pode optar pelo sorteio mensal, ou dar um lance e ser contemplado quando achar melhor, e o valor investido é abatido ao final do plano. 

Gostou do conteúdo? 

Continue nos acompanhando para mais dicas! 

Quer fazer uma simulação de carro zero? Faça em poucos minutos!