Educação financeira: dicas para economizar combustível

17/03/2022

Imagem blog

Educação financeira: dicas para economizar combustível

Quase todos os motoristas sabem da importância de economizar combustível, ainda mais com a crise econômica que estamos vivendo. 

Apesar desta ser uma questão presente em quase todas as famílias que possuem carro, nem sempre há uma preocupação em aplicar estratégias no cotidiano para realmente economizar combustível. 

Mas atente-se, economizar combustível não tem origem apenas na escolha do posto mais barato (aliás, nem é o mais indicado procurar por postos que comercializam gasolina barata). A preocupação deve vir, sobretudo, da maneira como se conduz o carro ou a moto, assim como na preocupação com a manutenção do veículo

A verdade é esta: fazer a manutenção do carro evita aquela dor de cabeça no meio da viagem de férias, mas também ajuda e muito na hora de economizar combustível.

Fato é que, peças quebradas ou defeituosas tendem a aumentar o consumo, pois fazem o motor e outras partes do carro funcionar com dificuldade. Além disso, essa prática aumenta a vida útil de todos os componentes.

5 Dicas de Educação financeira para economizar combustível

1. Evite o ponto morto 

O carro em ponto morto pode trazer como consequência, sobretudo em alguns trechos, o corte da injeção de combustível, infelizmente, muitos motoristas têm esse costume. Embora essa seja uma realidade, é importante ‘’nadar a contra essa maré’’, pois essa prática deve ser evitada por questões de segurança.

O que acontece é que quando o automóvel está desengatado, o sistema de freio é mais exigido, isso porque não tem a ajuda do freio-motor.

Existe a exceção de carros mais antigos, que por fábrica têm carburadores, diferente desses, os veículos modernos contam com a injeção eletrônica, capaz de gerenciar de forma automática o uso de combustível com o auxílio de um chip eletrônico. Dessa forma, mesmo com o carro engatado, o sistema não injeta combustível, somente quando for necessário.

Com isso, pode-se dizer que a maior dica é esquecer o ponto morto. Se quiser economizar combustível, basta manter o carro engatado na marcha mais alta possível e não utilizar o acelerador.

educacao-financeira-dicas-para-economizar-combustivel

2. Dirija de forma prudente 

A imprudência é uma das principais causas de excesso no gasto de combustível. Dirigir o carro como se você estivesse num filme de ação aumenta e muito o consumo de combustível, além de ser perigoso para todos que estão transitando à sua volta.

O mais indicado, a partir desse entendimento, é evitar ultrapassagens perigosas e outras práticas que exigem muito esforço do carro. Economizar combustível e ser prudente são ações que irão repercutir somente resultados positivos.

3. Fique atento à qualidade do combustível

A qualidade do combustível é um fator preocupante no Brasil, afinal, no país ela não é sequer considerada ideal. 

Apesar disso, existem postos que vendem a tão famosa gasolina “batizada”, ou seja, com álcool, água ou outro componente em sua mistura. É preciso tomar muito cuidado, pois os efeitos no carro podem ser irreversíveis. 

Importante: por lei, é proibido colocar etanol na mistura da gasolina. A mesma lei permite que até 27% seja desse componente, e os carros são adaptados para rodar tranquilamente dessa forma. No entanto, acima disso, os danos aparecem quase que imediatamente, começando com aqueles engasgos que tanto irritam o motorista.

Por isso é tão importante desconfiar de postos que vendem combustível muito abaixo da média.

4. Evite peso desnecessário

Em algum momento pode acontecer que andar com o porta-malas abarrotado de coisas, sobretudo em viagens mais longas ou quando o veículo é usado para o trabalho.

Contudo, se você tem o costume de acumular itens desnecessários no compartimento de bagagens ou dentro do próprio carro, é importante entender como isso vai te atrapalhar a economizar combustível.

Ah, mas fique atento: aquele item que não for necessário pode estar ‘’pesando’’, e ele não precisa passear com você. Fique atento ao manual do carro para saber qual é o peso máximo permitido para transporte. 

5. Mantenha o carro sempre alinhado e balanceado

A manutenção é fundamental para evitar o gasto de combustível em excesso, como já dissemos acima. Além disso, outro ponto que envolve pneus e rodas, e que pode ajudar a diminuir o consumo de combustível, é fazer corretamente o alinhamento e balanceamento do carro.

Rodas desalinhadas podem provocar uma dificuldade maior para o carro se locomover, isso porque elas se arrastam. Por consequência, diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e também o consumo de combustível.

Por isso, ao menor sinal de problemas no alinhamento ou balanceamento, como vibrações ou sentir que o carro está puxando para um lado, faça uma verificação imediata do que pode está acontecendo, assim você também vai economizar combustível.

Comprar automóvel com UP Consórcios!

O consórcio é um investimento que nunca decepciona. Não à toa tem sido apontado como a melhor forma de obter bens em tempos de crise como essa que estamos vivendo. 

Não é sempre que temos uma boa quantia em dinheiro para pagar à vista um bem de alto valor, como um carro

Com o consórcio, você pode parcelar o valor total do bem, com um valor de parcela que esteja dentro do seu orçamento e sem pagar altos juros por isso. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado, não perca tempo. Simule, compare e compre.