Entenda como funciona o Consórcio de Motos

17/03/2022

Imagem blog

Entenda como funciona o Consórcio de Motos

O aumento das grandes cidades, e com isso, a dificuldade de se locomover, tornou a moto um meio de transporte super vantajoso. Afinal de contas, o crescimento das metrópoles nem sempre é acompanhado por melhorias na mobilidade urbana, fazendo com que todas as pessoas busquem soluções mais ágeis para o deslocamento. 

Sei que no momento de comprar uma moto surge aquela dúvida: optar pelo financiamento ou consórcio de moto?

Não se preocupe, essa é uma dúvida natural, pois considera tanto a opção mais popular pelo consumidor (financiamento) quanto a alternativa menos chamativa, mas que é muito discutida, que é o consórcio. Para esclarecer essa dúvida desenvolvemos este conteúdo, e vamos considerar questões e curiosidades importantes sobre o consórcio de motos.


Boa leitura! 


Leia também: O que precisa saber antes de fazer um consórcio?

Como funciona o Consórcio de Motos

Atualmente, o consórcio trata-se da modalidade mais acessível para a aquisição de um bem, seja um imóvel, um carro ou uma moto. Isso acontece em função das particularidades de uma compra consorciada, que descarta inúmeros requisitos e burocracias que são exigidas no financiamento, ou até mesmo na ocasião de comprar moto à vista.

Todo mundo sabe que toda escolha implica uma renúncia (isso é a vida). Nesse sentido, você vai perceber que, assim como há benefícios particulares ao consórcio, também existem aqueles exclusivos ao financiamento.

Antes de mais nada, o consumidor deverá optar por uma administradora de consórcio confiável. Nesse primeiro momento, você irá assinar um contrato de consórcio, que irá permitir a você participar de uma assembleia de consorciados, composta por vários consumidores com o mesmo objetivo, seja no valor da carta de crédito, seja no veículo a ser adquirido a partir dela.

Todo mês, os participantes deverão honrar seus pagamentos, quitando as parcelas nos valores decididos em contrato. Essa é uma parte essencial, pois, sempre que houver um atraso nos pagamentos, o consorciado irá deixar de participar do sorteio mensal, perdendo a oportunidade de obter a contemplação.

O que é consórcio contemplado?

Trata-se do momento em que o cliente recebe a carta de crédito que corresponde ao valor do bem, sendo, nesse caso, o título utilizado na compra da moto desejada. Normalmente, a contemplação ocorre em decorrência de três situações. Listamos elas abaixo! 

Sorteio 

No Sorteio, a sua cota  será sorteada junto com as outras, podendo acontecer logo no primeiro mês de contribuição ou no penúltimo, sendo, nesse caso, uma forma de contemplação sujeita à aleatoriedade e sorte do participante.

Lances

Nos consórcios, o lance é entendido como a oferta de parte do valor para da carta para antecipar a contemplação. Desse modo, quem quitar o valor mais alto no mês terá a preferência pela contemplação. Mas considere essa informação importante: os lances terão maior probabilidade de contemplação se você for estratégico.

Aqui é necessário entender que os melhores meses para se dar uma oferta substancial são aqueles em que as famílias atravessam um período de crise financeira. Ou seja, observe os meses iniciais, conhecidos por combinar os gastos pós-festividades de final de ano, em material escolar, impostos e outros que correspondem a esses contextos.

O primeiro bimestre do ano é o momento ideal para um lance diferenciado. Nesse breve período, as pessoas tendem a priorizar despesas e cortar gastos, podendo até mesmo negligenciar as parcelas do consórcio e, com isso, abrir espaço para quem tiver dinheiro à disposição de um lance mais generoso, se é que me entende...

O contrário também pode ser verdadeiro. Observe que os lances nos meses finais do ano tendem a enfrentar maior concorrência, isso acontece devido ao maior incentivo aos gastos e também pelas remunerações inerentes à nossa legislação, como o 13º salário e as férias remuneradas. Diante disso, concluímos que, em um consórcio, existem duas coisas fundamentais:


Quais são as formas de participação no grupo de consórcio

Em resumo, há 2 formas de entrar em um consórcio: entrando num grupo ainda em formação ou em um grupo já estabelecido. Aqui vamos explicar os diferenciais de cada um:


  • grupos em formação ainda não estão fechados e ativos, afinal a administradora ainda está incluindo consorciados. A contemplação de consórcio começará acontecer em determinado prazo;
  • grupos formados já estão operando e um novo consorciado pode entrar em uma cota ainda não comprada ou comprar uma diretamente com um membro que optou por sair do consórcio. Ao fazer isso, o novo participante irá assumir por completo as obrigações e direitos do contrato.

Prazo de duração dos grupos

Esse prazo vai variar e depender do consórcio e da administradora de consórcio que você escolher. Esse prazo é o tempo para a arrecadação do valor total do crédito contratado. Ele deve sempre ser definido em contrato. Geralmente, há consórcios de motos que duram de 2 a 6 anos. Mas lembre-se que mesmo se for sorteado no começo, você deverá pagar todas as parcelas restantes.

Atraso ou falta de pagamento das prestações

Se você fazer isso, só há desvantagens em deixar isso acontecer. No caso de quem ainda não recebeu a carta de contemplação, o atraso ou falta de pagamentos irá impossibilitar a pessoa de participar nos sorteios ou dar lances. Por outro lado, normalmente aparece a incidência de juros e multa pela inadimplência. Após regularizar a situação, a pessoa pode voltar a ser sorteada. Abaixo vamos explicar o que acontece no UP Consórcios

Aqueles que já foram contemplados e retiraram a moto, mas deixaram de pagar as parcelas restantes, a operadora do consórcio pode abrir um processo, que no final vai resultar na apreensão da motocicleta.

Dessa forma, é bem melhor ficar em dia. Sobretudo, se você tiver um dinheiro sobrando no fim do mês, você pode pagar parcelas adiantadas e liquidar de maneira antecipada o saldo total do crédito. Aqui é necessário compreender e se conscientizar que, no consórcio, é fundamental estar em dia com as parcelas, isso porque o grupo depende do pagamento de todos os cotistas para cumprir seu objetivo.

Exclusão do consorciado do grupo de consórcio

Há 3 formas de sair de um consórcio. Caso haja exclusão por falta de pagamento de prestação, o consorciado participará dos sorteios realizados com o objetivo exclusivo de devolução das quantias já pagas. No valor a ser restituído poderá ser aplicada uma multa relacionada à quebra do contrato.


Fora dessa situação, há outras 2 maneiras de sair de um consórcio:


  • transferir sua participação para outro interessado em ingressar no grupo comprando a sua cota;
  • mudar para um consórcio da mesma empresa que possua parcelas menores ou prazo maior.


UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!