Faça você mesmo: 5 dicas para reformar sua casa na quarentena

17/03/2022

Imagem blog

Faça você mesmo: 5 dicas para reformar sua casa na quarentena

As reclamações sobre tédio e ansiedade podem ser comuns em meio à rotina de isolamento social, vulgo quarentena quase mundial. Passar tanto tempo dentro de casa já faz parte da realidade de grande parte de nós e nada melhor que organizar nossa rotina de quarentena para realizar aquelas pequenas reformas em casa que sempre estiveram em nossos planos. 

E podemos até dizer que essa é uma tarefa comum entre os brasileiros, afinal, quem nunca colocou a mão na massa para reformar algum item de casa

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), aproximadamente 54% dos brasileiros já atuaram em reformas ou construções.

Diante dessa realidade, listamos dicas para você aproveitar esse tempinho em casa para cuidar do lar e resolver aquelas pequenas reformas que estão em stand-by faz tempo. 

5 Dicas para reformar sua casa durante a Quarentena 

1. Tenha uma lista diária

Antes de fazer uma reforma em casa, é importante listar tudo o que você quer reparar e consertar. Se possível, organize um cronograma de arrumação, dá pra você fazer isso tanto numa simples folha de papel quanto algo mais elaborado, numa planilha de excel. Mas praticidade mesmo você vai encontrar nas centenas de apps disponíveis pra facilitar sua vida na hora da organização e limpeza da casa: tarefas domésticas, motivated moms, tody, entre tantos outros.

Para driblar a ansiedade da sensação de desorganização, o primeiro passo é reunir suas tarefas e atividades pendentes. Você pode estabelecer uma lista com as atividades e um cronograma para começar a organização do lar. O ambiente limpo e organizado pode auxiliar também no aumento da sensação de bem-estar na própria casa.

2. Essa é a hora de mudar o visual da casa e arrumar a bagunça

Sabe aquele cantinho conhecido por ser cheio de bagunça? Essa é a hora de organizar  tudo! 

Os pequenos passos dados em uma reforma podem transformar positivamente o visual da casa durante este período de quarentena. Comece pelos cômodos ou cantinhos que estão mais bagunçados, pois é comum nos esquecermos de cuidar da decoração desses ambientes. Retire tudo que não têm mais uso e aproveite para dar uma repaginada naquele local. Você consegue se enxergar livre de tédio? Eu também! 

Dica de app? Temos! O bom e velho Pinterest salva qualquer projetinho de decoração e você pode fazer a busca começando por um item que quer usar, tipo um abajur. Faça a busca no Pinterest a partir desse abajur e você vai encontrar referências incríveis.

3. Portas: esse é o momento de cuidar e envernizar 

Com muito pouco e bastante vontade, é possível deixar sua porta com aspecto de nova! Para isso, você precisará de uma lixa, um pano, pincel e verniz. Inicie lixando os locais sujos e em seguida retire a poeira com um pano úmido. Aplique o verniz com o pincel e espalhe uniformemente por toda a porta. Tenha cuidado para não deixar as cerdas marcadas. Vai valer a pena investir seu tempo nesta ação! 

Se estiver se sentindo ousado, pesquise paletas de cores e invista sem medo nas formas geométricas que transbordam da porta para sua parede, fica super moderno!

4. Conserte aquela parede descascando

Aqueles descascadinhos na parede são super comuns de surgir em casa, sobretudo se já faz algum tempo que você fez a última reforma. Para consertar e uniformizar as paredes, verifique se a umidade não danificou algum ponto. Caso isso tenha acontecido, utilize uma espátula para descascar a parede e remover a parte que está “fofa”..

Após isso, faça uso da massa corrida: basta umedecer bem a parede antes de colocar o sedimento, coloque a massa na desempilhadeira - como se fosse aplicar massa corrida na parede - e aplique nos lugares em que você descascou, nessa fase, fique atento para deixar o máximo alinhado possível. Faça uso da espátula e de uma esponja molhada para deixar a parede bem lisinha e garantir acabamento ao trabalho. Depois, espere um dia e o espaço já pode ser pintado.

5. Renove as cores das paredes

Em espaços externos, a parede azul se destaca. Mesa de jantar e bancos de madeira com almofadas coloridas, vasos de plantas, ao fundo ripas de madeira com vasos de plantas pendurados. 

Seus filhos estão maiores? Que tal dar uma repaginada completa no quarto das crianças

Renovar as cores das paredes pode ser uma ótima ideia! Inicie cobrindo o chão com plástico ou jornal para proteger o piso. Depois, prepare a tinta, verificando as porcentagens no rótulo caso você queira diluí-la. Faça uso do rolo para pintar a parede e o pincel para fazer os detalhes.

6. Faça um UP Consórcio de Reforma

Quer fazer uma reforma mais completa e renovar por completo sua casa, mas não tem os recursos necessários? Então o UP Consórcios é pra você. 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios garantimos você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.


Faça uma simulação para consórcio de reforma! Você não vai se arrepender!


Até a próxima!