Financiamento de carro: qual a melhor modalidade de compra?

17/03/2022

Imagem blog

Financiamento de carro: qual a melhor modalidade de compra?

Quando o assunto são compras de alto valor, como um veículo, um terreno, ou mesmo, um apartamento, muitos consumidores costumam ficar em dúvida sobre qual opção escolher: financiamento de carro ou consórcio?

No consórcio, um grupo de pessoas se reúne a fim de alcançar o mesmo objetivo, como comprar carro. Mas é aquilo: quando a gente é criança, é normal ouvir falar mais de financiamento de carro do que consórcio de carro, não é mesmo? 

Com isso, muitas dúvidas surgem: qual dessas opções apresenta uma melhor condição? Quais pontos você deve priorizar na hora de escolher? Todas essas perguntas serão respondidas a partir de agora. Fique ligado neste conteúdo, e tome a melhor decisão!

Financiamento de carro ou UP Consórcios? Qual a melhor opção?

1. Principais diferenças

O financiamento e o consórcio se diferenciam primeiramente, em relação à aquisição do bem,  que no financiamento é imediato, assim que o crédito é aprovado e a transação é concluída. 

A desvantagem é que no financiamento aquilo que era para ser um sonho acaba se tornando um pesadelo, pagando altas taxas de juros, ao colocar na ponta do lápis você percebe que o valor que pagou equivale 3x a mais o valor do bem adquirido.

Nesse tipo de modalidade, acontece o seguinte: quando um bem financiado é conquistado, por regra, é proibido realizar a venda do mesmo. Ou seja, ele está preso à instituição que concedeu o crédito até o fim do pagamento das parcelas. Nesse momento, ele ainda não é 100% seu. (Que pena ): )

Por outro lado, o consórcio de carro, que também é um investimento a médio ou longo prazo, oferece a contemplação por sorteio, que pode acontecer tanto no primeiro como no último mês. As chances de ser contemplado mais rápido não param por aí, pois também permite a antecipação através dos lances. 

Assim, se você for um participante que não tem pressa, basta pagar as mensalidades e esperar. Mas se quiser agilizar o recebimento da carta de crédito, basta que você antecipe algumas parcelas (Oferta de Lance).

2. A burocracia dos processos

Adquirir o consórcio não exige o pagamento de qualquer entrada, tampouco a apresentação de uma enorme quantidade de documentos, que, geralmente, são solicitados pelas outras formas de pagamento. Já no financiamento de carro são exigidos os seguintes documentos:

  • documentação pessoal de costume;
  • comprovação de renda;
  • nome limpo;
  • registros, documentos e comprovantes relativos ao próprio bem.

Diferente do consórcio, que é bem menos burocrático. Nele, aqueles documentos de praxe já bastam para começar a caminhada rumo à realização do que você mais deseja: comprar um carro

Além disso, a vantagem do UP Consórcios ao adquirir uma cota não há exigência de nome limpo, aliás, apenas no momento de receber a carta de crédito (A Contemplação), mas fique tranquilo que se você possui nome sujo no UP Consórcios você faz a sua poupança turbinada.

3. Os juros e os reajustes

O financiamento tem uma grande desvantagem no que diz respeito à alta incidência de juros, conhecida por todos que entram nesse tipo de modalidade. Nesse caso, acompanha-se a taxa Selic e costuma ser mais pesada em prazos mais longos.

Diferente disso é o consórcio, que não cobra altos juros nas mensalidades. Contudo, existe um ajuste durante o período de consórcio (IPCA e INCC), no qual o bem pode apresentar variações no preço, exigindo reajustes nas parcelas para o montante da contemplação não ficar defasado. Caso contrário, não teria outro meio para os consorciados comprarem o bem, certo?

4. O recebimento do bem

O consórcio tem características próprias, que não condizem com o financiamento. No consórcio, a contemplação se dá por sorteios e lances, que, em regra, acontecem todos os meses. Para participar, o consorciado precisa estar em dia com suas mensalidades.

No UP Consórcios o lance livre faz jus ao nome. O consorciado pode oferecer qualquer valor, sem limite máximo ou mínimo. Podemos até dizer que o lance livre tem o funcionamento semelhante ao leilão, sistema no qual quem oferece mais leva. (Dole uma, dole duas, dole três, VENDIDO) rs

Para ofertar um lance é simples: basta calcular quantas parcelas deseja antecipar e informar à administradora no momento apropriado (que ocorre 24 horas antes das assembleias de consórcio).

O primeiro passo, antes de decidir ofertar o lance, é conferir as regras do UP. Além disso, busque informações para ver se essa é a melhor opção para você no momento (planejamento é tudo). 

Para acertar no valor de lance e aumentar as chances de contemplação, a dica infalível é: acompanhar as assembleias e ficar bem ligadinho na média dos valores ofertados anteriormente, nos lances campeões.

5. O uso do crédito

No UP consórcios tudo é simples, prático e rápido. O consorciado tem a autonomia em decidir como fazer o uso da carta de crédito, tendo a flexibilidade de comprar o bem do modelo e no local que quiser. Já no financiamento, isso é bem diferente. Nesse caso, se você optar por comprar um segundo carro em seu nome, terá dificuldades. Além disso, as regras para consórcio de imóvel são ainda maiores, como necessidade de estar em área urbana e ter escritura pública.

O Consórcio vence a disputa pela melhor modalidade de compra!

Sem dúvida, o UP Consórcios é a melhor maneira de investir. Para começar, é importante destacar que, ao entrar em um consórcio, você participa de um grupo de pessoas com o mesmo interesse em adquirir seus bens. O contratante adquire uma cota dentro desse grupo, que é administrado por uma empresa de consórcio  a Embracon.

Mensalmente o consorciado junto com um grupo de pessoas pagam suas parcelas até arrecadar o valor para a contemplação. Podendo contemplar uma ou mais pessoas resultando em energia para novas conquistas, todos os consorciados formam uma poupança, que tem como objetivo financiar os carros a serem comprados pelos cotistas. Dessa forma, o consórcio ajuda a concretizar o objetivo da compra  do carro em parcelas menores do que em outras modalidades de crédito e o melhor sem pagar juros e taxas até a contemplação.

Por outro lado, o financiamento de carro é uma modalidade de compra parcelada, disponibilizada pelos bancos, e que ocorre por meio da liberação de recursos para a aquisição do carro, mediante uma análise detalhada de crédito e cobrança de altas taxas de juros, que por sinal está fora de moda.

Quem contrata o financiamento recebe o bem e assume esse empréstimo, realizando pagamentos de parcelas mensais durante um período determinado, que pode ser de muitos anos. O valor que o banco disponibiliza varia conforme o perfil financeiro de cada cliente, assim como as taxas de juros.

As parcelas mensais variam de acordo com a negociação feita com a instituição bancária. Cumprindo toda a burocracia e preenchendo os requisitos importantes e obrigatórios (que não são poucos), os valores são liberados. Mas aí entram as desvantagens :/. 

No UP Consórcios, você encontra as melhores parcelas com os menores lances contemplados  do mercado. Simule, compare e compre.