Formas de pagamento no consórcio

17/03/2022

Imagem blog

Formas de pagamento no consórcio

Em meio a tanta notícia difícil, coisa boa é o consórcio que é um investimento de baixo custo que permite a aquisição de bens de forma planejada. Isso significa mais segurança na hora de investir. Com o consórcio é possível parcelar o valor sem o pagamento de altas taxas de juros e, na contemplação, aproveitar as vantagens de uma compra à vista.

O consórcio tem sido considerado a melhor alternativa para adquirir bens e aumentar o patrimônio, mesmo em tempos de crise econômica. Mesmo tendo essa fama, ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre alguns detalhes do consórcio, como as formas de pagamento. Acompanhe este conteúdo e fique por dentro do assunto! 

Quais são as formas de pagamento no consórcio?

O primeiro passo é entender o que é o consórcio, ou seja, como ele funciona. 

O consórcio é uma modalidade de economia colaborativa. Nele, um grupo de pessoas se reúne para se autofinanciar, ou melhor, autofinanciar grandes conquistas.

Com isso, o pagamento no consórcio é bem diferente do que acontece quando você pega um empréstimo com alguém ou quando financia um bem no banco, isso porque, no consórcio as parcelas são pagas de acordo com suas condições, além disso, esquece juros altos (no consórcio isso não existe).

Diferente do empréstimo ou financiamento, no consórcio você paga de forma programada, ou seja, vai acabando com as parcelas até antes de adquirir o produto. Assim, você pode se livrar dos juros, pagando somente a taxa de administração do consórcio.

No caso, a parcela paga está associada ao valor do bem dividido pela quantidade de meses que você deseja. Por isso, antes de fechar o contrato com o consórcio, é preciso entrar no grupo certo, de pessoas que têm o mesmo objetivo de compra que o seu. Não é possível, por exemplo, usar o dinheiro de um consórcio de imóveis para comprar uma moto ou caminhão.

Normalmente, o participante do consórcio realiza o pagamento da primeira até a última parcela em um prazo pré-estabelecido, tudo em contrato para não interferir nas finanças pessoais. No entanto, o consorciado só irá receber a carta de crédito para a compra do bem desejado ou contratação do serviço quando for contemplado. 

Mas afinal, quando a pessoa é contemplada no consórcio

Durante a Assembleia, via lance ou sorteio, ou ao final do pagamento das parcelas do consórcio. Contudo, além de seguir o modelo de pagamento tradicional para quitar o consórcio, é possível antecipar as parcelas do consórcio

Como funciona para antecipar pagamento no consórcio? Vou pagar alguma taxa?

Antecipar as parcelas do consórcio é uma alternativa para o consorciado adiantar a quitação do contrato, podendo pagar duas ou mais parcelas simultaneamente a fim de dar aquela conhecida ‘’desafogada de contas’’. Aí é o seguinte: vamos supor que você tenha recebido um valor extra e tem interesse em antecipar as parcelas do consórcio, o primeiro passo deve ser ler as condições para tal ação no contrato de seu consórcio. Ali, estarão explícitas as condições sobre a antecipação, como o número de parcelas permitidas e se o consorciado não contemplado, por exemplo, pode fazê-lo.

Saiba que, antecipar as parcelas do consórcio não dá direito ao consorciado de ser contemplado imediatamente, no caso, se ele ainda não recebeu a carta de crédito. Além disso, é preciso compreender também que ele não terá descontos no valor total.

A grande vantagem em antecipar as parcelas é o fato do consorciado ficar livre de débitos para com o grupo de consórcio no futuro. E isso é grandioso, principalmente em tempos de crise econômica - sim, há uma relação importante entre essa decisão e educação financeira

Afinal, as parcelas do consórcio não irão comprometer tanto o seu orçamento mensal. Tirando essa obrigação do caminho, é mais fácil ajustar o seu planejamento financeiro.

formas-de-pagamento-no-consorcio

Vantagens em antecipar parcelas do consórcio

O consórcio não cobra taxas de juros — diferentemente do que acontece com outras modalidades de compra disponíveis no mercado, como os financiamentos. É assim que o consórcio funciona, não é pegadinha, ele permite a aquisição do bem pretendido por meio do pagamento de parcelas, sem o acréscimo desse tipo de cobrança.

Diante disso, antecipar as parcelas do consórcio não favorece o consorciado com nenhum desconto. Porém, essa escolha traz outras boas vantagens à tona: 

  • Você se livra de ter que lidar com os reajustes periódicos do consórcio. Sim, essa é uma vantagem e tanto. No consórcio, são realizadas correções no valor da carta de crédito. Isso acontece para não haver prejuízo ao seu poder de compra ao longo do tempo. Por isso, as parcelas também sofrem esses reajustes. 
  • É possível utilizar as parcelas antecipadas como oferta de lance, assim, você aumenta as chances de adiantar sua contemplação.
  • Caso você ainda não esteja contemplado, no UP Consórcios você garante o pagamento de mais parcelas sem taxas de administração. 

Mas afinal, como antecipar o pagamento no consórcio?

Sabendo agora que você não paga nenhuma taxa para antecipar as parcelas do consórcio, é hora de colocar na ponta do lápis. Feito isso, chegou à conclusão de que é um bom negócio antecipar as parcelas do consórcio, certo? 

Saiba agora quais são os caminhos para concretizar esta ação. Acompanhe as diferentes maneiras para quitar o consórcio:

Inversa

O nome já é bem intuitivo para compreender como funciona isso aqui. É um modo que segue a ordem inversa dos vencimentos: as primeiras parcelas a serem quitadas serão aquelas com o prazo mais distante. Ou seja, pessoas que escolhem quitar o consórcio de forma inversa também têm a opção de encurtar pela metade o prazo do seu plano de consórcio, fazendo o pagamento, além da parcela com o vencimento mais distante, da parcela com vencimento no mês atual. No entanto, isso significa duas parcelas por mês. 

Diluída 

Esta opção para antecipar parcelas do consórcio, acontece da seguinte forma: o valor total antecipado será dividido igualmente entre os meses que restam do consórcio e subtraído de cada parcela subsequente, reduzindo o valor a ser pago por mês.

Total

Na quitação total do consórcio, o valor antecipado é referente a todas as obrigações restantes. Ai que delícia, isso significa que você ficará livre das parcelas do consórcio!!! Parabéns! :)

Se o consorciado já foi contemplado, encerrará sua participação no grupo de consórcio.

Aqueles que fazem parte do consórcio de imóveis, cujo foco é a aquisição de imóveis residenciais, aqui vale o lembrete de que é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

A única ação importante para tal é consultar as regras impostas pela Caixa Econômica Federal, que é a entidade responsável pela gestão dos valores.

Para resumir, antecipar as parcelas do consórcio, ou seja, quitá-lo, não têm desconto porque o consórcio já é ausente de juros. Entretanto, existem algumas vantagens em pagar as parcelas antes dos vencimentos. Agora é a hora de fazer as contas e observar se essa é a melhor opção para a sua situação financeira.

UP Consórcios: investimento seguro e com planejamento financeiro

Investir é a melhor forma de preservar seu patrimônio e ter uma vida mais tranquila. Afinal, sabemos muito bem como é difícil relaxar completamente quando as dificuldades financeiras batem na porta! 

Quer fechar a porta pros problemas financeiros? Investir em consórcio é sem erro. 

O consórcio é um investimento que não te decepciona. Não à toa tem sido apontado como a melhor forma de obter bens em tempos de crise como essa que estamos vivendo. 

Não é sempre que temos uma boa quantia em dinheiro para pagar à vista um bem de alto valor, como um imóvel ou carro. Com o consórcio, você pode parcelar o valor total do bem, com um valor de parcela que esteja adequado às suas possibilidades financeiras e sem pagar nada de juros por isso.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre