Fui demitido, e agora? 7 dicas para encarar o desemprego sem desespero

17/03/2022

Imagem blog

Fui demitido, e agora? 7 dicas para encarar o desemprego sem desespero

Quando forças maiores, que vão além do seu controle, como é o caso do nosso atual cenário econômico, o afetam negativamente, é fácil cair em uma espiral de desânimo, raiva, medo, ansiedade, preocupação e ressentimento. Se isso te causa desespero, saiba que você não está sozinho. 

A situação atual é um momento bastante desafiador! Mas o mais importante é que esse estado não afete suas expectativas do futuro. Afinal, você precisa estar autoconfiante, energizado e motivado para ir em busca de algo novo! Neste conteúdo, queremos te dar dicas para encarar o desemprego da melhor forma possível.

Fui demitido, e agora? Como encarar o desemprego sem desespero?

Dê tempo ao tempo 

Separe um tempo pra você esfriar a cabeça, processar o que aconteceu e se permitir sentir a perda do emprego. Não há necessidade de fingir que tudo está bem. Utilize esse momento para refletir o que pode ser melhorado profissionalmente em sua vida. Você tem o direito de se sentir assim – mas por pouco tempo, afinal, o mundo está acontecendo e as oportunidades também.

Você não está sozinho

Ter total conhecimento disso é fundamental. Você pode não saber, mas essas coisas não acontecem só com você. Acontecem com quase todo mundo em algum momento da carreira, e diante desse contexto econômico desafiador, esta é uma realidade ainda mais comum no nosso país (quiçá no mundo todo). 

Reflita sobre os próximos desafios

Faça questionamentos a si mesmo como:


  • Eu quero continuar na mesma profissão?
  • Devo otimizar minha carreira?
  • Fiz algo de errado no último emprego que pode ser melhorado?
  • É tempo de colocar em prática aquela vontade de abrir um negócio?
  • Faz sentido fazer uma um curso ou uma pós-graduação?

Tenha uma rotina!

Ter uma rotina mesmo desempregado é importantíssimo para evitar cair em uma espiral de desânimo Mantenha uma rotina diária rigorosa de comer corretamente, evite o consumo excessivo de álcool, exercite-se, fazer contato regular com as pessoas, participar de eventos relacionados ao setor e ler sobre novos desenvolvimentos em sua área de atuação.

Planejamento

Faça um plano de ação detalhando como você vai encontrar um novo emprego. É o momento de se reconectar com antigos colegas de trabalho, entender como está o mercado onde eles estão. Siga seu planejamento todos os dias, sobretudo quando estiver perdendo a esperança.

Celebre as pequenas vitórias

Você não pode esquecer JAMAIS que o momento pode estar bem difícil, mas tudo vai passar. Ao ser positivo, comemorar as pequenas vitórias do dia-a-dia, novas oportunidades surgem para você se reinventar e seguir em frente. Enfrente esse momento. 

Simule seu consórcio agora mesmo!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco


Até a próxima!