Guia sobre o Consórcio Imobiliário

17/03/2022

Imagem blog

Guia sobre o Consórcio Imobiliário

O consórcio de imóveis nada mais é que uma modalidade de crédito para aquisição de casas ou apartamentos. O consórcio é organizado por um grupo, no qual todos os integrantes contribuem com uma quantia definida todo o mês durante certo período, criando uma poupança conjunta. A cada mês, até o final deste período, pessoas são contempladas e recebem o valor contratado  para comprar seu imóvel.

E é aí que entram as vantagens do consórcio imobiliário. A questão é: se você não tem urgência em comprar um imóvel, mas planeja e quer começar a pagar aos poucos - e ainda sem juros - o consórcio de imóvel é perfeito para você. 

Há três perfis principais que estão no topo da lista de adeptos ao consórcio de imóveis:

  1. aqueles que não possuem urgência em se mudar e pretendem planejar a compra;
  2. aqueles que não têm disciplina para poupar o dinheiro que seria destinado à compra de um bem de alto valor; 
  3. aqueles que já possuem uma grana pra dar de entrada, mas não o suficiente para reduzir os juros do financiamento. 

Vantagens de investir com Consórcio Imobiliário

No Brasil, foi superada a marca de sete milhões de planos de consórcios vendidos e um milhão de consorciados contemplados. Apesar dos muitos boatos por aí, o consórcio de imóvel se consolida como uma alternativa interessante para quem possui recursos para comprar à vista ou não quer arcar com os juros altos de um financiamento imobiliário

Há alguns anos, melhor do que ter um carro ou uma casa, era investir o dinheiro para ter rendimento que pagasse o aluguel e ainda pudesse nos remunerar. Tudo isso mudou. Primeiro, vale considerar que brasileiro percebeu que o milagre da multiplicação não existe, principalmente porque hoje é reconhecido que o que mais importa é a segurança e o conforto de um lar. Nossos hábitos de consumo mudaram (estamos bem mais atentos), assim como nossas prioridades. 

Agora, busca-se mais do que nunca estabilidade e conforto. E é neste contexto que, mais uma vez, o consórcio de imóvel é a solução ideal na crise econômica. Afinal, reúne em um único produto: ferramenta de poupança, modalidade de crédito e produto de investimento.

Além disso, o consórcio de imóvel vem sendo conhecido com uma poupança turbinada. Uma vez que, você começa poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.

1) O consórcio de imóvel não cobra juros

Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais pesada para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio seja visto como a melhor alternativa de crédito, e não é à toa, já que não há cobrança de juros sobre o valor contratado.

Sem dúvidas este é o grande diferencial do consórcio: Juros ZERO! Existe apenas uma taxa administrativa que é diluída no total de parcelas.

2) Menos burocracia

O aumento da inadimplência nesse período de crise intensificou a burocracia e rigor das instituições financeiras no momento de liberar um financiamento. No consórcio é simples, qualquer pessoa pode fazer. Você passa pela análise de crédito somente no momento da contemplação e até lá você pode se organizar para ter o seu nome limpo!

3) As parcelas cabem no seu bolso

No consórcio você não precisa ter dinheiro para dar de entrada, o valor total do bem é dividido em parcelas iguais. Antes de optar por essa compra planejada e segura, você pode ainda fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as taxas de juros.

4) É uma ótima forma de poupar dinheiro

O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. A valorização da carta de crédito acompanha o índice de acordo com o segmento contratado: INCC para imóveis e IPCA para auto e serviços. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista o seu bem, possibilitando melhores negociações e economias.

5) Contemplação por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode fazer a sua oferta de seu lance. Essa oferta pode ser realizada até às 23h59 do dia anterior à assembleia, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual competitivo da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele deve ser pago antes do sorteio. Somente após a contemplação, em até 5 dias úteis, que a oferta deve ser paga para a administradora de consórcio.

Não é de hoje que o mercado imobiliário brasileiro está passando por mudanças, muito desse novo momento está relacionado à crise econômica. Entre fatores positivos e negativos, é possível perceber que o cenário demonstra uma maior oferta de crédito e flexibilidade para compra de imóveis. Porém, o efeito disso, especialmente naqueles imóveis focados na classe média, é a alta no preço dos imóveis. 

Isso acontece porque o aumento da procura por casas e apartamentos eleva os preços de venda e as margens dos negócios. O princípio é o seguinte (e lembre-se, isso se aplica sempre que existe alguma negociação): se muitos querem comprar, é possível vender mais caro, afinal há grandes chances do negócio se concretizar dessa maneira. Outra variante importante é: se alguém quer muito comprar, é provável que está disposto a pagar mais pelo bem. São elementos que fazem os preços dos imóveis saltarem. 

Entretanto você pode ter um crédito para compra  de imóvel acessível e sem juros. Como? Meu amigo, minha amiga, não durma no ponto não... O consórcio de imóvel é uma alternativa de investimento mais que  ideal neste momento! 

guia-sobre-o-consorcio-imobiliario

Processo de Contemplação para Consórcio Imobiliário

Isso funciona de maneira muito descomplicada, principalmente se comparado ao financiamento imobiliário. Como você já sabe, o consórcio de imóvel reúne um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizar para contribuir mensalmente com valores iguais, esse grupo de pessoas consegue comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

Aqui entra em cena os sorteios cuja finalidade é decidir quem fica com o crédito para a compra imóvel da vez - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente uma via sorteio. Aqueles que têm pressa em usar o crédito podem ofertar um lance e, assim adiantar a contemplação.

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. 

(No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais). A administradora também é responsável por organizar as assembleias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance

Resumindo: ao contratar um consórcio de imóvel, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva (ou um autofinanciamento) destinado à compra de um bem definido previamente. Confira outras vantagens do consórcio de imóveis

Um pouco mais sobre a ausência de juros e taxas

Como ressaltar esse ponto nunca é demais, é provável que a característica mais lembrada quando se trata de consórcio é que não tem cobrança de juros. E não é difícil entender o motivo, afinal, a intenção é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a aquisição de bens à vista.

Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa se torna uma ótima opção para quem quer fugir dos altos valores que são cobrados pelos financiamentos. Os consorciados devem arcar somente com taxas específicas, impostas pelas administradoras, como:

  • taxa de administração: está relacionada à remuneração da administradora pela gestão do consórcio - O UP só cobra essa taxa após a contemplação;
  • fundo comum:  valor efetivamente empregado na compra do bem designado - esta taxa é isenta no UP;
  • seguro: de vida e de quebra de garantia - você decide se quer contratar essa modalidade;
  • fundo de reserva: destinado a proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Caso haja recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído de forma proporcional aos consorciados - esta taxa é isenta no UP.

Ao colocar tudo no papel, o consórcio se mostra uma alternativa muito mais econômica se comparada com o financiamento, já que suas taxas causam um impacto muito menor nas parcelas mensais.

>Faça uma simulação de consórcio e comprove!

Nível de burocracia

O consórcio imobiliário se destaca como uma excelente alternativa quando a burocracia é colocada em jogo. Além dos altos valores, toda a burocracia envolvida é outro detalhe que acaba afastando muitas pessoas dos financiamentos convencionais. A adesão do consórcio é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas.

A análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, facilitando assim a vida de quem não tem como comprovar uma renda fixa - os trabalhadores autônomos são os melhores exemplos disso. Certos casos tornam possível aderir a um plano de consórcio mesmo com restrição de crédito. Porém, a situação precisará estar regularizada para o recebimento da carta de crédito, o que demanda um bom planejamento por parte do interessado.

Como ser contemplado para Consórcio Imobiliário?

Uma das possibilidades de ser contemplado em um consórcio é por meio dos sorteios. Realizados durante as assembleias mensais, esse processo proporciona chances iguais a todos os participantes que estejam com os pagamentos em dia. 

Outra alternativa, que possibilita antecipar a contemplação, é ofertar lance com um percentual do valor do crédito. Saiba que a quantidade de cotas contempladas via lance sorteadas depende da administradora e da quantidade de participantes do grupo saldo disponível no grupo.

Conforme os meses passam, as chances de ser contemplado por lance sempre aumentam, isso ocorre porque os participantes que já receberam a carta de crédito não concorrem mais na disputa. Cada administradora de consórcio tem uma forma de realizar as premiações, que no UP Consórcios  se baseia nos números extraídos no sorteio da Loteria Federal.

Essa possibilidade faz do consórcio uma excelente opção também para que tem uma reserva financeira, afinal, essa pessoa poderá antecipar sua contemplação mantendo seu valor atrativo.

Não se esqueça de que, ao ser contemplado e adquirir seu imóvel, você deve continuar pagando as parcelas do consórcio normalmente. Somado a isso, caso compre logo a casa que sempre quis ter, passa a ter novas despesas relativas ao imóvel. Dessa forma, um bom planejamento financeiro se torna indispensável!

UP Consórcio Imobiliário: investimento certeiro! 

Como você viu, ao contratar um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva, um autofinanciamento destinado à compra de um bem definido previamente. 

Principal vantagem do consórcio de imóvel: recebimento do montante do valor, podendo comprar o imóvel à vista; parcelas são menores que as do financiamento; sem pagamento de juros e análise de crédito mais flexível.

A situação econômica atual torna o consórcio de imóveis uma modalidade de compra mais segura e, além disso, segundo pesquisas, houve um crescimento de aproximadamente 30% em 2019

No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais. A administradora também é responsável por organizar as assembleias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance. Faça um UP Consórcio Imobiliário! Que tal começar por uma simulação no UP?
Não perca mais tempo e invista no consórcio imobiliário!