Inadimplência Consórcio Contemplado: saiba como evitar

17/03/2022

Imagem blog

Inadimplência Consórcio Contemplado: saiba como evitar

Atrasar o pagamento da parcela do consórcio, ou seja, tornar-se inadimplente no consórcio, pode causar algumas perdas para você e para todo o grupo. Além disso, caso não tenha sido cobrado, você não participará mais da assembleia, adiando sua chance de obtenção de carta de crédito, adiando assim a aquisição de seu imóvel.

Portanto, é muito importante planejar antes de assinar o contrato para evitar a inadimplência do consórcio. Uma vez contratado, deve ser visto como uma promessa que precisa ser cumprida a cada mês. Se alguma situação inesperada prejudicar seu orçamento, existem algumas maneiras de organizá-lo! 

Confira aqui os principais motivos para você evitar inadimplência no consórcio.

Consequência da Inadimplência Consórcio Contemplado

1. Juros e multas

A consequência mais direta do atraso do parcelamento do consórcio é a mesma do inadimplente que atinge qualquer outro tipo de conta: devem ser pagos os juros e multas estipulados no contrato. Geralmente, é cobrada uma mensalidade de 1% e multa de 2% sobre o valor de renovação da mercadoria.

Outra penalidade comum aos atrasos recentes é a exclusão de sorteios da montagem: evita que os consorciados recebam recompensa caso a parcela não seja concluída.

inadimplencia-consorcio-contemplado-saiba-como-evitar

2. Você pode ser excluído do grupo

Após penas mais leves, os consorciados que deixarem de pagar correrão o risco de serem expulsos do grupo de consórcio. Quando isso acontecer, o excluído terá direito ao valor que foi reembolsado com o desconto adequado. Porém, para isso, você precisará aguardar que seu nome seja sorteado na assembleia, como se ainda fosse membro do grupo.

3. Cancelamento da Carta de Crédito

Cada membro do consórcio tem direito à obtenção de uma carta de crédito, ferramenta que permite a compra dos itens necessários. Porém, quando o recurso é concedido, quem recebe a carta de crédito deve manter o parcelamento acordado, caso contrário corre-se o risco de perder a carta de crédito.

Percebendo-se um longo atraso, será realizada assembleia para deliberar se a carta de crédito deve permanecer válida. Se a maioria decidir se retirar, a pessoa punida só poderá retomar a carta de crédito depois de saldar a dívida e reconsiderá-la.

4. Perda de bem como garantia

Uma vez que os consorciados tenham seus ativos obtidos por meio de carta de crédito, as consequências da inadimplência podem ser punitivas para este recurso. Se o atraso for grande, o administrador pode solicitar uma devolução. Isso porque os itens adquiridos são incluídos como garantia de pagamento das demais parcelas. É assim que a operadora do consórcio garante que o valor em aberto será honrado sem afetar os demais participantes.

Obviamente, esta é uma consequência excessiva. Para que isso não aconteça, é necessário solucionar a situação de maneira amigável. Em qualquer caso, é importante que quem está com pagamentos em atraso, independente do estágio do consórcio, busque solução junto ao administrador. A maioria dos administradores estão dispostos a se comprometer na busca da melhor solução.

Essas opções são sempre melhores do que não pagar o consórcio, pois essa atitude pode levar a punições pessoais e prejuízos a outros membros do grupo. Portanto, planeje cumprir sua promessa e, se houver uma situação imprevista, não hesite em entrar em contato com a administradora.

Inadimplência Consórcio Contemplado: 5 dicas para evitar

Antes de contratar um consórcio, o mais indicado é ter orçamento mensal bem esclarecido. Assim, você saberá o valor máximo que pode pagar nas parcelas mensais sem afetar o bem-estar e a qualidade de vida de sua família. Confira algumas dicas importantes:

1. Realize um planejamento financeiro eficaz

Desenvolva um plano financeiro que considere o pagamento de suas dívidas e compromissos atuais primeiro, bem como uma reserva segura para quaisquer dificuldades. Portanto, você pode se proteger contra a contratação de consórcios e controlar a possibilidade de equilíbrio financeiro.

Para que esse orçamento funcione, lembre-se de controlar o consumo desenfreado e evitar compras desnecessárias.

Além disso, que tal livrar-se de usar um cartão de crédito ou cheque especial para saldar possíveis dívidas?   Esse tipo de crédito tem uma alta taxa de juros e, se não for pago no prazo, pode atrapalhar seu orçamento e causar muitos problemas.

2. Pague prestações do consórcio o mais cedo possível

Antecipar as parcelas de consórcio é uma opção pouco conhecida, mas totalmente possível. Este processo funciona de forma simples e inclui basicamente o pagamento antes do vencimento originalmente programado.

Por este motivo, é necessário rever os termos do contrato e notificar o administrador do consórcio. Vale ressaltar que a expectativa de parcelamento não garante contraprestação imediata.

Essa opção é interessante para aqueles que recebem valores adicionais, mas não têm outras obrigações diretas, ou para aqueles que desejam mais tranquilidade no planejamento financeiro, reduzir problemas financeiros pendentes e liberar espaço no orçamento.

3. Use seu FGTS em consórcio imobiliário

Em alguns casos, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para o pagamento de consórcio imobiliário. O FGTS é uma espécie de benefício trabalhista, que garante ao trabalhador regular a poupança em seu nome e os depósitos fixos do empregador.

As regras de utilização do FGTS em consórcio são definidas pela Caixa Econômica Federal, que administra o fundo. A principal condição imposta é que os recursos disponíveis só possam ser utilizados em consórcios de imóveis residenciais.

Cumprida essa exigência, os recursos disponíveis no saldo do FGTS podem ser utilizados para licitar, repor o valor da carta de crédito ou liquidar parcelas em aberto para quitar parcial ou integralmente o saldo devedor.

4. Avaliar a possibilidade de vender cotas de consórcio

Outra solução é vender as ações para outras pessoas e sair do consórcio para evitar desgastes pessoais e negar seu nome. Infelizmente, às vezes essa é a única solução saudável.

A venda de cotas é um processo legal, mas precisa ser feito com responsabilidade para evitar situações perigosas. Em qualquer caso, não se envolve em negócios informais, porque está relacionado ao seu nome. Portanto, por favor, guarde tudo. Vale lembrar que este procedimento requer a anuência do administrador do consórcio.

Ao tomar essas precauções, você pode evitar que o consórcio entre em inadimplência e manter todos os planos. 

Por fim, vale destacar que o consórcio é uma das formas mais eficazes de alcançar objetivos e acumular bens pessoais de forma planejada e econômica. Portanto, lembre-se: disciplina financeira e organização são essenciais. 

Aqui no UP Consórcios você encontra as melhores condições para alcançar seus objetivos. Faça uma simulação agora e não perca mais tempo, comprove e compre.