Investimento imobiliário: faça um planejamento com consórcio

17/03/2022

Imagem blog

Investimento imobiliário: faça um planejamento com consórcio

Ao investir em imóveis, o objetivo é colocar seu dinheiro para trabalhar hoje para ter mais dinheiro no futuro. O lucro ou retorno que você obtém com seus investimentos deve ser suficiente para cobrir o risco que você assume e os impostos que paga. Existem outros custos de propriedade imobiliária, como serviços públicos, manutenção e seguros.

O investimento imobiliário pode realmente ser bastante simples, uma vez que você compreenda os fatores básicos do investimento, economia e risco. Você compra propriedades, evita a falência e ganha dinheiro com o aluguel, tudo para poder comprar ainda mais propriedades.

Mas lembre-se de que "simples" não significa "fácil". Se você cometer um erro, as consequências podem variar de pequenos a grandes desastres. Confira nossas dicas para investir com segurança a partir do consórcio de imóvel.

Investimento imobiliário: dicas para ganhar dinheiro investindo em imóveis

Quando você investe em imóveis, existem quatro maneiras principais de ganhar dinheiro:

Valorização de imóveis

É o que acontece quando um imóvel se valoriza devido a uma mudança no mercado imobiliário. Por exemplo, o terreno ao redor de sua propriedade pode se tornar mais escasso ou movimentado (por exemplo, se um grande shopping center foi construído nas proximidades). Ou talvez você tenha feito melhorias na propriedade para torná-la mais atraente para os compradores. A valorização dos imóveis é um jogo complicado, porque não é fácil de prever. É mais arriscado do que investir para obter receita de fluxo de caixa.

Renda de fluxo de caixa

Esse tipo se concentra na compra de um imóvel, como um prédio de apartamentos, e na sua operação. Em seguida, você coleta um fluxo de dinheiro do aluguel do inquilino. A receita do fluxo de caixa também pode vir de outros tipos de imóveis além de prédios de apartamentos, como unidades de armazenamento, escritórios ou edifícios de varejo e casas de aluguel.

Renda relacionada a bens imóveis

Essa receita é comum para especialistas do setor imobiliário, como corretores. Eles podem ganhar dinheiro com comissões sobre propriedades que ajudam um cliente a comprar ou vender. Às vezes, as administradoras de imóveis ficam com uma parte dos aluguéis em troca da execução das operações do dia-a-dia.

Uma administradora de hotel pode ficar com 15% das vendas de um hotel para cuidar das operações do dia-a-dia. Eles podem contratar empregados de limpeza, trabalhar na recepção, aparar a grama e lavar as toalhas.

Renda auxiliar de investimento imobiliário

Para alguns, isso pode ser uma grande fonte de lucro. A receita de investimento imobiliário auxiliar inclui coisas como máquinas de venda automática em prédios de escritórios ou lavanderias em apartamentos alugados. Na verdade, isso envolve mini-negócios dentro de um investimento imobiliário maior. Eles permitem que você ganhe dinheiro com uma coleção semi-cativa de clientes.

Dicas para seu primeiro investimento em propriedade

Existem algumas maneiras de comprar seu primeiro investimento imobiliário. Se você está comprando um imóvel, saiba que o financiamento é o que atrai muitos investidores imobiliários: permite que eles adquiram propriedades que de outra forma não poderiam pagar.

No entanto, cuidado: o financiamento para comprar imóveis pode ser perigoso. Em um mercado em queda, as despesas com juros e os pagamentos regulares podem levá-lo à falência.

O consórcio para investimento imobiliário é a melhor opção para quem quer comprar imóvel sem se desdobrar em dívidas financeiras. 

Outra dica é gerenciar o risco e se proteger, considere manter investimentos imobiliários por meio de tipos especiais de pessoas jurídicas, e não em seu próprio nome. Isso inclui empresas de responsabilidade limitada ou sociedades limitadas. Você deve consultar um advogado para decidir qual método é melhor para você. 

Se o investimento quebrar ou alguém escorregar e cair, resultando em um processo judicial, essas pessoas jurídicas podem proteger seus bens pessoais. Isso significa que o pior que poderia acontecer é perder o dinheiro que investiu. Você ficará tranquilo sabendo que suas contas de aposentadoria e outros ativos estarão fora de alcance. 

Prós e Contras do Investimento Imobiliário

Prós do Investimento Imobiliário 

- Menos risco e volatilidade do que o mercado de ações;

- Pode ser uma boa fonte de fluxo de caixa;

- Muitas deduções fiscais;

- Propriedades dão bom retorno a longo prazo.

Contras do Investimento Imobiliário

- Não há tanto potencial para retorno agressivo;

- Pode exigir muito dinheiro;

- Baixa liquidez;

- Lidar com inquilinos e problemas de construção pode ser difícil.

Investimento imobiliário: mais segurança

Risco menor do que o mercado de ações: o mercado imobiliário não está sujeito à mesma volatilidade que o mercado de ações. Você não tem o mesmo potencial de ganhos, mas pode contar com uma inclinação constante na maior parte do tempo.

Fluxo de caixa estável: Quando você tem imóveis suficientes para alugar, pode contar com um fluxo de receita estável para o seu negócio.

Boas isenções fiscais: você pode deduzir todos os tipos de despesas de seus impostos. Isso inclui juros de imóveis, depreciação, imposto sobre a propriedade e muito mais. 

Os retornos de longo prazo costumam ser positivos: com o tempo, o valor da maioria das propriedades aumentará.

O que é o investimento imobiliário passivo?

O investimento imobiliário é quando alguém compra um fundo de investimento imobiliário. É o trust que cuida da gestão do dia-a-dia dos imóveis. O investimento imobiliário passivo pode ser bom para quem deseja uma abordagem mais direta do investimento imobiliário.

A sua casa pessoal é um bom lugar para começar a investir em imóveis?

Sim, investir na aquisição de uma casa própria é um excelente investimento de longo prazo. Se feito da maneira correta, pode melhorar sua pontuação de crédito, fornecer uma fonte de patrimônio líquido e aumentar seu patrimônio líquido, o que pode ajudar em seus investimentos imobiliários.

O planejamento com consórcio traz muito mais vantagens. O consórcio é o tipo de investimento que não te dá dor de cabeça. Já conheceu algo parecido com isso? É só UP! Só progresso!

No consórcio, quando você tem uma carta de crédito em mãos, imediatamente tem o mesmo poder de compra do que se tivesse o dinheiro total para o pagamento do imóvel à vista, pois a carta de crédito é um documento legal e tem total liquidez no mercado. Diante disso, o comprador também tem a opção de negociar descontos, o que torna a transação ainda mais interessante.

Investir em imóveis é uma alternativa de investimento muito mais lucrativa que outros fundos existentes no mercado, e com o consórcio não há risco algum, ou seja, você aplica de acordo com seu bolso e não depende de nenhuma variável para seu dinheiro render.

Quais são os cinco tipos de propriedades imobiliárias? 

Ter um bom conhecimento dos diferentes tipos de propriedades imobiliárias pode ajudá-lo a organizar sua lista de tarefas para iniciar o investimento imobiliário. Os cinco tipos de propriedades imobiliárias são residenciais, comerciais, industriais, de varejo e de uso misto. 

A modalidade de Consórcio de Imóvel envolve todo tipo de investimento, responsabilidades e plano de longo prazo. Então não perca mais tempo, chegou a hora de investir em imóveis aqui no UP! Simule em nosso site comprove e dê um UP no seu objetivo!